Canela | Especiarias & Temperos

A canela é usada há milhares de anos. Já em 2000 A.C., essa especiaria era uma mercadoria valiosa no Oriente Médio. Um de seus muitos usos no mundo antigo era como um perfume para fins de embalsamamento. Foi trazida para a Europa por comerciantes árabes, onde se tornou tão popular quanto era no Oriente Médio.

Existem diferentes variedades de canela de diferentes países, incluindo Indonésia, México e Vietnã. Cada uma tem notas distintas; No entanto, o sabor da canela é complexo. É frequentemente descrita como sendo “doce”, “amadeirada”, bem como “quente” e “picante”. Tem um sabor único tanto moída quanto na forma de bastão.

Características principais da canela

Origem: Ceilão e sul da Índia

Principais produtores: Indonésia, China, Vietnã e Sri Lanka (99% da produção mundial)

Tipos: Cassia (“canela comum” ou “canela da China” – Cinnamomum cassia) e Ceilão (“canela verdadeira” – Cinnamomum verum)

Onde utilizar: pratos salgados, doces e bebidas

Combina com: pão doce, pudins, cremes, leite, chocolate, maçã, banana, pera, carne vermelha, frango, chá preto

Pratos tradicionais com canela: arroz-doce, pastel de nata, chocolate quente, cinammon roll, chá de canela, chicken pilaf, sangria, vinho quente, curau, canjica, rabanada

Misturas de temperos com canela: pimenta síria, garam masala, curry, baharat, ras el hanout

Tipos de canela

Os dois principais tipos de canela são:

Cassia: também chamada de canela “comum” ou canela da China, esse é o tipo mais usado;

Ceilão: conhecida como canela “verdadeira”, a canela do Ceilão tem um sabor mais leve e menos amargo

Canela Cassia

A canela Cassia é mais facilmente encontrada em supermercados, dado que é muito mais barata que a canela do Ceilão.

O vídeo abaixo mostra a colheita de canela “cassia” em Sumatra, na Indonésia. A canela é a casca interna de várias espécies de árvore do gênero Cinnamomum.

Onde utilizar a canela?

Canela em pó é mais comumente usada em bolos. Também pode ser polvilhada em café ou chá ou combinada com mel.

Em forma de palito, a canela tem uma vida útil mais longa e pode ser usada inteira ao cozinhar curry/caril e outros pratos.

A canela também pode ser moída e usada em sobremesas, mas é melhor já comprá-la pré-moída para estes casos. É muito difícil obter um pó fino com um moedor elétrico doméstico, e mesmo pedaços muito pequenos são desagradáveis para mastigar.

Receitas tradicionais com canela

Canela é um importante tempero de sobremesas, mas também é muito utilizada em pratos salgados tradicionais ao redor do mundo.

Cinammon roll é um pão doce servido normalmente no norte da Europa e na América do Norte. Seus principais ingredientes são farinha, canela, açúcar e manteiga, que proporcionam um sabor robusto e doce.

cinnamon roll

É usado na preparação de chocolate, especialmente no México. E é também adicionado ao chocolate quente mexicano.

Mexican-Chocolate-Bar

É usada para temperar doces tipicamente portugueses e brasileiros, tais como o arroz doce e o pastel de nata.

pastel de nata

Pilaf, ou pilao, é um prato de arroz cozido em caldo e especiarias, originário da Índia. Variações são consumidas em vários países do Oriente Médio e Ásia. Canela é um tempero normalmente utilizado neste prato.

O vídeo abaixo mostra a preparação do chicken pilaf, onde a canela é utiliza para temperar o frango e o arroz.

Benefícios da canela para a saúde

Abaixamos listamos estudos que analisaram o potencial benefício da canela para a saúde, e um resumo de suas conclusões – positivas ou negativas. Estes estudos podem ou não ser estatisticamente significantes. Consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Menstruação

The effect of Cinnamon on primary dysmenorrhea: A randomized, double-blind clinical trial (2018, teste controlado e aleatório): “A canela pode reduzir a intensidade da dismenorreia (dor menstrual) primária. Este tempero aromático é recomendado para aliviar a dismenorreia primária” (positivo)

The effect of cinnamon on menstrual bleeding and systemic symptoms with primary dysmenorrhea (2015, teste controlado e aleatório): “Em relação ao efeito significativo da canela na redução da dor, sangramento menstrual, náuseas e vômitos com dismenorreia primária sem efeitos colaterais, pode ser considerada um tratamento seguro e eficaz para a dismenorreia em mulheres jovens.” (positivo)

Diabetes

Cinnamon supplementation in patients with type 2 diabetes mellitus (2007, revisão de estudos): “…dados sugerem que a canela tem um possível efeito modesto na redução dos níveis de glicose no plasma em pacientes com diabetes tipo 2 mal controlada. No entanto, os médicos são fortemente instados a se abster de recomendar a suplementação de canela no lugar do padrão comprovado de tratamento, que inclui modificações no estilo de vida, agentes antidiabéticos orais e terapia com insulina.” (negativo)

The potential of cinnamon to reduce blood glucose levels in patients with type 2 diabetes and insulin resistance (2009, revisão de estudos): “Embora não seja possível tirar conclusões definitivas sobre o uso da canela como terapia antidiabética, ela possui propriedades anti-hiperglicêmicas e potencial para reduzir os níveis de glicose no sangue pós-prandial. Mais pesquisas são necessárias para confirmar uma possível correlação entre a FBG basal e a redução da glicose no sangue e para avaliar o potencial de reduzir as complicações diabéticas patogênicas com a suplementação de canela.” (positivo)

Impact of Cassia Bark Consumption on Glucose and Lipid Control in Type 2 Diabetes: An Updated Systematic Review and Meta-Analysis (2021, revisão de estudos): “conclui que a ingestão de canela cassia em pó (1-2 g) não diminui a glicemia de jejum, hemoglobina glicosilada, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de baixa densidade e não tem efeitos sobre o aumento significativo da lipoproteína de alta densidade entre pacientes com Diabetes tipo 2” (negativo)

Colesterol

The effects of cinnamon supplementation on blood lipid concentrations: A systematic review and meta-analysis (2017, revisão de estudos): “A suplementação de canela reduziu significativamente os triglicerídeos no sangue e as concentrações de colesterol total sem qualquer efeito significativo no LDL-C e HDL-C.” (positivo)

Hipertensão | Pressão Alta

Cinnamon effects on blood pressure and metabolic profile: A double-blind, randomized, placebo-controlled trial in patients with stage 1 hypertension (2021, teste controlado e aleatório): “A canela causou uma diminuição estatisticamente significativa na média da PAS (pressão arterial sistólica) ambulatorial, mas de forma clinicamente moderada, e o perfil lipídico foi significativamente melhorado. Portanto, a canela pode ser considerada um tratamento complementar em indivíduos com S1HTN (pacientes com hipertensão em estágio 1).” (positivo)

Riscos da canela para a saúde

Canela Cassia (Canela da China) é possivelmente insegura para a saúde quando tomada por via oral em grandes quantidades por um longo período de tempo. Tomar grandes quantidades de canela cassia pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. A canela cassia pode conter grandes quantidades de uma substância química chamada cumarina. Em pessoas sensíveis, a cumarina pode causar ou agravar doenças do fígado.

Quando aplicada à pele, a canela cassia às vezes pode causar irritação da pele e reações alérgicas na pele.

Canela em outras línguas

Português: canela no Brasil e em Portugal

Inglês: cinnamon

Espanhol: canela

Francês: cannelle

Italiano: cannella

Alemão: Zimt

receita de chá de canela

Chá de Canela

Nossa receita de canela utiliza pau de canela, chá preto e mel para criar um chá saboroso e perfumado. Tanto o chá preto quanto o mel podem ser retirados da receita
Tempo Total 15 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaTodas
Serve 1 xícara

Equipamento

  • 1 Panela pequena
  • 1 xícara de chá 250 ml

Ingredientes
  

  • 300 ml de água filtrada
  • 1 unidade de pau de canela
  • 1 saquinho de chá preto
  • 1 colher de chá de mel

Instruções de Preparo
 

  • Ferver: em uma panela pequena, coloque o pau de canela e ferva a água; quando ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Uma parte da água irá evaporar, portanto é importante colocar mais água do que apenas 1 xícara de chá de água.
  • Infusão: desligue o fogo e adicione o saquinho de chá. Deixe em infusão por 2 a 3 minutos
  • Mel: retire o saquinho de chá e o pau de canela, adicione o mel e misture um pouco
  • Servir: transfira para a xícara de chá e sirva imediatamente
Keywordcanela, chá