Cereja | Tipos de Cereja

Cereja é uma fruta pequena, macia e arredondada com coloração que varia do vermelho claro ao escuro. Há dois tipos principais: Cerejas doces e cerejas azedas ou ginja.

Flor da cerejeira
Flor da cerejeira

Tipos de Cereja

Cereja doce

As cerejas doces são consumidas in natura e utilizadas na preparação de alimentos, como: geléias, bolos, tortas, sorvetes, iogurtes, etc.

 

Cerejas doces
Cerejas doces são consumidas in natura e utilizadas na produção de alimentos.

Cereja azeda

As cerejas azedas ou ginjas, geralmente vermelhas, são utilizadas na confecção de bebidas alcoólicas, como: kirsch e a ginja de Óbidos, em Portugal.

 ginja ou cereja azeda
A ginja ou cereja azeda é muito utilizada na produção de bebidas alcoólicas.

No Brasil, não há produção desta fruta ainda. Portugal produz diversas qualidades de cerejas na região central do país, sendo que o pico da estação são os meses de junho e julho. O festival da cereja ocorre em junho, na cidade de Fundão.

Como retirar o caroço

Alguns confeiteiros afirmam que os caroços adicionam um sabor amendoado na produção de sobremesas, mas podem ser um incômodo na hora de comê-las. A melhor maneira de retirar o caroço sem danificar a fruta, é utilizando um descaroçador de cerejas e/ou azeitonas.

Modelos de descaroçador de cerejas e/ou azeitonas
Descaroçador da marca americana Oxo e da marca checa Tescoma, comercializada em Portugal

Neste vídeo da rede de supermercados americana, Whole Foods, os apresentadores demonstram 4 maneiras de retirar o caroço da cereja: Esmagando-a com uma faca de chef, retirando o caroço com um clip de papel, cortando-a ao meio com uma faca de legumes e utilizando um descaroçador.

YouTube video

Onde usar cereja?

Bolo Floresta Negra

Bolo floresta negra (em alemão: Schwarzwälder kirschtorteé uma receita alemã de bolo de chocolate umedecido com um xarope à base de kirsch, recheio de chantilly com cerejas e cobertura com chantilly, raspas de chocolate e cerejas.

Floresta negra

Clafoutis

Clafoutis é uma receita francesa de um custard recheado com frutas, tradicionalmente cerejas pretas, assada  em uma forma ou frigideira de ferro amanteigada. Geralmente, o clafoutis é polvilhado com açúcar de confeiteiro e servido com chantilly.

clafoutis de cereja
clafoutis

Coulis de cereja

Coulis de cereja é um molho para sobremesas à base de purê de cereja levemente cozida. Possui sabor delicadamente azedo e sua textura é espessa, mas ainda fluida. A palavra francesa coulis origina-se do verbo couler que significa fluir em português.

"Coulis

Sorvete

Sorvete decorado com cereja
Decoração de sorvete

Quer aprender mais sobre culinária?