O mercado brasileiro ainda dispõe de poucos tipos de creme de leite que são classificados de acordo com a quantidade de gordura e tipo de tratamento térmico que lhe é conferido.
Creme de leite é aquela porção de leite enriquecida em gordura que sobe ou é forçada a subir por centrifugação até a superfície do leite. O teor de gordura do creme de leite denota sua estabilidade so ser batido e aquecido.
Tipos de creme de leite | Tipos de natas
Caso você não consiga encontrar um creme de leite especifico, por segurança é melhor escolher um creme de leite com a mesma porcentagem de gordura ou acima.
Creme de leite leve ou light | Nata leve
O creme de leite leve ou light | nata leve é uma mistura de leite integral com creme de leite pasteurizado, na qual são adicionados espessantes e estabilizantes. Os estabilizantes aumentam a durabilidade do produto e os espessantes são utilizados para criar uma consistência cremosa semelhante à consistência do creme de leite puro. Os espessantes mais utilizados são amido, goma xantana e carragena que é extraída de algas.
O teor de gordura do creme de leite leve é mais baixo, variando entre 10% a 19,9%. A baixa porcentagem de gordura e a adição de espessantes, impossibilitam a utilização do creme de leite leve ou nata leve para fazer creme chantilly. Além disso, ele não é um produto adequado em receitas que sejam submetidas à calor intenso.
Este produto é encontrado na versão regular em latas de alumínio ou em caixinha tetrapack, pois foram pasteurizadas pelo método UHT, ultra high temperature (temperatura ultra-elevada).
O half and half cream americano com teor 10,5 a 18% é semelhante ao creme de leite leve. Na França, o produto semelhante é o crème entière légère que possui entre 12% a 21% de gordura.
Creme de leite tradicional | Nata tradicional
O creme de leite tradicional | nata tradicional é uma mistura de creme de leite pasteurizado e estabilizantes para aumentar a durabilidade do produto. Algumas marcas utilizam também, espessantes como amido, goma xantana e carregena.
O teor de gordura do creme de leite tradicional varia de 20% e 49,9%. Os produtos com baixa porcentagem de gordura e a adição de espessantes, impossibilitam a utilização do creme de leite tradicional ou nata tradicional para fazer creme chantilly e preparações submetidas à calor intenso.
Este produto é encontrado na versão regular em latas de alumínio ou em caixinha tetrapack, pois foram pasteurizadas pelo método UHT, ultra high temperature (temperatura ultra-elevada).
O single cream ou light cream americanos possuim teor de gordura entre 20% a 30% e são semelhantes ao creme de leite tradicional. O light cream é usado da mesma maneira que half and half cream. Na França, o produto semelhante é o crème entière que possui entre 22% a 40% de gordura.
Creme de leite sem lactose | nata 0% lactose
O creme de leite sem lactose | nata o% lactose é um produto semelhante ao creme de leite leve ou tradicional, no qual foi adicionado a enzima lactase. A deficiência na produção desta enzima é a principal causa da intolerância à lactose, pois ela é responsável pela hidrólise da lactose, ou seja, a quebra da lactose.
Creme de leite fresco | Nata fresca
O creme de leite fresco | nata fresca é o creme de leite puro preparado pela separação entre a camada de gordura que se acumula na superfície superior do leite não homogeneizado, durante o processo de centrifugação. Este creme é pasteurizado e não contém espessantes ou estabilizantes.
O teor de gordura do creme de leite fresco ou nata fresca varia entre 30% e 49,9%. Este creme possui menos soro e gordura suficiente para ser aquecido e para a preparação do chantilly.
Este produto é encontrado somente em embalagens plásticas que precisam ser refrigeradas. A durabilidade da embalagem lacrada não supera 15 dias, após a abertura tem durabilidade de apenas 2 ou 3 dias, dependendo do fabricante.
O light whipping cream com 30% a 36% de gordura e heavy whipping cream com 38% de gordura são semelhantes ao creme de leite fresco ou nata fresca. Na França, o produto semelhante é o crème fleurette ou crème fraîche liquide que possui entre 30% a 40% de gordura.
Creme de leite duplo | Double cream
O creme de leite duplo (em inglês: double cream e em francês: double crème) é preparado da mesma maneira que o creme de leite fresco, mas seu teor de gordura varia entre 30% e 55%. Devido ao alto teor de gordura sua aparência é levemente amarelada.
Este creme possui gordura suficiente para ser aquecido, mas não é adequado para a preparação do chantilly, pois ficará excessivamente espesso.
Este produto é encontrado somente em embalagens plásticas que precisam ser refrigeradas, pois não contém estabilizantes. A durabilidade da embalagem lacrada não supera 15 dias, após a abertura tem durabilidade de apenas 2 ou 3 dias, dependendo do fabricante.

No Brasil, há um creme de leite pasteurizado, denominado Nata, com teor de gordura de 40% a 45% e textura mais firme, pois é espessado com carragena. Este produto é tradicionalmente consumido no sul do Brasil e pode substituir o double cream em algumas preparações.
Clotted cream

O clotted cream (creme coagulado) é produzido aquecendo indiretamente o leite de vaca integral com vapor ou banho-maria. Em seguida, o leite é resfriado lentamente e durante este processo forma-se uma camada espessa de gordura na superfície do leite. Esta gordura é utilizada para produzir o clotted cream. Não contém espessantes ou estabilizantes.
O teor de gordura do clotted cream pode chegar a 60%, por isso a sua coloração é amarelada, semelhante à manteiga amolecida. Este creme é utilizado para acompanhar morango frescos e pães, principalmente tipo scones. Scone é um bolinho assado, geralmente feito de trigo ou farinha de aveia.

Nata ácida | Sour cream
Nata ácida (em inglês: sour cream e em francês: crème acidulée) é um creme que ficou ácido devido à fermentação bacteriana láctica. O sour cream tem um teor de gordura de cerca de 20% e pode incluir ingredientes como gelatina, renina e enzimas vegetais para estabilizá-lo e torná-lo mais espesso.
Este creme adiciona sabor picante e riqueza às preparações, por isso é muito utilizado como molho para vegetais e carnes ou guarnição de sopas. Ele também é muito utilizado em receitas de bolo, cookies e biscoitos. Mas, como possui baixa quantidade de gordura, deve ser utilizado com cautela ou substituído pelo crème fraîche épaisse em receitas com cozimento longo ou alta temperatura, como o cheesecake clássico.
A empresa Balkis produzia a nata ácida | sour cream no Brasil, atualmente a única possibilidade é produzí-lo em casa.

Crème fraîche épaisse
O crème fraîche épaisse (creme fresco espesso) é um creme de leite francês produzido com leite cru ou pasteurizado, no qual foram adicionadas uma cultura de bactérias. Devido à fermentação bacteriana, sua textura é espessa e muito cremosa e seu sabor é levemente ácido. Este creme não contém espessantes.
O teor de gordura do crème fraîche épaisse varia entre 30% e 48%, por isso este creme pode ser utilizado em molhos, sopas e preparações que são submetidas ao calor sem medo. Também, é um ótimo creme para a preparação de molhos para saladas.
A região da Normandia, na França, é famosa pela produção do Crème d’Isigny, um crème fraìche épaisse com denominação de origem protegida – DOP. Este creme é preparado com leite cru e passa por uma fase de maturação lenta de 16-18 horas para que as bactérias que naturalmente estão no leite possam fermentar. Este processo desenvolve um sabor suave, bem equilibrado, levemente ácido e uma cor amarelo pálido. O teor de gordura do Crème d’Isigny é de 40%.

O que é pasteurização?
Processo que submete o leite a um nível de aquecimento onde todos os microrganismos patogênicos presentes sejam destruídos. É importante que este processo não cause alterações físico-químicas e organolépticas e, também, não deve alterar o valor nutritivo do produto.
Pasteurização lenta: também conhecida como LTLT – Low Temperature Long Time (temperatura baixa tempo longo) a temperatura chega a 63°C por um tempo de 30 minutos.
Pasteurização rápida: este processo recebe também o nome de HTST – High Temperature and Short Time (alta temperatura e curto tempo) a temperatura chega a 72°C por um tempo de 15 segundos.
Pasteurização muito rápida: recebe também o nome de UHT – Ultra High Temperature (temperatura ultra-elevada), onde a temperatura varia de 130°C e 150°C, por um período de três a cinco segundos.
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Veja como usar o buttermilk ou leitelho
- Aprenda como preparar o chantilly
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria