Gadus Morhua, nome científico do Bacalhau-do-Atlântico, é o autêntico bacalhau consumido nas mesas portuguesas. É um dos alimentos mais típicos de Portugal, apesar do peixe não existir em águas portuguesas.
O bacalhau vive no Atlântico Norte, em águas frias (geralmente entre 2 e 8ºC) e é um predador de peixes, lulas e crustáceos.
Pode atingir 2 metros, um peso de até 100 quilos, e viver até os 25 anos.
Bacalhau no Brasil e em Portugal
No Brasil, três espécies podem ser chamadas apenas de bacalhau: Gadus Morhua (Bacalhau-do-Atlântico), Gadus Macrocephalus (Bacalhau-do-Pacífico) e Gadus Ogac (Bacalhau-da-Groenlândia).
Em Portugal, apenas o Gadus Morhua tem a denominação comercial de bacalhau (ou bacalhau-do-Atlântico). Mas é possível encontrar também outras espécies: Bacalhau-da-Gronelândia, Bacalhau-do-Pacífico, Bacalhau-do-Árctico (Eleginus navaga) e Bacalhau-polar (Boreogadus saida).
Bacalhau do Porto
No Brasil, o bacalhau legítimo Gadus Morhua é também chamado de Bacalhau do Porto. Essa denominação não existe em Portugal.
Mas supermercados e importadores também costumam chamar o Gadus Macrocephalus de bacalhau do Porto, o que confunde ainda mais o consumidor brasileiro.

Gadus Morhua x Gadus Macrocephalus
Enquanto em Portugal, o único peixe vendido como bacalhau é o Gadus Morhua, no Brasil há uma variedade de peixes vendidos com esta denominação. O mais importante deles é o bacalhau-do-Pacífico (Gadus Macrocephalus).
Gadus Morhua em outras línguas
Português Brasil: bacalhau, bacalhau do Porto
Português Portugal: bacalhau, bacalhau-do-Atlântico, bacalhau legítimo
Francês: Cabillaud, Morue
Inglês: Cod
Alemão: Dorseh, Kabeljau
Latim: Gadus morhua