Farinha de amêndoa (em inglês: almond flour e em francês: farine d’amande) é produzida a partir da moagem de amêndoas sem pele. Seu sabor é adocicado e sua textura variada, podendo ser granulada ou tão fina como farinha de trigo.
Esta farinha não contém glúten, por isso é uma excelente opção para as pessoas celíacas ou pessoas com intolerância ao glúten. Além disso, é uma farinha de baixo carboidrato, como a farinha de coco. Por isso, é muito utilizada em dietas restritiva de grãos, como as dietas paleo e cetogênica.
Farinha da marca portuguesa Cem por Cento e da marca brasileira Nutrisanti
Como preparar a farinha de amêndoa em casa

Farinha de amêndoa
Equipamento
- Assadeira retangular com 20 cm x 30 cm
- Balança de cozinha
- Processador de alimentos ou liquidificador potente
- Peneira
- Tigela média
- Panela média
- Escorredor
Ingredientes
- 250 g de amêndoas cruas
Instruções de Preparo
- Retire a casca das amêndoas: Coloque água numa panela média e leve ao fogo. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e adicione as amêndoas com pele por 30 segundos. Escorra as amêndoas e lave-as em água fria. A pele das amêndoas inflam e soltam-se do miolo claro, sendo possível retirá-las facilmente com as mãos.
- Seque as amêndoas: Coloque as amêndoas sem casca em uma assadeira grande para secar no forno preaquecido a 50°C.
- Moa as amêndoas: Espere as amêndoas esfriarem e coloque-as no multiprocessador ou liquidificador. Bata até que se forme uma farinha fina. É importante não processar demais, pois as amêndoas começarão a liberar o óleo e se transformarão em manteiga de amêndoa.
- Peneire a farinha de amêndoa: Peneire a farinha de amêndoa numa tigela e moa novamente a farinha que ficou retida na peneira.
- Armazene a farinha de amêndoa: A farinha de amêndoa é oleosa, o que a torna mais propensa a oxidação e ranço, por isso guarde-a num recipiente hermético na geladeira por até seis meses ou no freezer por até 12 meses.
Video
IMPORTANTE
Como substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoa
A farinha de amêndoa não é um substituto direto para a farinha de trigo, pois não possui glúten. É necessário adicionar outro ingrediente que construa estrutura na massa, como: farinha trigo, farinha de araruta, farinha de arroz, ovos, etc.
Receitas com farinha de amêndoa
Macaron
Macaron é uma receita francesa que consiste em dois discos preparados com merengue, farinha de amêndoa e corante, recheados com creme de manteiga (em francês: la crème au beurre e em inglês: buttercream) ou geléia ou ganache de chocolate.
Embora a receita de macaron simples e sem recheio exista na Itália desde o século VIII, a receita de macaron recheado, chamada de macaron parisiense, foi criada no século XX por Pierre Desfontaines, da pâtisserie Ladurée.
Financier
Financier é um pequeno bolo elaborado com claras de ovos, farinha de amêndoa, farinha de trigo, açúcar e beurre noisette.
A receita francesa, originalmente em formato redondo, foi criada no século XVII pelas freiras da ordem Visitandines, em Lorraine, na França. No século XIX, a receita ganhou o formato de uma barra de ouro e tornou-se popular no distrito financeiro de Paris, ao redor da bolsa de valores, pois o bolo podia ser facilmente armazenado no bolso por longos períodos sem ser danificado.
Galette des rois | Bolo de reis
Galette des rois (em português: Bolo de reis) é uma receita preparada com massa folhada e recheada com frangipane – creme preparado com farinha de amêndoa, manteiga, açúcar e ovos.
Esta receita é consumida no dia 6 de janeiro na França, Bélgica Suíça, Luxemburgo e na região de Quebec, no Canadá.
Bostok | brioche com amêndoas
Bostok é uma receita francesa preparada com pão brioche amanhecido e uma cobertura cremosa de frangipane e amêndoas fatiadas.
Rüblitorte | Bolo de cenoura suíço
Rüblitorte é uma receita suíça de bolo de cenoura com farinha de amêndoa coberta com glacê real. Esta receita é muito popular em celebrações de aniversários infantis e na Páscoa.
Torta caprese
A torta caprese é uma receita de bolo de chocolate com farinha de amêndoa que é tradicional da Ilha de Capri, na Itália.
Quer aprender mais sobre farinhas?
- Conheça os tipos de farinha de arroz
- Conheça a farinha de trigo sarraceno
- Conheça os tipos de farinha de trigo
- Conheça os tipos de farinha de milho
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!