Pimenta Calabresa

  • Pimenta calabresa não é uma espécie de pimenta, mas sim um tipo de pimenta em flocos muito comum no Brasil
  • Há pimenta em flocos em vários lugares do mundo, e pode ser feita com quase todas as variedades de pimenta vermelha
  • É fácil fazer sua própria pimenta calabresa, tanto com pimenta fresca quanto com pimenta seca

Pimenta calabresa não é uma espécie ou variedade de pimenta, mas sim um tipo de pimenta seca, vendida em flocos ou moída, bastante consumido no Brasil. É usada como condimento da linguiça calabresa, um tipo de linguiça de origem brasileira criada no Bixiga, bairro de São Paulo, e muito utilizada na cobertura de pizzas. A linguiça calabresa é provavelmente inspirada em uma linguiça encontrada na Calábria (Salsiccia di Calabria).

A pimenta calabresa brasileira é normalmente feita a partir da pimenta dedo-de-moça (Capsicum baccatum).

Pimenta em flocos

Fora do Brasil você também encontrará pimenta em flocos semelhantes à pimenta calabresa. Procure por crushed red peppers. Geralmente a pimenta em flocos será feita com pimentas do tipo Caiena (cayenne pepper), da espécie Capsicum annuum.

Qual pimenta utilizar para fazer pimenta calabresa?

A pimenta calabresa brasileira é normalmente preparada a partir da pimenta dedo-de-moça (Capsicum baccatum). Mas é possível preparar pimenta em flocos, como a calabresa, com qualquer tipo de pimenta vermelha (chili peppers)

A Escala de Scoville (SHU – Scoville Heat Units) é uma medida da “ardência” de uma pimenta ou de qualquer coisa derivada de pimentas – por exemplo, a ardência de um molho picante. A escala é na verdade uma medida da concentração do composto químico capsaicina, que é o componente ativo que produz a sensação de ardência para os seres humanos.

Como podemos perceber na tabela abaixo, a pimenta dedo-de-moça é pouco ardida. Caso queira preparar uma pimenta calabresa (pimenta em flocos) mais ardida, utilize uma pimenta com um SHU maior, tal como a malagueta.

SHUPimenta
50.000 – 175.000Malagueta, piri-piri
30.000 – 50.000Caiena (cayenne pepper)
5.000 – 15.000Dedo-de-Moça
5.000 – 10.000Chipotle

Peperoncino calabrese

Na Itália, pimenta calabresa não é o mesmo que a pimenta calabresa no Brasil. Enquanto no Brasil pimenta calabresa é basicamente a pimenta vermelha seca e vendida em flocos ou moída, na Itália Peperoncino calabrese (cuja tradução seria pimenta calabresa) é o nome comum dado para uma série de cultivares de pimenta da região da Calábria.

O vídeo abaixo mostra a produção de pimentas (peperoncino) na Calábria.

YouTube player

As pimentas da Calábria são pimentas que pertecem à espécie Capsicum annuum, e tem uma ardência em torno de 30.000 a 75.000 SHU.

Assim como a maior parte das pimentas vermelhas, é possível encontrar o peperoncino calabrese em flocos, tal como a pimenta calabresa brasileira. A embalagem abaixo é da pimenta calabresa italiana, seca e vendida em flocos e sementes (peperoncino calabrese in scaglie e semi).

Pimenta calabresa italiana, seca e vendida em flocos e sementes