Falafel | Bolinho de Grão-de-bico | Bolinho de grão (em inglês: falafel ou chickpea patties e em francês: falafel ou croquettes de pois chiches) é elaborado com grão-de-bico moído, sendo que algumas receitas incluem fava. Estes bolinhos são geralmente servidos com pão pita ou árabe e molho de tahine.
Acredita-se que a receita tenha se originado no Egito, embora seja consumida em todo o Oriente Médio, principalmente em Israel e Palestina. O falafel também é muito consumido por vegetarianos e veganos, como substituto para a carne.

Ingredientes para o preparo do Falafel
Grão-de-bico ou grão
Grão-de-bico ou grão (em inglês: chickpea e em francês: pois chiche) A variedade de grão-de-bico kabuli que é muito consumida na região Mediterrânica e no Oriente Médio, possui coloração bege e uma casca fina e leve.

Grão-de-bico: Método de demolho convencional
O segredo da receita é a utilização do grão-de-bico cru, demolhado pelo método convencional. Desta forma, os bolinhos manterão o seu formato, mesmo durante a fritura, sem a necessidade de adição de farinha, como a farinha de trigo.
A combinação de calor intenso do óleo de fritura e a umidade interna presente nos bolinhos preparados com grão de bico cru e demolhado, cozinham os bolinhos rapidamente.

Como o grão-de-bico precisa estar totalmente cru antes que as bolinhos sejam formados, o método de demolho rápido com água quente não funciona nesta receita.
Fava
Fava (em inglês: fava beans e em francês: le fave) é uma leguminosa originária do norte da África e cultivada em torno do Mediterrâneo há milhares de anos. Possui sabor amanteigado e uma pele espessa de coloração esverdeada que deve ser removida após o cozimento.
A fava deve ser preparada da mesma maneira que o grão-de-bico, com o demolho convencional. Caso você a utilize na receita de falafel, a proporção é de 2:1, ou seja, 200g de grão-de-bico para 100g de fava.
Receita de falafel | Bolinho de Grão-de-bico

Falafel | Bolinho de grão-de-bico
Equipamento
- Balança de cozinha
- Boleador ou colher para modelar os bolinhos
- Escumadeira para fritura
- Frigideira grande
- Processador de alimentos ou liquidificador potente
- Tigela grande
Ingredientes
- 500 g de grão-de-bico seco
- 10 g de alho (2 dentes grandes)
- 100 g de cebola ( cerca de 1 cebola pequena)
- 10 g de salsinha/salsa (2 colheres de sopa)
- 10 g de coentro (2 colheres de sopa)
- 6 g de cominho em pó (1 colher de sopa)
- 6 g de sementes de coentro (opcional) (1 colher de sopa)
- 3 g de pimenta caiena ou páprica defumada (1 colher de chá – ajuste a pimenta conforme a sua tolerância)
- 3 g de fermento em pó químico (1 colher de chá)
- sal a gosto
- 70 g de gergelim claro para empanar os bolinhos (opcional) (1/2 xícara)
- 230 g de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (240 ml | 1 xícara)
Instruções de Preparo
- Prepare o grão-de-bico: Primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque os grãos numa tigela e adicione água. Deixe os grãos-de-bico demolhando, em refrigeração, por no mínimo 8 horas. Serão 4 xícaras de água para demolhar 1 xícara de grão-de-bico. Após 8 horas de demolho, retire da refrigeração, escorra a água e lave bem.
- Prepare os demais ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os.
- Moa o grão-de-bico: Coloque o grão-de-bico, salsa, coentro, cebola e alho no multiprocessador de alimentos ou liquidificador potente e bata até que se forme uma pasta de textura arenosa.Caso utilize um liquidificador, recomendamos bater em etapas para não sobrecarregá-lo.
- Adicione os condimentos: Numa tigela grande, combine a pasta de grão-de-bico com a pimenta caiena ou páprica, cominho, sementes de coentro moídas, sal e fermento. Em seguida, mantenha esta pasta no refrigerador por 1 hora.
- Prepare os bolinhos: Retire a pasta do refrigerador, e faça bolinhos com 4 -5 cm de diâmetro. Você pode envolver os bolinhos em sementes de gergelim claro (opcional).
- Frite os bolinhos: Numa frigideira com óleo bem quente, frite os bolinhos até que todos os lados estejam dourados. Retire-os do óleo e coloque-os sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo.Se preferir, você pode assar os bolinhos no forno previamente aquecido a 180°C.
- Sirva quente com o seu acompanhamento preferido!
Video
Como consumir o falafel | bolinho de grão-de-bico
Falafel com pão pita ou pão árabe
O falafel é geralmente servido dentro de um pão pita com folhas para salada suaves, molho picante e molho à base de tahine.

Aperitivo | Mezze
O falafel geralmente é servido como entrada para acompanhar pão pita ou pão árabe, coalhada seca, homus ou húmus, etc. O mezze ou meze é conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais na região Mediterrânica e no Oriente Médio.

Hambúrguer vegetariano
O falafel é muito utilizado como substituto da carne nos hambúrgueres vegetarianos.

Falafel com salada
No restaurante paulistano Almanara, o falafel é servido com salada de tomate, pepino, cebola, picles e molho de tahine.

Quer aprender mais receitas do Oriente Médio?
- Arroz com Lentilhas | Mjadra (com vídeo)
- Babaganuche | Pasta de Berinjela com Tahine
- Falafel | Bolinho de grão-de-bico (com vídeo)
- Homus | Pasta de Grão-de-bico com Tahine (com vídeo)
- Kafta | Cafta (com vídeo)
- Quibe de Abóbora | Kibe de Abóbora
- Quibe de Forno | Kibe Assado
- Massa de Esfiha | Massa de Esfirra
- Pasta de pimentão vermelho | Muhammara
- Tabule (com vídeo)
- Tahine | Tahine caseiro (com vídeo)