O molho de tomate na panela de pressão tem a doçura e a boa consistência que só seriam obtidos por um cozimento longo, mas um molho elaborado por um cozimento longo pode levar 6 horas de preparo, dependendo da quantidade e do forno.
Receita de molho de tomate na panela de pressão
- 2 latas de tomate inteiro tipo italiano (San Marzano, se possível);
- 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 cenoura pequena inteira;
- 1 cebola pequena inteira;
- 1 ramo de manjericão fresco;
- Pimenta do reino (opcional);
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Coloque o azeite e o alho picado na panela de pressão preaquecida e refogue até que o alho esteja dourado claro. Este procedimento preserva o sabor e o aroma do azeite de oliva.
Em seguida, adicione a cebola inteira, a cenoura inteira, o manjericão e os tomates com o suco. Amasse os tomates com um garfo, feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 45 minutos.
Após o cozimento, abra a panela de pressão e retire o manjericão, a cenoura e a cebola e adicione pimenta do reino e sal a gosto.
Você pode reservar um pouquinho (1 colher de sopa) de tomate para adicionar no final. Este método adiciona um pouco de frescor no molho.
Por que funciona?
- A panela de pressão permite que os líquidos fiquem quentes o suficiente para ocorrer a reação de Maillard. Esta reação é a responsável pelo aspecto dourado dos alimentos assados.
- A cebola inteira e a cenoura reduzem a acidez do molho de tomate, adicionando uma doçura natural, sem sabores extras.
- Utilização do tomate italiano, se possível San Marzano. Estes tomates possuem mais polpa e menos líquido, pois na panela de pressão não há redução de líquido. Veja a comparação entre os tomates no nosso post sobre molho de tomate fresco.