Berinjela | Beringela (em inglês: eggplant ou aubergine e em francês: aubergine) é uma fruta utilizada como legume. É muito versátil e está disponível durante todo o ano, embora esteja no auge do final do verão até o início do outono.
Este vegetal, muito consumido desde a Idade Média, foi levado para Espanha pelos árabes. Os principais tipos de berinjela são:
- Berinjela Americana | Berinjela Comum
- Berinjela Italiana
- Berinjela Japonesa | Berinjela Asiática
Preparo da Berinjela
As berinjelas devem ser firmes e pesadas para o seu tamanho e a casca deve ser lisa, sem manchas. Como são muito perecíveis, tornando-se amargas ao amadurecer, as berinjelas devem ser usadas em um dia ou dois. A refrigeração posterga um pouco o amadurecimento.
Como cortar a berinjela?
A berinjela pode ser cortada em rodelas, fatias longitudinais, tiras, cubos ou dados. A retirada da casca é uma preferência pessoal, embora recomendemos descascar a berinjela em preparações, nas quais a textura deve ser cremosa, como a receita da pasta árabe de berinjela, o Babaganuche
Neste vídeo do canal Martha Stewart, são demonstrados os principais cortes da berinjela e o pré-preparo com sal antes do cozimento.
Como fritar ou saltear berinjela?
A berinjela possui um interior esponjoso que reduz drasticamente de volume quando cozido. Esta polpa esponjosa também absorve muito óleo vegetal ou azeite de oliva, dificultando a fritura ou o salteamento, pois haverá pouco óleo para lubrificação da panela. Além de tornar a berinjela um pouco oleosa.
Há duas maneiras para retirar a umidade da berinjela:
- Pré-cozinhar a berinjela: Para reduzir a absorção do óleo vegetal ou azeite de oliva pela polpa da berinjela crua, é necessário pré-cozinhar a polpa. Este procedimento que pode ser realizado no microondas, colapsa a estrutura esponjosa da berinjela, evitando que ela absorva muito óleo vegetal ou azeite de oliva.
- Salgar a berinjela: O sal desidrata a polpa crua da berinjela, colapsando a estrutura esponjosa. Mas esse processo é lento e demandará pelo menos 30 minutos. Em seguida, a berinjela deverá ser seca com toalhas de papel para remover o excesso de umidade.
O sal é freqüentemente usado para compensar sabores amargos em alimentos, mas é importante notar que o sal somente disfarça a amargura. Neste vídeo, do canal Martha Stewart, é demonstrada a técnica para retirar a umidade da berinjela com sal.
Como pré-cozinhar a berinjela no microondas?
Coloque a berinjela picada com sal sobre uma folha de papel toalha branco. Após alguns minutos no micro-ondas, a berinjela reduz cerca de metade do seu tamanho original, e a liberação da umidade é absorvida pelas toalhas de papel.
Tipos de Berinjela
O Cozinha Técnica preparou uma seleção dos tipos de berinjela plantadas no Brasil para que você aprenda as características básicas e saiba como usá-las nas receitas.
Berinjela AMERICANA | BERINJELA comum
A berinjela comum é um híbrido que possui formato oblongo, casca roxa escura ou negra. Esta variedade possui sabor suave e levemente amargo. A polpa possui alto teor de água, mas a sua textura macia funciona bem na maioria das receitas.
Esta berinjela pode ser cozida no vapor, refogada, assada, grelhada, frita e em purê, embora seja melhor salgá-la antes do preparo.

Berinjela italiana
A berinjela italiana também possui formato oblongo, mas é menor que a berinjela comum e sua casca tem coloração roxa ou rajada de rosa. Esta variedade possui sabor adocicado e levemente picante. A polpa é moderadamente úmida, por isso é excelente para receitas refogadas, grelhadas e fritas.

Berinjela japonesa | Berinjela asiática
A berinjela japonesa possui formato alongado, casca de coloração roxa ou verde. Esta variedade possui sabor adocicado e uma polpa cremosa com poucas sementes, por isso é excelente para receitas fritas.

Além das variedades listadas, há berinjelas denominados babies/mini berinjelas, colhidas precocemente e usadas principalmente em conservas.
Receitas Clássicas com Berinjela
Ratatouille
Ratatouille é uma receita francesa, originária da cidade de Nice. Esta receita que é preparada com berinjela, tomate, abobrinha, pimentão, alho, cebola e ervas de Provence, ficou famosa pelo filme Ratatouille da Pixar – Disney.

Berinjela à Parmegiana
Berinjela à parmegiana é uma receita italiana preparada com fatia de berinjela, intercalas com queijo muçarela e molho de tomate.

Caponata
Caponata é uma receita da região da Sicília, na Itália, preparada com berinjelas, tomates, passas, alcaparras e pinhões.

Involtini de Berinjela
Involtini de berinjela é uma receita italiana, preparada com fatias de berinjela assadas, recheadas com ricota e cobertas com molho de tomate e queijo parmesão.

Escalivada
Escalivada é uma receita espanhola, elaborada com vegetais grelhados e defumados, incluindo berinjela, pimentão vermelho, cebola, tomate e alho.

Iman bayaldi
Iman bayaldi é uma receita de origem turca, na qual a berinjela é recheada com cebola, alho, tomate e muito azeite de oliva. Esta preparação aproveita a estrutura esponjosa da polpa da berinjela para criar um prato extremamente rico, a polpa é cozida e reduzida com o azeite de oliva até que se forme uma cavidade para adição do recheio.

Moussaka
Moussaka ou mussaca é uma receita grega e turca preparada com fatias de berinjelas fritas, intercaladas com molho de carne e tomate. A versão grega pode ser coberta com molho béchamel.

Saksuka
Saksuka é uma receita turca, preparada com legumes cozidos em azeite, como: berinjelas, tomates verdes, batata e pimentão.

Makdous
Makdous é uma receita do Oriente Médio, preparada com mini berinjelas em conserva recheadas com nozes, pimenta vermelha, alho e sal.

Babaganuche
Babaganuche ou baba ghanoush é uma pasta tradicional no Oriente Médio, preparada com berinjela assada ou grelhada, tahine e suco de limão.

Quer aprender mais sobre legumes e ingredientes para salada?
- Aprenda sobre abacate e tipos de abacate
- Você sabe reconhecer um bom azeite?
- Conheça os tipos de abóbora
- Conheça nossa página especial sobre Ervas, Especiarias, Sal e Pimentas
- Tipos de folhas para salada | Folhas suaves