O que é o molho de ostra?
Molho de Ostra é um molho espesso, de sabor salgado mas um pouco adocicado, com um leve sabor de ostra. Geralmente é feito de uma grande espécie de ostra chamada Crassostrea sp.
É muito usado em restaurantes chineses, pois é um ingrediente padrão na culinária chinesa. Também é usado em muitas cozinhas asiáticas. Pode ser usado como um ingrediente ou como um condimento de mesa.
Comercialmente, é vendido em garrafas e, ocasionalmente, está disponível em latas. Marcas diferentes produzem qualidades bastante diferentes. Uma versão vegetariana é feita de cogumelos ostra.

Versões “puras” de molho de ostra
Versões puras são muito caras e raras. Elas são feitos de nada além de ostras e água. Não há ingredientes adicionais, nem mesmo MSG ou sal.
As ostras são primeiro cozidas a vapor ou fervidas para produzir um caldo delas. Elas são removidas, e o caldo é então fervido para concentrar o sabor e engrossar. A fervura continua até que o molho fique bem grosso e tenha dourado devido à caramelização.
Versões “normais” de molho de ostra
Estas são as versões que a maioria de nós provavelmente encontrará.
A maioria das marcas comerciais de Molhos de Ostra é aromatizada com extrato de ostra e glutamato monossódico, espessada com amido de milho ou similar, colorida com caramelo para torná-la escura (caso contrário, a mistura teria um cinza nada agradável). Algumas marcas também usam outros ingredientes, como molho de soja e açúcar.
Onde e como usar o molho de ostra?
Você pode usá-lo em muitos pratos diferentes. Ótimo para usar no lugar de ou em adição ao molho de soja. Mas cuidado, pois é bastante salgado.
Ótimo para marinada de carne, qualquer tipo de salteados, stir frying, muito bom em lo-mein ou chow-mein. Pode ser adicionado ao arroz frito chinês.
Tente marinar peito de frango ou coxas com molho de ostra e deixe descansar por um tempo e apenas grelhe ou asse no forno.
Ótimo com aspargos, feijão verde ou brócolis.
Normalmente o molho de ostra é utilizado em conjunto com molho de soja, molho de peixe (nam pla), Shao Hsing (vinho de arroz chinês), óleo de gergelim, amido de milho, etc, para criar marinadas.

História do molho de ostra
O molho de ostra não é tão antigo assim; na culinária chinesa, é um “recém-chegado”. Foi feito pela primeira vez em 1888 pela empresa Lee Kum Kee (ou mais precisamente, pelo fundador da empresa, Lee Kam Sheung) na província de Guangdong, na China.