O doce de leite é uma sobremesa preparada com leite, açúcar e baunilha, cozida em baixa temperatura. As características deste doce variam bastante dependendo do país ou produtor: a consistência pode ser firme, pastosa ou líquida e a coloração pode variar do bege ao marrom escuro.
Há muitas lendas, histórias e disputas sobre a origem da receita. Mas, segundo o historiador argentino Daniel Balmaceda, ele nasceu no sul da Ásia. Foram os espanhóis que o levaram para a América, após a conquista das Filipinas no século XVI. De qualquer maneira, o doce de leite é uma tradição latino-americana.
A mesma receita possui diversos nomes. Chama-se dulce de leche na Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana e Equador. Na Colômbia, Venezuela e Guatemala chama-se arequipe. No Chile chama-se manjar e no Peru, manjar blanco. No México, a receita é preparada com leite de cabra e chama-se cajeta. Por fim, a receita também é tradicional na região da Normandia na França, onde chama-se confiture de lait.
Em 2003, a Argentina tentou declará-lo como patrimônio cultural argentino perante a UNESCO, sem sucesso, já que o Uruguai contestou o pedido juntamente com Chile e França.
Qual é o melhor leite para o preparo de doce ?
O leite ultra-pasteurizado integral é o melhor para elaboração do doce de leite. O processo UHT esteriliza os alimentos líquidos. Esta esterilização altera a estrutura proteica do leite, prevenindo a coagulação. Além disso, a gordura do leite integral permite que o leite seja mais estável no processo de cozimento.

Doce de leite
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Panela pequena/média com capacidade de 2 litros (20 cm de diâmetro) e fundo reforçado
- Termômetro (opcional, mas recomendado)
Ingredientes
- 1 litro de leite integral/gordo (4 xícaras)
- 250 g de açúcar branco (1 1/3 xícaras)
- 50 g de creme de leite fresco/nata fresca (1/4 xícara)
- 3 g bicarbonato de sódio (1/2 colher de chá)
- 1 de extrato ou sementes de 1 fava de baunilha
Instruções de Preparo
- Prepare a baunilha: Divida a fava de baunilha (se utilizar) com uma faca e raspe as sementes com a parte plana da lâmina. Reserve sementes para outra receita
- Combine os ingredientes: Numa panela grande, adicione a vagem da baunilha, leite, açúcar e bicarbonato de sódio. Aqueça a mistura em fogo médio, mantenha a temperatura em torno de 99°C. Mexa ocasionalmente com uma espátula resistente ao calor, até que o açúcar se dissolva.
- Cozinhe a mistura: Mantenha a mistura em fogo baixo por 1h 40m a 2h. O tempo de preparação pode variar dependendo do fogão utilizado.
- Retire a espuma: Retire a espuma que se forma na parte superior da mistura.
- Finalize a preparação: Retire o doce do fogo e coloque num recipiente de vidro para esfriar. Após o resfriamento, coloque na geladeira. Duração aproximada de 3 meses na geladeira.
Video
Por que adicionar bicarbonato de sódio?
O bicarbonato de sódio é adicionado como alcalinizante, ou seja, ele eleva o pH da receita. O leite é naturalmente ácido (pH 6.6). Quando cozinhamos o doce, a água presente no leite evapora e há uma concentração do ácido. Esta concentração do ácido coagula as proteínas do leite (caseína), formando grumos.

Acelerador da reação de Maillard: A reação de Maillard é influenciada pelo aumento da temperatura, tempo e pH. O bicarbonato de sódio eleva o pH da mistura e acelera a reação.

Qual a diferença entre o doce de leite e o creme de caramelo?
Embora o sabor do doce de leite seja semelhante ao creme de caramelo, durante a preparação destas receitas ocorrem reações de escurecimento não enzimático distintas: a caramelização e a reação de Maillard.
Os dois processos são frequentemente confundidos entre si, pois produzem uma cor mais escura e um sabor mais complexo em alguns alimentos. No doce de leite, a reação de Maillard ocorre entre a lactose (açúcar) e alguns aminoácidos (proteínas), especialmente lisina.
A reação de Maillard é um conjunto de pequenas reações químicas simultâneas que ocorrem quando proteínas e carboidratos (açúcar livre ou conectado à um amido) são transformados pelo calor, gerando sabores complexos e uma coloração amarronzada. A reação de Maillard começa a ser perceptível à uma temperatura de 50°C.
A caramelização é a reação química que ocorre quando o açúcar é aquecido ao ponto que suas moléculas rompem. O calor transforma o açúcar em centenas de moléculas diferentes que geram um sabor complexo e uma cor amarronzada. O açúcar de mesa (sacarose) carameliza à uma temperatura de 170°C, a glucose carameliza à 150°C e a frutose carameliza a 105°C.
Receitas com doce de leite
Este é o doce mais popular da Argentina e do Uruguai, onde é consumido no café da manhã com torradas. É também o ingrediente principal de muitos bolos, tortas e doces típicos.
- Alfajor
- Flan com doce de leite
- Churros
- Panqueca
- Bem-casado
- Tabletón
- Mil folhas
- Cheesecake
- Os melhores marcas de doces prontos
No Brasil, os melhores doces são eleitos pelo concurso Nacional de Produtos Lácteos que ocorre no mês de julho. Abaixo, segue a lista dos melhores doces de leite eleitos em 2017:
- Marca Gardingo
- Marca Vimilk
- Marca Viçosa – Fundação Arthur Bernardes
Na Argentina,o jornal La Nación pediu para alguns chefs de cozinha elegerem os melhores doces de leite. Os oitos produtos eleitos estão abaixo. Para nossa surpresa, há duas marcas uruguaias.
Marca Lapataia, Uruguai
Marca La Serenísima Estilo Colonial

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Veja quais são os tipos de buttercream
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria