Ácido cítrico

O ácido cítrico é um ácido orgânico natural e fraco que é encontrado em muitas frutas e vegetais, especialmente frutas cítricas, daí seu nome. Dado que o ácido cítrico é também um subproduto do ciclo do ácido cítrico, também é produzido pelo metabolismo da maior parte dos organismos vivos, incluindo o mofo.

O ácido cítrico é valorizado por seu sabor ácido, qualidade conservante e capacidade de agir como uma solução tampão de pH. Por estas razões, o ácido cítrico é encontrado na lista de ingredientes de muitos dos alimentos em sua despensa de cozinha.

Ácido Cítrico em Alimentos

Cerca de 50% da produção mundial de ácido cítrico é usada como intensificador de sabor em bebidas. O ácido cítrico cria um sabor ligeiramente ácido e refrescante e equilibra a doçura em refrigerantes, chás, sucos e outras bebidas.

O pH ácido do ácido cítrico também o torna útil como conservante. Uma vez que muitas bactérias são incapazes de crescer em um ambiente ácido, o ácido cítrico é frequentemente adicionado a geléias, compoatas, doces, alimentos enlatados e até mesmo produtos de carne como conservante.

Dado que o ácido cítrico pode ser feito em forma de pó, ele também pode ser usado em alimentos secos quando um sabor azedo é desejado. O ácido cítrico é uma alternativa seca ao suco de limão ou vinagre em alimentos secos, como temperos, pós aromatizantes e salgadinhos.

O ácido cítrico é usado às vezes para criar um ambiente ácido e facilitar o processo de maturação ao fazer queijo, particularmente mussarela. 

O ácido cítrico também é usado para ajustar o pH das soluções ao preparar cerveja e vinho.

O pH ácido do ácido cítrico também o torna útil como suplemento dietético. Muitos minerais precisam de um pH ácido para absorção. O ácido cítrico é adicionado aos suplementos vitamínicos para tornar algumas vitaminas biologicamente disponíveis para absorção.