Pâte à bombe ou appareil à bombe é o termo em francês que designa uma preparação de base da confeitaria ou pastelaria. Há duas maneiras de elaborá-lo: Ovos inteiros e /ou gemas batidos com açúcar em banho-maria ou ovos inteiros e/ ou gemas batidos com uma calda de açúcar.
Como pronunciar? Ouça aqui:
Por que utilizar a pâte à bombe?
A pâte à bombe é usada para aerar preparações como mousses, bolos e cremes. Além disso, esta técnica é excelente para criar uma emulsão mais estável. Emulsão é a mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam e mantêm suas características distintas após serem combinados, como água e óleo.
As gemas tem propriedades emulsificantes, pois contém lecitina, um tipo de lípido que contém fósforo e possui a propriedade de ser atraído tanto pela gordura quanto pela água. Ocorre que a lecitina se encontra cristalizada e o calor a transforma em forma líquida, permitindo que ela se misture facilmente aos demais ingredientes da receita.
O método de preparo da pâte à bombe em banho-maria também pasteuriza os ovos, o que permite a utilização com segurança em preparações sem cozimento, como: mousse de chocolate, bolos de mousse, etc. O método de preparo com calda de açúcar não pasteuriza os ovos.
A pasteurização é o processo no qual certos alimentos são tratados com calor moderado, normalmente inferior a 100ºC, para tornar a comida segura. Segundo o manual de pasteurização de ovos produzido pela associação The American Egg Board, os métodos aprovados para pasteurização de ovos, usando apenas calor, são o aquecimento em temperatura de 56,7°C por 3,5 minutos ou 55,6°C por 6,2 minutos.
Como preparar o pâte à bombe?

Pâte à bombe
Video
Equipamento
- Balança de cozinha
- Batedeira com batedor globo ou batedor de arame/fouet
- Panela pequena para banho-maria
- Termômetro
- Tigela grande
Ingredientes
- ovos
- gemas de ovos
- de açúcar de confeiteiro/fino
- de água filtrada em temperatura ambiente
Instruções de Preparo
- Prepare o banho-maria: Numa panela média, coloque água até a metade e leve para ferver.
- Bata os ovos com açúcar: Adicione os ovos numa tigela e misture como se estivesse fazendo um omelete. Em seguida, adicione o açúcar e coloque a tigela sobre o banho-maria, certificando-se que a tigela não toca na água quente. Bata a mistura até que atinja 60°C e mantenha por 3,5 minutos. Desta forma, os ovos estarão pasteurizados. Utilize o termômetro, pois se a temperatura for superior, os ovos coagularão.
Onde usar o pâte à bombe?
Bolo Floresta Negra | Bolo genovês
A massa do bolo Floresta Negra é preparada pelo método espumoso com adição das gemas dos ovos pela preparação quente, bolo genovês (em inglês: genoise sponge e em francês: génoise) ou pela preparação fria, pão de ló (em inglês: sponge cake e em francês: biscuit).

Tiramisu | Tiramisù
O tiramisu é uma sobremesa italiana preparada com queijo mascarpone, ovos, açúcar, café, biscoito champanhe ou savoiardi (em inglês: sponge fingers ou ladyfingers e em francês: biscuit à la cuillère), cacau em pó.

Mousse de chocolate
O mousse de chocolate elaborado em confeitarias e restaurantes é preparado com a técnica pâte à bombe, pois neste método os ovos são pasteurizados. A pasteurização aumenta o tempo de prateleira do mousse de chocolate ou bolos preparados com mousse de chocolate.

Royal au chocolat ou Trianon
O royal au chocolat ou trianon é uma receita francesa de um bolo de chocolate composto por uma massa dacquoise (preparada com farinha de amêndoa, açúcar, ovos), um praliné crocante, envoltos em mousse de chocolate e coberto por uma fina camada de ganache de chocolate.

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria