Garam masala é uma mistura de especiarias moídas, originárias do subcontinente indiano, comum em cozinhas do subcontinente indiano e das Ilhas Maurício. É usada sozinha ou com outros temperos.
“Garam” significa quente e “Masala” significa mistura de especiarias. A palavra garam refere-se a “aquecer o corpo” no sentido ayurvédico da palavra, pois acredita-se que essas especiarias elevam a temperatura do corpo na medicina ayurvédica.
Existem outros tipos de masala, como tikka masala e tandoori masala.
Quando usadas inteiras (não moídas), as especiarias do garam masala são chamadas de khada masala e adicionadas ao óleo quente antes dos outros ingredientes
Ingredientes do garam masala
A composição do garam masala difere regionalmente, com muitas receitas em todo o subcontinente indiano de acordo com o gosto regional e pessoal, e nenhuma é considerada mais autêntica do que outra. Os componentes da mistura são torrados e depois moídos juntos.
Uma versão indiana típica do garam masala contém:
- Pimenta-do-reino preta e branca
- Cravo
- Canela
- Mace (parte da noz-moscada)
- Cardamomo preto e verde
- Folha de louro
- Cominho
- Sementes de coentro
Receita de Garam Masala
A receita e vídeo abaixo abaixo mostra um possível preparo do garam masala. Como citado anteriomente, não existe uma receita única para essa mistura de especiarias.

Garam Masala
Equipamento
- Frigideira
Ingredientes
- ½ xícara de sementes de coentro
- ¼ xícara de sementes de cominho
- 8 unidades de cardamomo verde
- 4 unidades de cardamomo negro (opcional)
- 15 unidades de cravos
- 20 unidades de pimenta-preta/pimenta-do-reino em grãos (pimenta-preta)
- 4 unidades de canela em pau
- 4 folhas de louro
- 1 unidade de noz-moscada (pequena)
- 2 unidades de anis estrelado
- 3 unidades de macis (opcional) (membrana da noz-moscada)
- 1 colher de sopa de sementes de funcho
Instruções de Preparo
- Limpar: limpe as especiarias de qualquer detrito. Use um papel absorvente para limpar as folhas de loura e o interior dos paus de canela.
- Tostar: toste cada uma das especiarias em fogo baixo por cerca de 2 minutos. Não deixe queimar, apenas espere até que o aroma seja pronunciado. Abra as sementes de cardamomo para tostá-las
- Esfriar: deixe que as especiarias esfriem até temperatura ambiente
- Moer: utilize um liquidificador, processador ou moedor de café. Deve ser moído até obter um pó fino.
Video
Como comprar e usar garam masala?
Compre garam masala em pacotes pequenos, ou se fizer o seu próprio faça em pequenas quantidades. As especiarias perdem um pouco do seu sabor depois de apenas alguns meses, o que pode alterar o equilíbrio do sabor de toda a mistura. O trabalho envolvido em fazer sua própria mistura de especiarias é mínimo, mas a diferença é sempre muito perceptível.
É melhor adicionar garam masala ao final do cozimento. Também pode ser polvilhado em um prato ao servir. Esta mistura pode então ser usada em curries, lentilhas, sopas ou apenas polvilhado em alguns ovos mexidos. Alguns chefs adicionam garam masala a saladas, marinados e legumes salteados. Garam masala combina muito bem com peito de frango, carne moída e pode ser utilizado no preparo de esfihas de carne e kaftas.
Quer aprender mais sobre temperos?
- Visite nosso Guia de Temperos
- Onde vale a pena usar o Sal Rosa do Himalaia?
- Aprenda tudo sobre a canela
- Como temperar usando bases aromáticas
- Aprenda culinária em nosso Curso de Gastronomia Grátis!