Abobrinha ou Curgete (em inglês: zucchini e em francês: courgette) é uma fruta utilizada como legume. É muito versátil e está disponível durante todo o ano, embora esteja no auge do final do verão até o início do outono. Há vários tipos de abobrinha ou curgete que variam principalmente pelo formato, tamanho e coloração da casca.
Embora a abobrinha tenha sua origem na América, as primeiras receitas publicadas apareceram na Itália, no século XVII.
Como comprar abobrinha?
As abobrinhas devem ser firmes e a casca deve ser lisa, sem manchas. Este vegetal é geralmente colhido precocemente, pois as abobrinhas pequenas são mais saborosas e com menos sementes que as abobrinhas grandes. Procure abobrinhas com peso em torno de 150 gramas e 300 gramas e no máximo 20cm de comprimento.
Este vegetal pode ser mantido na geladeira por algumas semanas em sacos plásticos parcialmente abertos.
Como preparar a abobrinha?
A abobrinha pode ser cortada em rodelas, fatias longitudinais, tiras, cubos ou dados. A retirada da casca é uma preferência pessoal, embora recomendemos descascar a abobrinha em preparações, nas quais a textura deve ser cremosa, como purês e sopas.
A polpa da abobrinha é levemente esponjosa e úmida, por isso reduz de volume quando cozida. A salga é geralmente necessária para eliminar o excesso de água da maioria das preparações.
Neste vídeo do canal Eating Well, são demonstrados os principais cortes da abobrinha e algumas formas de preparo, como: abobrinha ou curgete grelhada, assada, frita e cozida no vapor.

Espaguete ou noodles de abobrinha
Neste vídeo do canal, Fablunch, são demonstrados os principais utensílios utilizados para a preparação de espaguete ou noodles de abobrinha. Além disso, a apresentadora também ensina alguns cortes finos com descascador de legumes e ralador de alimentos que são alternativas ao espaguete.
Este tipo de espaguete é uma excelente alternativa para vegetarianos e veganos.

Flor da abobrinha ou curgete
A flor de abobrinha ou curgete é comestível e um sinal de frescor da abobrinha. Esta flor pode ser frita ou picada para ser incorporada em sopas, pratos com ovos e risotos. Também pode ser recheada com bacon, presunto, cogumelo, ervas aromáticas e queijos, como: ricota e muçarela.

Tipos de abobrinha
A abobrinha pertence à família Cucurbitaceae que é a mesma família das abóboras. E todos os tipos possuem sabor delicado e são intercambiáveis.
No Brasil, são produzidas principalmente dois tipos de abobrinha: abobrinha menina e a abobrinha italiana. Embora seja possível encontrar as demais variedades nas grandes cidades brasileiras. Em Portugal, os tipos de abobrinhas mais comuns são: abobrinha libanesa ou curgete verde e a curgete amarela.
Abobrinha italiana
A abobrinha italiana (em inglês: italian zucchini ou zucchini romanesco e em francês: courgette grison ou courgette verte d`Italie) pertence à variedade cucurbita pepo. Esta abobrinha possui o formato alongado e a casca verde clara com listras verde escura.

Abobrinha libanesa | curgete verde | curgete diamante
Abobrinha libanesa ou curgete verde ou curgete diamante (em inglês: green zucchini e em francês: courgette des maraîchers ou courgette tarmino ou courgette diamant) pertence à variedade cucurbita pepo. Esta abobrinha possui o formato alongado e a casca verde escura e brilhante.

Abobrinha amarela ou curgete golden
Abobrinha amarela ou curgete golden (em inglês: yellow zucchini ou gold rush zucchini e em francês: courgette jaune) pertence à variedade cucurbita pepo. Esta abobrinha possui o formato alongado, casca amarela brilhante e seu sabor é mais delicado que a abobrinha verde.
Pratos elaborados com uma mistura da abobrinha ou curgete amarela e verde ficam lindos.

Abobrinha menina brasileira
Abobrinha do tipo menina (em inglês: menina squash ) pertence à família da Cucurbita moschata. Esta abobrinha possui pescoço, ou seja, uma das extremidades é mais larga. A coloração varia do amarelado ao verde claro com listras verdes mais escuras.

Receitas clássicas com abobrinha ou curgete
Ratatouille
Abobrinha recheada com carne ou legumes
Rolinhos de abobrinha recheados com queijo
Pão de abobrinha e queijo de cabra
Panquecas de abobrinha e milho
Sopa de abobrinha
Salada de abobrinha e queijo feta
Salada de lentilha com flores de abobrinha
Flores de abobrinha fritas recheadas com queijo

Abobrinha Refogada | Zucchine Trifolate
Equipamento
- Frigideira média ou grande
- Espátula de silicone ou similar
Ingredientes
- 300 gramas de abobrinha/curgete (1 abobrinha de tamanho médio)
- 50 gramas de cebola (1/2 cebola)
- 1 dente de alho descascado
- 1 colher de sopa de hortelã (ou salsinha ou manjericão)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal
- de pimenta-preta/pimenta-do-reino
Instruções de Preparo
- Cortar: Corte a cebola e o hortelã (ou manjericão, ou salsinha) em pedaços pequenos; corte a abobrinha ao meio e descarte as pontas; descasque o dente de alho e amasse-o levemente (não é para picá-lo)
- Retirar sementes: com uma colher, retire a parte central da abobrinha e depois corte a abobrinha em cubinhos
- Esquentar óleo: esquente o óleo em fogo médio
- Dourar cebola: coloque a cebola e o dente de alho no óleo e deixe refogar até que a cebola comece a dourar
- Refogar abobrinha: adicione a abobrinha e refogue-a por cerca de 2 minutos; não queremos que a abobrinha fique mole; ela ficará melhor se ainda estiver firme
- Adicionar tempero: desligue o fogo e adicione o sal e a pimenta
- Adicionar erva: retire a abobrinha do fogo e coloque em uma tigela; adicione a erva que desejar (hortelã, salsinha ou manjericão)
Quer aprender mais sobre legumes e ingredientes para salada?
- Aprenda sobre abacate e tipos de abacate
- Você sabe reconhecer um bom azeite?
- Conheça os tipos de abóbora
- Conheça nossa página especial sobre Ervas, Especiarias, Sal e Pimentas
- Tipos de folhas para salada | Folhas suaves