Farinha de coco

Farinha de coco (em inglês: coconut flour e em francês: farine de coco) é uma farinha produzida com a polpa do coco seca, um subproduto natural da produção do leite de coco.

Esta farinha não contém glúten, por isso é uma excelente opção para as pessoas celíacas ou pessoas com intolerância ao glúten. Além disso, é uma farinha de baixo carboidrato, como a farinha de amêndoa. Por isso, é muito utilizada em dietas restritiva de grãos, como as dietas paleo e cetogênica.

Receita de farinha de coco caseira

Facilmente encontrada em grandes cidades do Brasil e Portugal. A alternativa para quem mora distante dos grandes centros, é preparar a sua própria farinha em casa, secando e moendo a polpa do coco, após a extração do leite de coco caseiro.

farinha de coco

Farinha de coco caseira

Video

YouTube video
Preparo 10 minutes
Tempo de Cozimento 45 minutes
Tempo Total 55 minutes
RefeiçãoPreparações de base

Equipamento

  • Balança de cozinha
  • Assadeira retangular com 20 x 30cm
  • Processador de alimentos ou liquidificador potente
  • Peneira

Ingredientes
  

  • 160 g de polpa de coco, após a extração do leite de coco

    (1 1/2 xícara)

Instruções de Preparo
 

  • Extraia o leite de coco: A farinha é produzida com a polpa de coco, na qual foi extraída o leite de coco. Veja como extrair o leite de coco caseiro.
  • Seque a polpa: Coloque a polpa numa forma e leve ao forno preaquecido a 50°C por 45 minutos ou até que não reste umidade na polpa. Retire do forno e espere esfriar.
  • Moa a polpa: Coloque a polpa seca em um multiprocessador ou liquidificador (potente) até que se forme uma farinha muito fina.
  • Peneire a farinha: Retire do multiprocessador e peneire a farinha numa tigela. Devolva os pedaços de polpa que não passaram pela peneira para o multiprocessador e bata novamente até que se forme uma farinha fina.
  • Armazene a farinha: Mantenha a farinha em um pote hermético, preferencialmente em refrigeração

Como substituir a farinha de trigo pela farinha preparada com a polpa do coco

A farinha preparada com o coco não é um substituto direto para a farinha de trigo. Além da ausência de glúten, esta farinha tem uma grande capacidade de absorção de líquidos, ou seja, é necessário ajustar os ingredientes líquidos para que a receita não se torne ressecada.

Ela funciona melhor em massas como panquecas, crepes, pães rápidos, muffins e bolos elaborados com óleo, ou seja, massas que são preparadas pelo método muffin. E geralmente em combinação com outras farinhas, como: farinha de amêndoa, farinha de avelã, farinha de castanha, farinha de trigo, fécula ou amido de mandioca, fécula de batata, etc.

Quer aprender mais sobre farinhas?