Arroz Integral Soltinho é uma receita preparada com arroz agulhinha/agulha integral, cebola, azeite de oliva ou óleo vegetal neutro, sal e louro (opcional). Esta receita é preparada pelo método pilaf, que se diferencia do método simples pelo uso de gordura (azeite de oliva ou óleo vegetal ou manteiga) e temperos.
O método pilaf é indicado para arroz integral do tipo grão longo, e é excelente para o preparo de receitas de arroz enriquecidas com outros ingredientes, tais como carne, frango, leguminosas, legumes ou castanhas.
Ingredientes para o Arroz Integral Soltinho
Arroz Integral de Grão Longo
A nossa receita de arroz integral soltinho é preparada com a variedade de arroz agulhinha/agulha integral, um tipo de arroz de grão longo, do grupo indica, que é excelente para receitas nas quais o arroz deve ser soltinho.
É possível preparar esta receita com arroz cateto integral, um tipo de arroz de grão curto, do grupo japonica, mas não terá o mesmo resultado, pois esta variedade é ideal para receitas nas quais o arroz deve ser cremoso, caldoso, em Portugal malandrinho.
Receita de Arroz Integral Soltinho
A nossa receita de arroz integral, preparada pelo método pilaf, produz um arroz muito soltinho. Este método de cozimento é realizado com a panela totalmente tampada, por isso utiliza-se uma quantidade menor de água – 1 xícara (200 g) de arroz integral para 1 3/4 xícaras de água (420 ml).
Todos os tipos de arroz absorvem água na proporção de 1:1, ou seja, 1 xícara de arroz absorve 1 xícara de água, e o restante da água é evaporada no processo de cozimento pelo método pilaf.

Arroz Integral Soltinho
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Panela média com 20 cm de diâmetro e tampa
- Papel toalha/rolo de cozinha
- Tábua de corte
Ingredientes
- 200 gramas de arroz agulhinha/agulha integral (1 xícara)
- 420 gramas de água filtrada ou caldo de legumes ou caldo de frango sem sal (420 ml | 1 3/4 xícaras)
- 50 gramas de cebola (1/4 unidade média)
- 14 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (16 ml | 1 colher de sopa)
- 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
- 0,5 grama de louro (opcional) (cerca de 1 folha)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Pique a cebola. Aqueça a água filtrada.
- Refogue a cebola: em uma panela média, aqueça o azeite de oliva ou óleo vegetal em fogo baixo. Em seguida, adicione a cebola e refogue, até que a cebola fique macia.
- Toste o arroz: quando a cebola estiver macia, adicione o arroz integral e toste até que a extremidade dos grãos fiquem levemente translúcidas. O arroz adquirirá um aroma que lembra castanhas.
- Adicione o arroz, a água e o louro: após tostar os grãos de arroz, adicione a água filtrada e quente, o sal e o louro (opcional). Misture bem e tampe totalmente a panela. Cozinhe até que não haja mais líquido, cerca de 20 a 22 minutos. O tempo de cocção do arroz pode variar dependendo da variedade de arroz integral ou marca. Verifique as instruções de cozimento na embalagem do produto.
- Finalize o arroz: Quando terminar a cocção do arroz, abra a tampa e coloque duas folhas de papel toalha entre a tampa e a panela. Deixe repousar por 5 minutos.O papel toalha absorverá o excesso de vapor, o que evitará que o arroz fique excessivamente cozido.
- Sirva o arroz: Sirva o arroz imediatamente ou refrigere.
IMPORTANTE
Dicas para servir arroz com segurança
O arroz cru pode conter esporos, células reprodutoras com capacidade de resistir ao calor e à dessecação (retirada da umidade), da bacteria Bacillus cereus. Em temperatura ambiente, estes esporos encontram as condições ideais para se transformarem em bactérias, se multiplicarem e produzirem toxinas que provocam intoxicações alimentares. O NKS – National Health Service, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, preparou as recomendações abaixo para servir arroz com segurança.- Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
- O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
- O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
- Não reaqueça o arroz mais de uma vez.
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica
Aprenda mais Receitas com Arroz
- Arroz à Grega (com vídeo)
- Arroz à Piamontese
- Arroz Biro-Biro (com vídeo)
- Arroz Carreteiro
- Arroz com Brócolis | Arroz de Brócolos (com vídeo)
- Arroz com Cenoura | Arroz de Cenoura (com vídeo)
- Arroz com Frango (versão libanesa)
- Arroz com Leite de Coco | Arroz de Coco |
- Arroz com Lentilhas | Mjadra | Mujaddara | Mejadra (com vídeo)
- Arroz com Linguiça (com vídeo)
- Arroz de Bacalhau
- Arroz de Feijão (com vídeo)
- Arroz de Tomate (com vídeo)
- Arroz Integral Simples | Arroz Integral Simples e Soltinho (com vídeo)
- Arroz Integral Soltinho | Método Pilaf
- Arroz Japonês (com vídeo)
- Arroz Simples | Arroz Branco Simples e Soltinho (com vídeo)
- Baião de Dois