Kombucha ou kombuchá é uma bebida de chá fermentado, ligeiramente doce, alcoólica e efervescente que pode ser saborizada. Como é uma bebida probiótica, ou seja, contém microorganismos vivos, tornou-se muito popular pelos supostos benefícios à saúde.
A origem do kombucha é incerta, mas acredita-se que tenha se originado numa região entre China e Rússia.
Ingredientes para kombucha caseiro
O kombucha caseiro é bastante simples de preparar, são apenas 4 ingredientes básicos: água, chá, açúcar e um SCOBY – colônia simbiótica de bactérias e leveduras.

O que é o SCOBY ?
SCOBY – symbiotic culture of bacteria and yeast (em português: uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras) é uma associação de bactérias e leveduras ligadas entre si numa superfície. O scoby para kombucha também é conhecido como mãe ou cogumelo, devido à sua aparência.

Nem todas as culturas do kombucha conterão as mesmas linhagens de bactérias e leveduras. As bactérias mais abundantes pertencem aos gêneros Acetobacter e Lactobacillus, sendo que ambos dão ao kombucha seu sabor ácido e avinagrado.
A população de leveduras é composta principalmente pelo gênero Zygosaccharomyces. Estas leveduras geram CO2, fornecendo a carbonatação. Elas também produzem álcool, que é metabolizado por Acetobacter em ácido acético.
Lojas especializadas e sites são os lugares mais comuns para comprar o scoby. Embora, no Brasil haja uma tradição de doação entre amigos e familiares.
Qual a melhor água?
Recomendamos o uso de água filtrada para remover contaminantes, aditivos e produtos químicos, como cloro e flúor.
A água mineral com alto teor mineral deve ser evitada.
Qual o melhor chá?
Chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas da planta Camellia sinensis. Em geral, os chás são classificados pela forma como as folhas foram processadas:
- Chá preto: A oxidação completa das folhas de chá proporciona um sabor profundo de malte, caramelo e tostado. Este chá permite uma fermentação rápida, na qual o sabor do chá é mantido.
- Chá Oolong: Este tipo de chá é oxidado parcialmente, variando entre 8% a 85%, dependendo do produtor, ou seja, seu sabor pode ser próximo ao chá preto ou chá verde.
- Chá verde: O processo de oxidação é interrompido precocemente, gerando um chá com sabor mais floral.
- Chá branco: Este chá é produzido somente com folhas novas, com mínima ou ausência de oxidação. O seu sabor é leve e floral.

A erva-mate ou chá mate pertence à espécie Ilex paraguariensis e não é usualmente utilizada para o preparo do kombucha.
Os chás herbais não são recomendados para a produção de kombucha, pois algumas plantas contém óleos essenciais com ação antimicrobianas e/ou antifúngicas que podem danificar o scoby. Entre eles: hortelã, hortelã-pimenta, lavanda, capim cidreira ou erva-príncipe, etc.
Qual o melhor tipo de açúcar?
O açúcar é necessário para o processo de fermentação, pois o scoby é alimentado pelo açúcar comum ou sacarose. Alterar a fonte de sacarose pode, por meio de uma queda no fornecimento de energia e exposição a minerais, reduzir a vitalidade do seu scoby, acarretando numa fermentação mais prolongada, com possível prejuízo de sabor e carbonatação.
- Açúcar branco ou granulado: É excelente para o preparo do kombucha, pois o scoby consome facilmente.
- Açúcar cristal: Este tipo de açúcar possui cristais maiores, o que pode afetar a dissolução no chá, especialmente abaixo da temperatura ambiente. Se os cristais de açúcar não estiverem completamente dissolvidos, pode haver menos açúcar disponível para as bactérias e leveduras metabolizarem.
- Açúcar mascavo: Este tipo de açúcar é menos processado, por isso contém melaço e minerais. Adiciona um sabor de melaço ao kombucha, mas pode fornecer menos alimento ao scoby e prejudicar o processo de fermentação.

O mel é uma mistura de glicose e frutose, sendo que a sua cor dourada é derivada de componentes não-açucarados, como o pólen. Neste caso, não é recomendado, pois outros organismos são encontrados no mel, podendo danificar o scoby. Também não são recomendados os demais açúcares extraídos de plantas e árvores, como: xarope de agave, xarope de bordo ou maple syrup, açúcar de coco e açúcar de palma.
Álcoois de açúcar, como Stevia, Xilitol e adoçantes em geral não devem ser utilizados, pois o scoby é incapaz de metabolizá-los.
O que é Starter ou Iniciador do kombucha?
O iniciador (em inglês: starter) é a adição de um líquido ácido que é fundamental para a saúde do scoby e para a segurança da produção de kombucha. O líquido ácido mais desejável para usar é um kombucha produzido num lote anterior. Se o iniciador ou starter não estiver disponível, existem duas opções:
- Use uma garrafa de chá de kombucha sem sabor
- Use vinagre branco destilado
O vinagre de maçã ou vinagre de sidra e o vinagre de arroz não são apropriados para fazer kombucha, pois possuem teor de acidez menor.
Equipamento para preparar kombucha
O vidro é a melhor opção para preparar o kombucha, pois este material não reage à acidez da bebida e não contém produtos químicos, além do baixo custo.
Uma vez que você esteja fermentando o kombucha por um tempo, você pode encontrar um sistema de fermentação contínuo, como os produzidos pela empresa canadense Mortier Pilon.

Receita de Kombucha caseiro

Kombucha
Equipamento
- Balança de cozinha
- Filtro de café para fechamento do recipiente
- Panela grande para aquecimento da água
- Pote de vidro ou container para fermentação contínua
Ingredientes
- 720 g de água filtrada em temperatura ambiente (720 ml | 3 xícaras)
- 45 g de açúcar branco (1 xícara)
- 2 saquinhos de chá preto (camellia sinensis), preferencialmente orgânico para evitar contaminantes.
- 120 g iniciador ou vinagre branco destilado (120 ml | 1/2 xícara)
- 1 scoby ativo para kombucha
Instruções de Preparo
- Prepare o chá preto: Combine a água quente e o açúcar num recipiente de vidro. Mexa até o açúcar se dissolver. A água deve estar quente, mas não fervendo. Em seguida, coloque os saquinhos de chá na água açucarada e mantenha por 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer.
- Adicione o chá iniciador ou vinagre: Quando o chá preto atingir uma temperatura entre 20ºC e 25ºC, remova os saquinhos de chá. Em seguida, adicione o chá iniciador ou vinagre branco destilado.
- Adicione o scoby: Adicione o scoby ativo e cubra o frasco com um filtro de café apertado e prenda com um elástico.
- Inicie a fermentação: Mantenha a mistura numa temperatura entre 20ºC a 30ºC, longe da luz direta do sol por 7 dias, no mínimo. O kombucha pode fermentar por até 30 dias, mas lembre-se que quanto mais tempo de fermentação, menos doce e mais avinagrado será o sabor
- Separe o próximo lote de chá iniciador: Após 7 dias, você pode abrir o recipiente, guardar o scoby e separar o próximo lote de chá iniciador. O kombucha pode ser aromatizado com diversos sabores.
Video
Quer aprender mais sobre fermentação?
- Veja como usar o buttermilk ou leitelho
- Conheça o banneton, o cesto do padeiro
- Aprenda como preparar o crème fraîche
- Conheça os tipos de creme de leite
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria