Couve-de-Bruxelas

Couve-de-Bruxelas é uma verdura pouco conhecida e utilizada no Brasil. O nome em português vem de sua semelhança com uma couve, só que em miniatura. Ela é muito popular na Bélgica, onde provavelmente foi originada e de onde vem o seu nome.

É da mesma família (brássicas) do repolho, da couve-flor, da couve e da mostarda. A couve-de-bruxelas é uma gema que nasce ao longo do talo da planta, na forma de pequenos repolhos com diâmetro entre 2,5 cm e 4 cm.

O que combina com a couve-de-bruxelas?

Couve-de-bruxelas é um acompanhamento que pode ser bem combinado com carne e arroz.

Com fettuccine

Com frango

Como preparar a couve-de-bruxelas?

Há várias formas de preparar a couve de Bruxelas: as mais comuns são: cozidas, no vapor, salteadas, grelhadas ou assadas.

Como é um vegetal bastante duro, é comum escolher unidades com tamanho similar para que todas as unidades cozinhem na mesma velocidade. Outra alternativa é fazer pequenos cortes na couve-de-buxelas para que o calor penetre em seu interior. Também é comum cortá-la ao meio antes de prepará-la.

Também é possível fazer pickles e sopas com a couve de Bruxelas.

Como temperar a couve-de-bruxelas?

Vários temperos combinam com a couve-de-bruxelas:

Queijo parmesão, manteiga

Aceto balsâmico, vinagre de sidra

Bacon, prosciutto (presunto de parma é um tipo de prosciutto)

Pistache, pinoles

Mostarda, açúcar mascavo, pimenta

Como comprar e armazenar a couve-de-bruxelas?

No Brasil, couve-de-bruxelas é encontrada fresca ou congelada. Em Portugal, é mais fácil encontrá-la congelada. A versão fresca é definitivamente mais gostosa, pois a couve-de-bruxelas congelada costuma ficar mole quando cozida.

Quando fresca, a couve de Bruxelas dura cerca de 2 a 3 semanas no refrigerador.

Para limpar a couve de Bruxelas, você deve retirar as folhas externas e uma parte do talo (não exagere para ela não desfolhar). Veja o vídeo abaixo para um pequeno tutorial

VÍDEOS COM RECEITAS DE COUVE DE BRUXELAS

Este vídeo mostra uma forma simples de preparar a couve de Bruxelas, deixando-a crocante por fora e macia por dentro. Depois de lavar e secar bem, a couve de Bruxelas é temperada com óleo de oliva, sal, pimenta e alho em pó. Coloque em uma forma com o lado cortada para baixo e leve ao forno (400 graus celsius) por 30 minutos. Depois de 15 minutos, chacoalhe um pouco a forma para que se soltem, sem virá-las.

Couve-de-bruxelas em outras línguas

  • Inglês: brussel sprout
  • Francês: choux de Bruxelles
  • Espanhol: col de Bruselas
  • Italiano: cavoletti di Bruxelles
  • Alemão: rosenkohl