Doçaria conventual portuguesa é um termo para os doces criados por freiras que viviam em conventos. Estes doces são caracterizados, na sua maioria, por grandes quantidades de açúcar, gemas de ovos e amêndoas.
Portugal foi um dos maiores produtores de ovos da Europa. As claras eram utilizadas para engomar roupas e na produção de vinho e as gemas restantes eram utilizadas na alimentação de animais até que se tornou possível conservá-las com a adição de açúcar.
No século XV, iniciou o cultivo da cana-de-açúcar na Ilha da Madeira, sendo que a produção abastecia a Casa Real Portuguesa e o excedente era doado para alguns conventos. A cana-de-açúcar começou a ser cultivada no Brasil no século XVI, transformando os portugueses num dos maiores negociadores de açúcar do mundo.
A produção de doces era uma fonte de sustento dos religiosos, principalmente após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, no século XIX.
Ovos Moles | Doce de ovos
Ovos moles ou doce de ovos é um doce cremoso preparado com gemas de ovos e calda de açúcar, geralmente servido como calda para sobremesas, sorvetes e recheios de bolos, como pão de ló e bolo de nozes.
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Aprenda a receita portuguesa de Ovos moles | Doce de ovos
- Conheça os tipos de bacalhau
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!