Noz-moscada é uma especiaria muito aromática, utilizada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados. É um tempero bastante intenso com um aroma forte e distinto. Tem um sabor amendoado, adocicado e quente. Algumas pessoas mais sensíveis a pimentas podem achar também que é um pouco picante.
Normalmente este tempero é associado a pratos doces e condimentados, tais como biscoitos, bolos de especiarias, pudins, tortas e custards.
A noz-moscada também combina bem com muitos queijos, tornando-se um ingrediente comum em molhos e suflês de queijo. É um tempero comumente utilizado na preparação do molho béchamel.
Este tempero também complementa pratos de ovos, bem como vegetais como espinafre, berinjela, brócolis, cebola e repolho. Pratos de cordeiro do Oriente Médio, mortadela italiana e haggis escoceses são todos temperados com este tempero aromático também.
Nos Estados Unidos é utilizado na preparação do eggnog e de vinhos quentes durante o inverno.
Índice
Pratos tradicionais com noz-moscada
O molho béchamel é frequentemente temperado com noz-moscada.

Eggnog, uma bebida comum nos EUA durante os feriados de final de ano, é feita tradicionalmente com leite ou nata, açúcar, ovos crus, bebidas destiladas (brandy, rum ou whisky) e é temperada com baunilha ou noz-moscada e às vezes com cravos.

Na Itália, o tortellini é usualmente recheado com uma mistura de carne (lombo de porco, presunto cru, mortadela), queijo Parmigiano Reggiano, ovo e noz-moscada. É tradicionalmente servido em caldo de galinha (brodo).

Como comprar e armazenar a noz-moscada
Noz-moscada pode ser comprada em duas formas: inteiras ou moídas. A noz-moscada moída, embora conveniente, tende a perder seu sabor e aroma rapidamente. Por esta razão, a noz-moscada moída é geralmente vendida em quantidades muito pequenas.
Noz-moscada inteira é aproximadamente do tamanho de uma semente de damasco e tem uma vida útil indefinida. Para usar a noz-moscada inteira, deve-se usar um zester ou um ralador de noz-moscada para raspar uma pequena porção da semente. Por ter um aroma tão forte, apenas uma pequena quantidade é necessária para dar uma grande quantidade de sabor ao prato.
A noz-moscada ralada deve idealmente ser adicionada no final do processo de cozimento, uma vez que o calor diminui seu sabor.
Substitutos para a noz-moscada
Macis: é semelhante em sabor a noz-moscada, porque é uma parte do mesmo tempero e vem da mesma árvore. Mace é a membrana que reveste a semente da noz-moscada. Você pode substituir a noz-moscada em uma receita usando a mesma quantidade de macis.
Canela: apesar de ter um sabor um pouco diferente, ambos os temperos são muito perfumados e amadeirados e a canela pode ser um bom substituto para a noz-moscada, particularmente em sobremesas. A canela tem um sabor mais forte e pungente do que a noz-moscada e, portanto, é recomendável que você use menos do que noz-moscada. Utilize cerca da metade do que você utilizaria de noz-moscada em uma receita.
Garam masala: esta mistura de especiarias é usada em toda a Índia e Paquistão, bem como em cozinhas de vários outros países do sul da Ásia. As especiarias usadas para fazer o garam masala variam dependendo da região, mas a maioria das misturas inclui pimenta, canela e cominho, juntamente com noz-moscada e macis. O fato de conter noz-moscada e dois substitutos aceitáveis da noz-moscada torna essa mistura um bom substituto.
Benefícios e riscos da noz-moscada
No século 19, a noz-moscada era considerada abortiva, o que levou a numerosos casos registrados de intoxicação por noz-moscada. Embora usado como um tratamento popular para outras doenças, a noz-moscada não tem valor medicinal comprovado.
Em quantidades que excedem o seu uso habitual como tempero, a noz-moscada pode interagir com drogas ansiolíticas, produzir reações alérgicas, causar dermatite de contato, ou evocar episódios agudos de psicose. Comer 5-20 gramas de pó de noz-moscada (1-3 sementes inteiras) pode causar psicose.
Noz-moscada em outras línguas
Português: noz-moscada
Inglês: nutmeg
Francês: noix de muscada
Espanhol: nuez moscada
Italiano: noce moscata
Alemão: Muskatnuss

Molho béchamel | Molho branco
Video
Equipamento
- Balança de cozinha
- Panela média de aço inox com fundo reforçado
- Espátula de silicone ou similar
- Batedor de arame/fouet (opcional)
Ingredientes
- 25 g de farinha de trigo (3 colheres de sopa)
- 25 g de manteiga sem sal ou manteiga clarificada (4 colheres de chá)
- 300 g de leite integral/gordo (300 ml | 1 1/4 xícara)
- sal a gosto
- noz-moscada a gosto (opcional)
Instruções de Preparo
- Aqueça a gordura: Aqueça a manteiga até derreter.
- Adicione a farinha: Adicione toda a farinha e mexa para formar uma pasta.
- Cozinhe a mistura: Cozinhe o roux até que atinja a coloração desejada.
- Adicione o leite: Adicione o leite frio ou morno gradualmente.
- Cozinhe o molho: Cozinhe o molho até que atinja a textura desejada. Caso o molho não seja utilizado imediatamente, cubra com um plástico filme ou papel manteiga que deve tocar a superfície do molho.
Benefícios da noz-moscada para a saúde
Segundo alguns estudos médicos, a noz-moscada pode oferecer alguns benefícios para a saúde. No entanto, é muito importante consultar seu médico antes de consumí-la! Não é de forma nenhuma recomendado consumir noz-moscada em quantidades maiores do que aquelas normalmente utilizadas para o preparo de alimentos. Em grandes quantidades, a noz-moscada pode induzir à alucinações, é altamente tóxica e pode até levar à morte. Apenas 2 colheres de chá (5 gramas) já podem causar alguns sintomas de toxicidade.
Noz-moscada emagrece?
Não há nenhum estudo que indique que a noz-moscada ajudar a emagrecer.
Noz-moscada é bom para gases?
Não há estudos que comprovem que a noz-moscada tem efeitos benéficos para a redução de gases. A noz-moscada pode ser utilizada como substituto para adoçantes artificiais, que em alguns casos podem causar gases.
Noz-moscada é bom para pressão alta?
Não há estudos que apontem que a noz-moscada ajuda a reduzir a pressão alta. Um guia publicado pelo National Institutes of Health nos EUA sugere substituir o sal por especiarias (tal como a noz-moscada) para temperar a comida, o que ajudaria a reduzir a pressão pela redução no consumo de sódio.
Alguns estudos apontam que a noz-moscada não tem impacto relevante no nível de pressão sanguínea.
Noz-moscada serve para tratar diabetes?
Um estudo realizado com ratos diabéticos mostrou que o extrato de noz-moscada diminuiu significativamente os níveis de glicose no sangue e aumentou os níveis de insulina sérica.
Quer saber mais sobre temperos?
- Veja nosso Guia de Temperos
- Aprenda como fazer o molho béchamel
- Conheço a mistura garam masala
- Onde utilizar a canela
- Acesse nosso Curso de Gastronomia Grátis