Steak de couve-flor: o bife vegetariano

Couve-flor, pra muita gente, sempre foi considerada um alimento meio sem-graça – a prima pobre do brócolis, nem sequer cor a couve-flor tem. Eu, pelo menos, nunca imaginei que alguém seria genial o suficiente para criar um prato com couve-flor que fosse se tornar um tremendo sucesso. Mas para minha surpresa, estava errado.

Eis que surge o steak de couve-flor. Pouco conhecido no Brasil, esse steak é um tremendo sucesso como alternativa vegetariana em restaurantes americanos.

A couve-flor tem um ponto fraco que se torna seu ponto forte: ela tem um sabor pouco marcante, o que não a faz uma comida apetitosa por si só, mas por outro lado permite que os temperos se sobressaiam.

RECEITA DO STEAK DE COUVE-FLOR (CAULIFLOWER STEAK)

Você precisará de uma couve-flor inteira. Cuidado na hora de limpar, o centro da couve-flor deve ficar intacto para que ela não desmanche na hora de cortar os steaks.

Neste vídeo você verá como é simples preparar. Corte a couve-flor em fatias de cerca de 2 a 3 centímetros. Coloque em uma frigideira com óleo de oliva e alho a gosto. Deixe dourar em ambos os lados. Sugestão: sirva com cogumelos e queijo parmesão, ou com pimenta (steak au poivre).

httpv://www.youtube.com/watch?v=xfviF7q4bLI

Steak de couve-flor com cogumelos e parmesão
Steak de couve-flor com cogumelos e parmesão