Azeite de oliva

Azeite é uma gordura líquida obtida a partir de azeitonas. O óleo é produzido pressionando azeitonas inteiras. É comumente usado na culinária, seja para fritar ou como tempero de salada.

Tipos de Azeite

O azeite é classificado com base na forma como as azeitonas são processadas e no nível de acidez do óleo final. Para o máximo sabor e benefícios para a saúde, compre azeite extra-virgem.

Azeite extra virgem: prensado a frio; resultado da primeira prensagem das azeitonas, com acidez máxima de 1%; considerado o melhor e mais frutado e, portanto, o mais caro; varia de uma cor champanhe cristalina a verde esverdeado-dourado ou a verde brilhante; geralmente, quanto mais profunda a cor, mais intenso o sabor de azeitona.

Azeite virgem: também um óleo de primeira prensagem, com um nível de acidez ligeiramente superior entre 1-3%.

Azeite de oliva fino: é uma mistura de azeite extra virgem e virgem

Azeite de oliva light: Esta versão contém a mesma quantidade de gorduras monoinsaturadas benéficas que o azeite normal, mas devido ao processo de refinação, é mais leve e não tem sabor. Isso faz com que seja uma boa escolha para assar e outros fins, onde o forte sabor do azeite pode não ser desejável. Este processo também lhe confere um ponto de fumo mais elevado, tornando-o um excelente candidato a cozedura a altas temperaturas.

Como armazenar o azeite de oliva?

Calor, luz e ar afetam o azeite de maneira negativa. O azeite é melhor armazenado em latas metálicas seláveis ou em garrafas de vidro escuro para proteger o óleo da luz. Esses recipientes escurecidos devem ser mantidos longe da luz e do calor. Nunca deixe o azeite ao lado do fogão. Isso fará com que fique rançoso.

Como usar o azeite de oliva?

Azeites de oliva de excelente qualidade devem ser usados onde suas propriedades mais se destacam: regando saladas e em pratos já prontos. Azeites de qualidade inferior podem ser usados como um bom óleo de cozinha (para cozinhar, grelhar e fritar).