Você acha que a manteiga e o queijo cheddar nascem amarelinhos? Não! É tudo culpa do urucum!
Se você já usou colorau para dar cor a um prato, então você já usou urucum em sua cozinha. Na verdade urucum é um “tempero que não tempera”. Seu sabor é muito suave, o que não atrapalha os outros ingredientes do prato. Por outro lado, sua cor avermelhada torna vários pratos muito mais atraentes, como é o caso do moqueca capixaba.
ONDE O URUCUM VAI BEM?
Urucum não é conhecido por dar sabor aos alimentos. Mas é encontrado como colorante em diversos produtos.
Dá cor a diversos queijos, como o cheddar
É o responsável pelo amarelo da manteiga (abaixo foto da lata da manteiga Aviação)
É usado para colorir o arroz, frango, farofa, etc
RECEITAS CLÁSSICAS COM URUCUM
A moqueca capixaba usa urucum e tomate para adquirir a coloração avermelhada. A moqueca baiana, por sua vez, adquire sua coloração do óleo de dendê (óleo de palma).
Colorau ou colorífico, muito usado para dar cor a diversos pratos (arroz, frango, etc) é composto de sementes de urucum e fubá.
Atenção: Em Portugal, paprica (lá é sem acento) é também chamada de colorau ou pimentão doce. Veja nosso artigo sobre a páprica.
COMO COMPRAR E USAR O URUCUM
A forma mais fácil de usar o urucum é comprando o colorau. Algumas pessoas acham que o colorau altera o sabor do prato (ele contém fubá na fórmula), e a alternativa é comprar as sementes do urucum, inteiras ou moídas.
POSSO PLANTAR O URUCUM EM CASA?
Urucum é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, uma pequena árvore de aspecto muito agradável. É típica de climas equatoriais e tropicais. Se adapta muito bem a qualquer terreno, só não suporta climas frios e geadas.
URUCUM EM OUTRAS LÍNGUAS
- Inglês: Annatto
- Francês: Rocou
- Espanhol: Achiote
- Italiano: Annatto
- Alemão: Annatto