Feijão Azuki

Feijão Azuki | Feijão Azuqui (em inglês: adzuki bean ou azuki bean e em francês: le haricot azuki) é um feijão pequeno com coloração castanho-avermelhado, usado frequentemente em pratos japoneses e chineses.

Este feijão é cultivado na Coréia e na China há pelo menos 3 mil anos, onde é valorizado por suas propriedades benéficas à saúde.

Feijão azuki da marca brasileira Blue Ville e da marca portuguesa Seara

Como preparar o Feijão Azuki

Nossa receita de feijão azuki é neutra, preparada apenas com sal e louro, pois este feijão (cozido) é geralmente utilizado como ingrediente em outras receitas. Desta forma, também é possível preparar uma quantidade maior e congelar em porções menores para utilizar futuramente.

O feijão é demolhado por 8 horas, o que reduz o tempo de cozimento e torna-o mais fácil de digerir. Além disso, a água do demolho e cozimento é salgada, o que previne a absorção excessiva de água pelos grãos. Esta absorção excessiva de água causa o rompimento da casca do feijão antes do cozimento total.

feijão azuki

Feijão Azuki

Receita preparada com feijão azuki, sal e louro.
Preparo 8 hrs
Tempo de Cozimento 30 mins
Tempo Total 8 hrs 30 mins
RefeiçãoPreparações de base
CozinhaInternacional
Serve 6 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha
  • Panela de pressão
  • Tigela grande
  • Escorredor

Ingredientes
  

  • 500 gramas de azuki (2 1/2 xícaras)
  • 1,2 gramas de água filtrada em temperatura ambiente (5 xícaras)
  • 40 gramas de sal (3 colheres de sopa)
  • 1 gramas de louro  (cerca de 2 folhas)

Instruções de Preparo
 

Demolho (dia anterior)

  • Prepare o feijão (demolho): primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque o feijão e 2 colheres de sopa de sal em uma tigela grande, cubra com cerca de 1,5 litros de água, e deixe repousar por 8 horas, fora da geladeira/ frigorífico.
    Caso o demolho supere 8 horas, mantenha na geladeira para evitar que os grãos fermentem.

Cozimento do Feijão Azuki

  • Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    É necessário 500 gramas de feijão azuki seco para obter entre 1.100 gramas a 1.200 gramas de feijão azuki cozido.
  • Adicione os ingredientes na panela de pressão: após o demolho de 8 horas, escorra a água e lave os grãos em água corrente. Em seguida, coloque o feijão, 1 colher de sopa de sal, o louro e 1,2 litros de água filtrada na panela de pressão.
    Em algumas regiões a água possui alto teor de minerais (água dura). Este tipo de água torna os grãos mais rígidos, por isso é importante utilizar água filtrada.
  • * Verifique a quantidade de água: a quantidade de água pode variar dependendo do fabricante da panela de pressão, mas geralmente cereais devem ser totalmente cobertos pela água durante o cozimento em pressão. Verifique o manual de instruções da sua panela de pressão.
  • Cozinhe o feijão: após colocar os ingredientes na panela de pressão, tampe a panela e leve para cozinhar em fogo médio. O feijão deve cozinhar em pressão por 7 a 8 minutos (cerca de 30 minutos no total) ou até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Quando finalizar o cozimento, retire a pressão da panela e abra com cuidado. Espere arrefecer e utilize na sua receita preferida.
    O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão, da panela de pressão, da qualidade e do grau de secagem dos grãos de feijão.
  • Armazene o feijão cozido: Armazene o feijão cozido no líquido de cozimento, o que ajuda a protegê-lo e evita que a casca resseque, em refrigeração por no máximo 3 dias ou congelado por 1 mês.

Receitas com Feijão Azuki

O feijão azuki é geralmente utilizado em receitas doces, mas ele é um excelente substituto para o feijão preto ou feijão carioca, pois é um feijão que produz um caldo cremoso.

Pasta de feijão azuki | Anko

No vídeo abaixo, é demonstrado o processo de preparo da Anko ou pasta de feijão azuki (em inglês: red bean paste) que é utilizada em diversas sobremesas asiáticas, principalmente japonesas.

Bolo lunar 

O bolo lunar é uma receita Chinesa consumida durante um festival que ocorre no outono para observação da lua. O recheio deste bolinho é preparado com a pasta de feijão azuki.

Anpan 

O anpan é uma receita japonesa de pãozinho geralmente recheada com pasta de feijão azuki.

Dorayaki

O dorayaki é uma receita japonesa, uma espécie de panqueca recheada com pasta de feijão azuki.

Daifuku

O daifuku é uma receita japonesa doce elaborada com arroz mochi e recheada com feijão azuki.

Anmitsu

Amitsu é uma sobremesa popular no Japão que é preparada com cubos de ágar-ágar, pasta de feijão azuki e frutas variadas.

Zenzai

Zenzai é uma receita japonesa de sopa doce de feijão azuki com mochi, bolinho de arroz glutinoso.

Sekihan

Sekihan é uma receita japonesa de arroz glutinoso cozido com feijão azuki que é servida geralmente em celebrações, como: aniversários e casamentos. Esta receita é servida geralmente com uma mistura de sementes de gergelim e sal.

Brotos de feijão azuki

O feijão azuki é uma das variedades mais utilizadas para a produção de brotos. Estes brotos são geralmente utilizados em saladas.

Farinha de feijão azuki

A farinha de feijãio azuki é utilizada como suplemento alimentar

Pepsi azuki

No Japão, a Pepsi produziu uma edição especial de Pepsi feijão azuki.

Quer conhecer outras receitas com vegetais?