Taninos. Apreciadores de vinhos utilizam esta palavra com frequência. Toda vez que um vinho tinto cria uma sensação de ressecamento em sua boca, você está experimentando o efeito dos taninos. Você pode sentir este efeito especificamente no meio da sua língua e na parte da frente da sua boca
Vinhos com alto teor de taninos são chamados de vinhos tânicos, vinhos muito tânicos ou ainda de vinhos adstringentes.
O tanino em vinhos muitas vezes é confundido com o termo “seco” porque o tanino seca sua boca. Mas um vinho seco não é necessariamente um vinho muito tânico. Um vinho seco é simplesmente um vinho que não tem açúcar residual, e portanto não é doce. Um vinho seco pode ou não ser um vinho tânico.
O que é tanino?
Os compostos de tanino são amplamente distribuídos em muitas espécies de plantas, onde desempenham um papel na proteção contra predadores (inclusive como pesticidas) e podem ajudar na regulação do crescimento das plantas.
A adstringência dos taninos é o que cria a sensação de secura e aspereza na boca após o consumo de frutos verdes, vinho tinto ou chá.
Onde encontramos taninos?
Taninos não são uma esclusividade dos vinhos. Na verdade, as principais fontes alimentares humanas de taninos são chá e café. Outros alimentos que possuem taninos elevados são:
- Chocolate negro
- Nozes, amêndoas e outros tipos de castanhas inteiras e com pele
- Canela, cravo e outras especiarias inteiras
- Açaí, romã e uvas
- Marmelo
- Feijão mulato / vermelho
Quais vinhos tem mais taninos?
Os vinhos tintos têm muito mais taninos que os vinhos brancos.
Estes são os vinhos com alto teor de taninos: Nebbiolo, Cabernet Sauvignon, Monastrell, Montepulciano, Petit Verdot, Petite Sirah. Tannat, como o nome sugere, são vinhos com alto teor de taninos, mas os vinhos Tannat do Uruguai possuem menos taninos que os Tannat oriundos da França. Malbec é outro vinho muito tânico, principalmente as versões mais caras deste vinho. Malbec baratos são mais leves e mais fáceis de beber, com menor teor de taninos.
Estes são os vinhos com baixo teor de taninos: Barbera, Zinfandel/Primitivo, Pinot Noir, Gamay, Grenache
Taninos dão dor de cabeça?
Ter dores de cabeça depois de beber vinho tinto é algo considerado comum, mas não há clareza sobre as razões para isso. Várias teorias foram propostas, mas nenhuma tem muitas evidências por trás dela.
Os taninos costumam ser apontados como uma das explicações para a dor de cabeça. Taninos estimulam a liberação do neurotransmissor serotonina, que em níveis altos pode causar dores de cabeça em algumas pessoas.
Você pode experimentar diferentes marcas ou variedades de uva para ver como elas afetam você. Quando você experimentar um novo vinho tinto, comece com uma dose pequena, de meia taça. Em 15 minutos você saberá se o vinho lhe causará dores de cabeça. (fonte: Harvard University, “Headache Relief: Preventing and treating migraines and other headaches“)
Também é possível fazer um teste com chá preto para saber se os taninos são um possível causa de dores de cabeça. Chá preto tem grande quantidade de taninos, e se for feita uma infusão longa (10 minutos a mais do que o recomendado na embalagem), todo o tanino será dissolvido na água. Beba o chá e veja se você tem dor de cabeça. Se assim for, você é provavelmente suscetível a taninos e evitar vinhos tintos pode melhorar o seu problema de dor de cabeça.