A couve de Bruxelas é uma verdura pouco conhecida e utilizada no Brasil. Uma pena, pois é deliciosa. O nome em português vem de sua semelhança com uma couve, só que em miniatura. Ela é muito popular na Bélgica, onde provavelmente foi originada e de onde vem o seu nome.
É da mesma família do repolho. Você provavelmente nunca viu a couve de Bruxelas plantada. Ela nasce ao longo do talo da planta.
O QUE COMBINA COM A COUVE DE BRUXELAS?
Difícil achar algo que não vá bem com couve de Bruxelas.
Você pode combiná-la com carne e arroz
Com fettuccine
Com frango
COMO PREPARAR A COUVE DE BRUXELAS?
Há várias formas de preparar a couve de Bruxelas: as mais comuns são: cozidas, no vapor, salteadas, grelhadas ou assadas.
Como é um vegetal bastante duro, é comum escolher unidades com tamanho similar para que todas as couves cozinhem na mesma velocidade. Outra alternativa é fazer pequenos cortes na couve para que o calor penetre em seu interior. Também é comum cortá-la ao meio antes de prepará-la.
Também é possível fazer pickles e sopas com a couve de Bruxelas.
COMO TEMPERAR A COUVE DE BRUXELAS?
Vários temperos combinam com a couve de Bruxelas:
Queijo parmesão, manteiga
Aceto balsâmico, vinagre de sidra
Bacon, prosciutto (presunto de parma é um tipo de prosciutto)
Pistache, pinoles
Mostarda, açúcar mascavo, pimenta
COMO COMPRAR E ARMAZENAR A COUVE DE BRUXELAS?
A maior parte do mundo compra couve de Bruxelas congelada, mas não é fácil achá-la assim no Brasil. Depois de colhida, a couve de Bruxelas dura cerca de 2 a 3 semanas no refrigerador.
Para limpar a couve de Bruxelas, você deve retirar as folhas externas e uma parte do talo (não exagere para ela não desfolhar). Veja o vídeo abaixo para um pequeno tutorial
httpv://www.youtube.com/watch?v=fz4-w8jx1J8
VÍDEOS COM RECEITAS DE COUVE DE BRUXELAS
Este vídeo mostra uma forma simples de preparar a couve de Bruxelas, deixando-a crocante por fora e macia por dentro. Depois de lavar e secar bem, a couve de Bruxelas é temperada com óleo de oliva, sal, pimenta e alho em pó. Coloque em uma forma com o lado cortada para baixo e leve ao forno (400 graus celsius) por 30 minutos. Depois de 15 minutos, chacoalhe um pouco a forma para que se soltem, sem virá-las.
httpv://www.youtube.com/watch?v=ceCYqa8u_rU
Este vídeo é fantástico. Paul Stanley, vocalista do Kiss, prepara couve de Bruxelas com prosciutto (presunto de parma), aceto balsâmico, cerejas secas e queijo parmesão. Antes de colocar a vouve de Bruxelas na frigideira, ele as cozinhou em água (ou no vapor) para ficarem mais macias.
httpv://www.youtube.com/watch?v=w_walGUl_1Y
COUVE DE BRUXELAS EM OUTRAS LÍNGUAS
Inglês: brussel sprout
Francês: choux de Bruxelles
Espanhol: col de Bruselas
Italiano: cavoletti di Bruxelles
Alemão: rosenkohl