Páprica (ou “colorau” em Portugal) é um dos condimentos mais consumidos no mundo e sua popularidade vem crescendo nos últimos anos. A páprica é um condimento em pó vermelho feito a partir de frutos vermelhos secos das variedades maiores e mais doces da planta Capsicum annuum. É muito usada na culinária húngara (de onde vem seu nome) e na culinária espanhola, mas sua origem é o continente americano (México e América Central).
A páprica é sempre feita a partir de pimentas que são secas (às vezes, defumadas) e, em seguida, moídas até virar pó. Mas este processo, e o tipo de pimentão usado, podem variar enormemente. As varidades mais utilizadas de pimenta são a ñora (também chamada pimenta-de-bola, doce) e a paprika (picante).
Para produzir a páprica doce, boa parte das sementes do pimentão (ou pimenta) é retirada, enquanto na páprica picante quase todo o fruto é utilizado.
O vídeo a seguir mostra de forma simples todo o processo de plantio e fabricação da páprica espanhola. La Chinata é uma das principais marcas de páprica defumada da Espanha.
Páprica doce vs páprica picante
Por que algumas pápricas são picantes e outras não? Isso está relacionado às variadades utilizadas e ao modo de produção do condimento.
A páprica doce ou suave não contém capsaicina, que é o que dá aos pimentões o seu sabor picante. a razão para isto é que quando a variedade doce é produzida todas as sementes e membranas são removidas da pimenta. Para as páprica picante, algumas das sementes, a placenta e as glândulas (ou veias) de capsaicina são deixadas na pimenta quando são secas e moídas, o que lhes permite então ter o seu sabor picante.
Colorau e paprica são a mesma coisa?
Sim, se você mora em Portugal. Não, se você mora no Brasil.
Em Portugal, paprica (lá é sem acento) é também chamada de colorau ou pimentão doce.
Já no Brasil, páprica é páprica. Mas existe também o colorau (ou colorífico), que é feito da semente de urucum e não dá sabor à comida, apenas cor. Os ingredientes do colorífico Kitano são “fubá enriquecido com ferro e ácido fólico e suspensão oleosa de urucum”.
Onde usar a paprica?
Para colorir e temperar arroz, cozidos e sopas. É usada, por exemplo, para condimentar o caldo da paella.
Também é usada na coloração e tempero de queijos

Na preparação de salsichas e linguiças, como mostra o vídeo abaixo.
Uma das formas mais simples, tradicionais e deliciosas de utilizar páprica é no ovo frito. A receita do vídeo abaixo mostra como adicionar a páprica ao ovo frito: coloca-se sobre o ovo já no prato, e então esquenta-se a páprica com um pouco do azeite utilizado na fritura. Ao final, adiciona-se um pouco de vinagre.
Também é usada como enfeite de pratos
Receitas tradicionais com páprica
Na Hungria, é usado no preparo do goulash
Na Índia, costuma ser um dos ingredientes que dá a cor avermelhada ao tandoori chicken
É utilizada em vários pratos da culinária espanhola, como no pulpo a la gallega (polvo à moda galega)
A páprica picante (pimentón picante) é um dos ingredientes do molho utilizado nas patatas bravas (batatas bravas) espanholas.
É ingrediente do chorizo espanhol
Como comprar e como usar a páprica?
No Brasil você encontrará tanto a páprica doce quanto a páprica picante. Mas alguns fabricantes vendem a páprica doce e uma mistura de páprica doce com pimenta calabresa, simulando uma páprica picante (pimenta calabresa não é uma páprica legítima).

Mas atenção! A páprica doce não tem sabor adocicado, ela é apenas mais suave que a páprica picante. Vale a pena experimentar as duas para decidir qual é de sua preferência.
É comum encontrar também páprica importada, principalmente da Espanha. A páprica espanhola (pimentón) pode ser defumada (ahumada), o que lhe confere um sabor mais “rústico” (earthy, como os americanos gostam de dizer). A versão húngara tem um sabor mais forte que a espanhola.

O sabor da páprica é maximizado se você a esquentar gentilmente em óleo. Mas muito cuidado, pois a páprica tem um alto teor de açúcar e queimará se você exagerar no tempo no fogo.
Compre em pequenas quantidades e guarde longe do sol e exposição à luz, ou ela rapidamente perderá o sabor.
Posso plantar pimentas de páprica em casa?
Sim, você plantará a semente da pimenta.
Como toda pimenta, a pimenta da páprica gosta de calor. Deve ser regada regularmente e colhida depois que já estiver vermelha, o que deve demorar cerca de 3 meses.
A planta cresce mais em ambiente com alta luminosidade, sol direto. Em condições adequadas, a pimenteira produzirá bem por alguns anos.
Benefícios da páprica
Páprica é um tempero, portanto será consumida em pequenas quantidades.
Em uma porção típica de uma colher de chá (2 gramas), a páprica fornece 6 calorias e é rica em vitamina A (71% do valor diário, DV), moderada em vitamina B6 (14% DV) e vitamina E (10% DV), e não fornece outros nutrientes em conteúdo significativo
Páprica em outras línguas
Inglês: paprika
Francês: paprika
Espanhol: pimentón
Italiano: paprica, peperoncino rosso, paprika
Alemão: paprika
Húngaro: paprika