O molho inglês, também conhecido como molho Worcestershire ou apenas molho Worcester, é um condimento líquido fermentado originalmente criado na Inglaterra pelos químicos de Worcester John Wheeley Lea e William Henry Perrins, e que fundaram a empresa Lea & Perrins – hoje uma subsidiária da Kraft & Heinz.
O molho inglês é frequentemente usado para temperar receitas de comida e bebida, tais como a salada Caesar, deviled eggs, ostras Kirkpatrick e o coquetel Bloody Mary.
Por conter anchovas, o molho inglês tradicional não é vegetariano, mas é livre de glúten.
Os ingredientes do molho inglês
Os ingredientes originais do molho inglês Lea & Perrins são:
- Vinagre de malte de cevada
- Vinagre de álcool
- Melaço
- Açúcar
- Sal
- Anchovas
- Extrato de tamarindo
- Cebola
- Alho
- Especiarias (provavelmente cravo, molho de soja, limão, picles e pimenta).
- Aromatizantes
O vídeo a seguir mostra o processo de produção do molho inglês Lea & Perrins e dá uma ideia da complexidade de ingredientes que fazem parte de um molho inglês tradicional.
Marcas mais baratas de molho inglês costumam substituir vários dos ingredientes tradicionais por ingredientes mais baratos e que não passam por longos processos de “pickling” (conserva em vinagre) ou maturação. O sabor de umami das anchovas costuma ser substituído por shoyu (molho de soja). Versões veganas também substituem as anchovas por ingredientes vegetais e especiarias.
O molho inglês da marca Kitano, por exemplo, tem uma lista de ingredientes bastante diferente da lista de ingredientes do molho inglês Lea & Perrins tradicional: vinagre, água, açúcar, molho de soja, extrato de tomate, pimenta vermelha, sal, cenoura, alho, proteína hidrolizada de soja,extrato de carne, mostarda, louro, canela, coentro, cravo,pimenta do reino, coentro,salsa, salsão, cebola e gengibre, corante caramelo,conservante benzoato de sódio.
Onde usar o molho inglês?
O molho inglês Worcestershire é um intensificador de sabor dos pratos e de bebidas. Assim, ele não deve ser usado como o principal sabor de uma receita.
Em marinadas, o molho inglês é uma alternativa ao molho de soja e ao molho de peixe. Assim como esses outros dois condimentos, o molho inglês adiciona o sabor umami aos pratos. Pode ser adicionado a uma marinada para carnes ou para o tofu.
Em coquetéis, tais como no bloody mary, o molho inglês adiciona um leve sabor salgado.
Na hamburguer, pode ser misturado à carne moída ou deixado à mesa como um condimento.
Molho Worcestershire é tradicionalmente adicionado durante ou após a preparação do Welsh Rarebit, uma pasta de queijo e manteiga que é servida sobre uma fatia de pão tostada. Veja o vídeo abaixo:
Como pronunciar molho inglês?
Na Inglaterra, molho inglês é conhecido como “Worcestershire sauce”. Ouça:
Quer aprender mais sobre molhos e condimentos?
- Molho de ostra, tradicional na cozinha chinesa
- Molho de peixe | nam pla, essencial na culinária vietnamita e tailandesa
- Shoyu | molho de soja, um dos mais importantes condimentos do mundo
- Aprenda o que são emulsificantes
- Acesse nosso curso grátis de gastronomia e culinária