Uma erva muito perfumada e que vai bem com uma infinidade de pratos. Tem um aroma forte e agradável. Em italiano alecrim é “rosmarino”, que significa orvalho (ros) e mar (marinus); tem esse nome por crescer em solos secos de origem calcária e próximos do mar.
Esta erva é nativa do Mediterrâneo. Hoje, no entanto, é principalmente cultivada comercialmente na Espanha. Também é amplamente produzido em Portugal, na França e nos Estados Unidos.
É uma planta cultivada perto de apiários, pois sua flor é muito apreciada por abelhas e produz um mel de aroma diferenciado.
Onde usar o alecrim?
Alecrim pode ser utilizado nos mais diversos pratos, e é um tempero importantíssimo na culinária do Mediterrâneo, particularmente na culinária italiana.
Quando usadas em churrascos ou assadas com carnes ou legumes, as folhas do alecrim conferem um aroma de mostarda com uma fragrância adicional de madeira carbonizada que combina bem com alimentos grelhados.
Use o alecrim em todos estes pratos:
- Sopas
- Molhos: as folhas frescas ou secas de alecrim proporcionam um excelente sabor ao tomate assado e aos molhos de tomate
- Batata, beringela, abobrinha combinam bem com alecrim: aplique manteiga derretida e alecrim como molho para batatas cozidas no vapor ou para abóboras ou abobrinhas fritas ou grelhadas
- Pães: use alecrim em receitas de pães, ou alecrim e azeite como “dipping” (para molhar) para o pão fresco
- Queijos: alecrim combina com quase todos os tipos de queijo, sejam eles frescos ou maturados
- Carnes de todos os tipos, quando assadas: peixe, frango, porco, boi, carneiro.
- Use alho e alecrim combinados em marinadas
- Limão e alecrim para realçar peixes de sabor muito suave
- Jogue salpicado sobre o carvão para que o aroma espalhe pela carne de churrasco e pelo ambiente
- Também é recomendado um raminho na própria carne do churrasco
Receitas tradicionais que levam alecrim
- É uma das ervas principais que fazem parte das ervas de Provence
- Na Itália é usada em assados de vitela e cordeiro
- É ingrediente tradicional da focaccia; veja o vídeo com a preparação abaixo
- No norte da Europa é usada em salsichas
- Na Inglaterra é comumente usada na Shepherd’s pie, um empadão inglês de carne moída e purê de batata

Como comprar e utilizar o alecrim?
Melhor usar as folhas frescas, mas é uma erva que conserva bem seu aroma quando seco.
Pode ser conservado no freezer e assim manterá boa parte do seu aroma – é provavelmente a erva que melhor conserva seu sabor e aroma, mesmo depois de muito tempo. Para isso lave o alecrim, seque-o e coloque-o em um recipiente fechado. Depois de congelado, você pode retirar facilmente as folhas dos galhos e guardar as folhas para uso posterior em um recipiente menor.
Posso plantar alecrim em casa?
Sim, é uma planta ideal para o jardineiro principante, pois é muito tolerante às pragas e à seca. Também tem uma aparência muito agradável, e por isso é muito usada em paisagismo.
Seu plantio é muito simples: arranque um ramo novo de uma planta de alecrim, retire algumas folhas de sua base e plante diretamente na terra. Pode também ser plantado com sementes, mas neste caso a planta demora muito mais tempo para se desenvolver. Prefere solos secos, arenosos e drenados.
A planta deve receber pouca água, apenas quando o solo já estiver razoavelmente seco.
Benefícios do alecrim para a saúde
Vários sites na internet apontam para uma infinidade de benefícios do alecrim para a saúde. Tome cuidado com essas afirmações, não há estudos com evidências suficientes para comprovar a maioria dos benefícios do alecrim.
Alecrim é provavelmente seguro quando consumido em quantidades encontradas em alimentos. O alecrim é possivelmente seguro para a maioria das pessoas quando usado como medicamento quando tomado por via oral, aplicado na pele ou inalado como aromaterapia.
No entanto, o óleo não diluído é provavelmente não-seguro para tomar por via oral. Ingerir grandes quantidades de alecrim pode causar vômitos, sangramento uterino, irritação nos rins, aumento da sensibilidade ao sol, vermelhidão da pele e reações alérgicas.
- Algumas mulheres usam alecrim para aumentar o fluxo menstrual e causar abortos. Estudos apontam que tomar alecrim por via oral não parece causar um aborto.
- Declínio mental relacionado com a idade: Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar folhas de alecrim em pó pode melhorar a velocidade da memória em adultos saudáveis e idosos. No entanto, doses mais altas parecem piorar a memória.
- Perda de cabelo: Pesquisas iniciais mostram que a aplicação de óleo de alecrim com óleos de lavanda, tomilho e cedro no couro cabeludo melhora o crescimento do cabelo em algumas pessoas
- Calvície masculina: pesquisas iniciais sugerem que a aplicação de óleo de alecrim ao couro cabeludo é tão eficaz quanto o minoxidil para aumentar a contagem de cabelos em pessoas com calvície de padrão masculino.
- Stress: Algumas pesquisas iniciais sugerem que a aromaterapia com óleo de alecrim e lavanda pode reduzir a pulsação, mas não a pressão arterial, em algumas pessoas que fizeram os testes. Mas outra pesquisa mostra que a aplicação de óleo de alecrim ao pulso aumenta os sentimentos de ansiedade e tensão durante o teste.
- Desempenho mental: pesquisa iniciais mostram que a aromaterapia de alecrim pode melhorar a qualidade da lembrança da memória. Também parece aumentar o estado de alerta em adultos saudáveis.
- Queimadura de sol: Pesquisas iniciais sugerem que tomar um produto contendo extrato de alecrim e toranja (o produto NutroxSun da empresa Monteloeder) pode proteger contra queimaduras solares
- Artrite: pesquisas iniciais mostram que tomar um produto contendo alecrim, lúpulo e ácido oleanólico (NG440 ou Meta050) pode reduzir a dor associada à artrite.
Alecrim em outras línguas
Quer aprender mais sobre temperos?
- Veja nosso Guia de Temperos | Ervas, Especiarias, Sal & Pimenta
- Acesse nosso Curso de Gastronomia & Culinária Grátis