Flor de sal | Temperos e Condimentos

O que é a flor de sal?

Flor de sal são cristais de sal que se formam como uma crosta fina e delicada na superfície da água do mar, quando esta evapora. É usada na finalização de pratos salgados e doces, para dar sabor e enfeitar os alimentos. O nome flor de sal vem do formato dos seus cristais de sal, similares a flores.

Para que haja a formação da flor de sal, a temperatura e radiação solares devem ser elevadas e ao mesmo tempo é necessário que haja um vento suave.

Como a coleta é totalmente manual e sua produção é uma pequena fração da produção total de sal, seu preço é muito mais alto.

A França é conhecida por sua “fleur de sel”, mas Portugal é também um dos maiores produtores de flor de sal de qualidade, e o vídeo abaixo dá uma ótima ideia de como é o processo de produção da flor de sal. No início do vídeo mostra-se como se produz o sal grosso, e na parte final como se produz a flor de sal.

YouTube player

Quando usar a flor de sal? E quando não usar a flor de sal?

Lembre-se disso: a composição química de quase todos os sais usados na cozinha é muito similar. Muito mesmo. Mesmo o sal iodado tem uma quantidade ínfima de iodo, o que não altera seu sabor.

E como isso afeta minha decisão de usar a flor de sal? Você não deve comprar e usar flor de sal pelo seu sabor, você deve utilizá-la pela sua beleza, crocância e pela forma que derrete na boca. Portanto a flor de sal não deve ser utilizada em pratos onde ela será dissolvida e perderá sua crocância. Nesses casos é melhor usar o sal mais barato que você puder usar. O gosto será o mesmo.

Resumindo: a flor de sal é um sal para finalizar um prato. Use em saladas, peixes, carnes, vegetais. Melhor ainda, use em doces. Como escrevemos no artigo “Sal é amigo do amargo, do doce e do azedo“, o sal possui o poder de realçar o gosto de alimentos doces. Quer entender isso melhor? compre este chocolate:

lindt fleur de sel

Minha esposa diz: “Caramelo e flor de sal são uma das combinações mais gostosas que eu já comi”. E é verdade.

Exemplos de pratos que se beneficiam da flor de sal

  • Edamame (soja)
  • Cheesecake clássico com cobertura de caramelo (ou qualquer doce com caramelo)
  • Doces com chocolate
  • Vegetais grelhados, tais como o aspargo e a couve de bruxelas
  • Saladas
  • Carnes (colocar ao servir)
  • Ovos

Onde comprar flor de sal?

Em Portugal, por ser um dos principais produtores de flor de sal, é muito fácil encontrá-la em qualquer supermercado. O preço varia entre 2 e 4 euros por um pote com 150 a 200 gramas de flor de sal. Há muita variedades, algumas temperadas com ervas ou com vinho do porto.

No Brasil também é possível encontrar flor de sal nas grandes redes de supermercados. Mas cuidado ao escolher o produto. Todo o sal produzido e comercializado no Brasil deve ser iodado, o que descaracteriza o produto artesanal flor de sal mas não altera significativamente o sabor. Algumas marcas vem flor de sal com moedor, o que também não faz muito sentido, já que a flor de sal legítima é composta de pequenos flocos que devem ser utilizados inteiros. Desconfie do produto. A flor de sal custa cerca de R$ 15,00 o pote com 65g do produto no Brasil. Produgos com preço muito mais baixo provavlemente não são a flor de sal original.

  • Cimsal: grande produtor brasileiro de sal
  • Organomix: vende flor de sal de Guérande (França)

Flor de sal ou flor do sal?

Inacreditavelmente, existe uma grande diferença entre a “flor de sal” e a “flor do sal” no Brasil. Algumas marcas de temperos e condimentos, tais como a Cia das Ervas e a Bombay, vendem um produto chamado “flor do sal”. Este produto não é feito seguindo o processo de produção artesanal francês. O produto é muito mais barato, o que indica que na verdade é feito através de um processo industrial de secagem e moagem do sal grosso. Apresenta também menos umidade do que a flor de sal tradicional e artesanal.

Substitutos para a flor de sal

Sal kosher é o melhor substituto para a flor de sal, e é muito mais barato. Seus grãos de sal não dissolvem tão rapidamente quanto a flor de sal, mas ambos podem ser utilizados na finalização de pratos. Use a mesma quantidade de sal kosher que você usaria de flor de sal em sua receita. (leia mais sobre o sal kosher)

Sel gris (sal cinza) é outra possível opção para substituir a flor de sal. Mas é mais caro e mais difícil de encontrar.

Sal rosa do Himalaia é um sal extraído das minas de sal Khewra no Paquistão. Este sal é rosa devido ao seu conteúdo mineral. A cor rosa cria um visual atraente para saladas, bifes e frutos do mar. (leia mais sobre o sal rosa do Himalaia)

Você também pode utilizar um moedor com sal grosso para obter um grão de sal com tamanho similar à flor de sal. A principal desvantagem é que o moedor normalmente produzirá grãos de variados tamanhos, alguns parecendo uma poeira de sal, que podem gerar um efeito indesejável, principalmente na finalização de doces escuros, como o chocolate.

flor de sal e sal grosso
Flor de sal portuguesa Casa Pontinha (esq) x sal marinho moído (dir)

Como pronunciar fleur de sel (francês)?

Aprenda mais sobre sal e outros temperos