Feta | Queijos

O feta é, sem dúvida, um dos queijos gregos mais famosos. De fato, o Feta ocupa 70% do consumo de queijo grego. O queijo é protegido pelas legislações da UE e apenas os queijos fabricados na Macedónia, Trácia, Tessália, Grécia Central, Peloponeso e Lesbos podem ser chamados de “feta”. Queijos semelhantes produzidos em outras partes do Mediterrâneo oriental e ao redor do Mar Negro, fora da UE, são freqüentemente chamados de “queijo branco”.

Para criar feta tradicional, 30% de leite de cabra é misturado com leite de ovelha de animais que pastam em pastagens nas regiões de denominação de origem específica. Mas, hoje em dia, muitas lojas vendem feta feito de leite de cabra e leite de vaca também. 

A firmeza, a textura e o sabor diferem de região para região, mas, em geral, os queijos da Macedônia e da Trácia são suaves, mais macios e cremosos, menos salgados e com menos buracos. Feta feita na Tessália e na Grécia Central tem um sabor mais intenso e robusto. Peloponnese feta é mais seco na textura, cheio de sabor e mais aberto. Ambiente local, raças de animais, culturas, todos têm um impacto sobre a textura, sabor e aroma do queijo Feta.

No geral, Feta é um queijo de coalho em conserva que tem um sabor salgado e picante, reforçado pela solução de salmoura. A textura depende da idade, variando de extremamente cremosa a quebradiço. Na maturação de 2 meses, o feta é vendido em blocos submersos em salmoura. 

O queijo pode ser usado um queijo de mesa ou derretido em uma salada grega tradicional, spanakopita, pizza ou torta. Tem um sabor delicioso com azeite, pimentos vermelhos assados e nozes. Se necessário, pode ser lavado sob a água para remover o excesso de sal. 

O sabor salgado do Feta combina bem com cerveja, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Zinfandel.