Molho de tomate com tomate em lata é um molho de tomate realizado com tomates enlatados. Este tomates são a melhor opção quando os tomates frescos não estão no auge da safra que ocorre durante o verão e no começo do outono.
Tipos de tomate em lata
Embora a composição básica do tomate em lata não altere muito: tomate pelado, sal, ácido cítrico – usado como conservante, cloreto de cálcio – adicionado em algumas marcas e tipos com o objetivo de manter a consistência firme, o Cozinha Técnica recomenda que você verifique a lista de ingredientes do tomate em lata que utilizar na preparação da sua receita.
Tomate inteiro em lata
É o tomate pelado inteiro, pré-cozido e embalado em suco de tomate ou purê. É a opção mais versátil e você pode transformá-lo em pedaços grandes, picá-los, colocá-los no liquidificador para preparar polpa e cozinhá-los para preparar purê, molho, etc.
É possível obter um molho de tomate mais cremoso com esta versão, pois a área de superfície em contato com o cloreto de cálcio (quando adicionado) é menor.
Tomate pelado em cubos
É o tomate pelado cortado em cubos, pré-cozido e embalado com suco ou purê de tomate.
É uma boa opção para o molho de tomate pedaçudo, pois a área de contato com o cloreto de cálcio é maior o que mantém o tomate mais firme, mesmo após o cozimento.
Polpa de tomate
O tomate pelado é batido num liquidificador ou processador. Há uma grande variação na textura que pode ser mais líquida ou com mais pedaços.
Extrato de tomate
É a polpa de tomate cozida lentamente. Sua coloração é mais escura, pois é a forma mais concentrada. Em média, possui um quinto do teor de água dos tomates frescos.
É uma ótima opção para engrossar ligeiramente um molho.
Receita de molho de tomate com tomate em lata

Molho de tomate com tomate em lata
Equipamento
- Panela média
Ingredientes
- 400 g de tomate pelado em lata (1 lata)
- 340 g de tomate pelado em lata (1 lata)
- 26 g azeite de oliva ( 30 ml | 2 colheres de sopa)
- 80 g de cebola (1 cebola pequena)
- 6 g dentes de alho (2 dentes)
- 5 g de manjericão (1 ramo)
- de pimenta-preta/pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
Instruções de Preparo
- Prepare o refogado: Coloque o azeite e a cebola picada numa panela preaquecida. Este procedimento preserva o sabor e o aroma do azeite de oliva. Refogue a cebola até que fique translúcida.
- Adicione o alho: Quando a cebola começar a ficar translúcida, adicione o alho que pode ser picado, fatiado ou esmagado. Você pode controlar o sabor pungente do alho pelo seu formato.
- Adicione o tomate em lata: Coloque o tomate inteiro e a polpa de tomate no refogado de alho e cebola e cozinhe em fogo médio. O tempo de cocção é determinado pela acidez do tomate, entre 25 minutos a 40 minutos.
Video
Como é produzido o tomate em lata
A colheita é realizada mecanicamente e a própria colheitadeira faz separação dos tomates vermelhos, tomates verdes e cabos. Os tomates vermelhos são colocados num caminhão de transporte e levados à fábrica de tomates em lata.
Os tomates são lavados e selecionados, somente os tomates grandes e maduros são utilizados. Os demais são utilizados para fabricação e suco.
A pele do tomate é retirada mecanicamente por discos de borracha rotativos e spray de água. Em seguida, os tomates são lavados novamente e cortados. Uma nova seleção manual é realizada para retirada dos pedaços de tomate que não estão totalmente vermelhos.
Em seguida, os tomates cortados são inseridos nas latas, juntamente com o suco de tomate e temperos (quando adicionados). A embalagem é selada e os tomates são pré-cozidos para esterilização.
Por fim, as latas são enviadas para colocação dos rótulos e informações nutricionais.
https://www.youtube.com/watch?v=Rhu21aNUlxQ