Grana Padano | Queijos

O Grana Padano é um dos poucos queijos que podem concorrer com o rei dos queijos: Parmigiano-Reggiano. Criado pelos monges cistercienses de Chiaravalle no século 12, ainda é feito em todo o vale do rio Pó, no nordeste da Itália.

O queijo é feito a partir de leite de vaca semi-desnatado, não pasteurizado, de duas ordenha e geralmente envelhecido por dois anos. Ao final do processo de fabricação de queijos, a Grana Padano desenvolve uma casca firme, espessa e profundamente amarela, protegendo o interior perfumado, seco e em lascas.

Grana significa “areia” em italiano, que se reflete na fina textura granular com um sabor intensamente doce. À medida que o Grana Padano envelhece, os sabores tornam-se pronunciados, saborosos e complexos e a textura torna-se mais quebradiça.

Embora semelhante ao Parmigiano Reggiano, o Grana Padano é mais barato porque as áreas que produzem o queijo são maiores. Além disso, Grana é menos quebradiço, mais suave e menos complexo do que seu irmão de longa idade.

O Grana Padano é fabricado em rodas cilíndricas com 35 a 45 cm de diâmetro e 15 a 18 cm de altura. É vendido em diferentes estágios de maturação: Grana Padano (9 a 16 meses), Grana Padano oltre 16 mesi (acima de 16 meses) e Grana Padano Riserva (mais de 20 meses).

Experimente harmonizar o queijo com um Barolo, Zinfandel ou um branco Gavi.