Biscoito champanhe ou savoiardi (em inglês: sponge fingers ou ladyfingers e em francês: boudoir (com textura seca) ou biscuit à la cuillère (com textura macia) ou biscuits champagne) são biscoitos preparados com ovos, açúcar granulado e farinha de trigo pelo método espumoso frio. São cobertos com açúcar cristal ou açúcar impalpável e algumas vezes, aromatizados com baunilha ou raspas de limão.
Este biscoito de origem incerta, era tradicionalmente servido com champanhe ou vinho em eventos festivos de nobres europeus e na festa de Natal. Atualmente, é muito utilizado na preparação de sobremesas, como: o tiramisu, a charlotte e o pavê.
O biscoito rosa (em francês: biscuit rose) é um tipo de biscoito champanhe preparado com um corante rosa natural que é produzido na região de Champanhe, na França, desde o século XVIII. Este biscoito é servido com champanhe, usualmente embebido. Também é muito utilizado no preparo de charlotte, principalmente de morango ou frutas vermelhas.
Utensílios especiais para o preparo da receita
Tapete de silicone
O tapete de silicone funciona como uma assadeira antiaderente que substitui a forma ou tabuleiro e o papel manteiga. Ele é reutilizável e facilita o trabalho, pois não há necessidade de untá-lo.

Saco de confeiteiro
A receita do biscoito champanhe possui uma massa delicada preparada pelo método espumoso frio e deve ser modelada com cuidado com saco de confeitar (em inglês: piping bag e em francês: poches à douilles) com bico de 12,7 mm de diâmetro ou 1/2″.

Receita de biscoito champanhe

Biscoito champanhe | Savoiardi
Equipamento
- Balança de cozinha
- Batedeira com batedor globo
- Saco de confeiteiro/pasteleiro com bico de 12,7 mm ou 1/2"
- Espátula de silicone ou similar
- Peneira
- Papel manteiga/vegetal
- Tabuleiro ou grade do forno ou forma grande
- Tigela grande
- Tigela média
Ingredientes
- 60 g de farinha de trigo (2/4 xícara)
- 25 g de fécula de batata (3 colheres de sopa)
- 75 g de açúcar branco (1/3 xícara + 1 colher de sopa)
- 3 gemas de ovos
- 2 claras de ovos
Instruções de Preparo
- Prepare o forno: Retire a grade ou tabuleiro do forno e preaqueça-o a 180°C.
- Prepare a forma: Coloque o tapete de silicone sobre a grade do forno. Caso utilize o papel manteiga, utilize uma forma grande ou o tabuleiro do forno. Mantenha fora do forno até a modelagem dos biscoitos.
- Prepare os ingredientes secos: Em uma tigela média, peneire a farinha de trigo e a fécula de batata com uma peneira fina. Repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
- Prepare o saco de confeitar: Monte o saco de confeitar com um bico rendondo com diâmetro em torno de 12,7 mm. Reserve.
- Bata as gemas e o açúcar: Bata as gemas e o açúcar até que a mistura se torne clara e volumosa ou o ponto de fita. ReservePonto de fita: Quando levantamos os batedores sobre a mistura, a massa deve cair lentamente formando uma fita que que se mantém por alguns minutos.
- Preparação das claras em neve com açúcar: Bata as claras com uma batedeira em velocidade baixa até que as claras se tornem espumosas. Neste ponto, adicione o açúcar pouco a pouco. Aumente a velocidade da batedeira e bata até que as claras estejam em picos firmes. Desligue a batedeira.Ponto de pico firme: Quando levantamos os batedores, forma-se um pico ereto que não se curva. Neste estágio, as claras atingiram seu volume máximo e não devem ser mais batidas.
- Combine as claras em neve com as gemas: Combine as claras em neve com a mistura de gemas e açúcar. Misture delicadamente com uma espátula, como se estivesse desenhando o número 8. Desta forma, o ar se manterá na massa.
- Combine as misturas: Combine a mistura de claras em neve, gemas e açúcar com a mistura de fécula de batata e farinha de trigo delicadamente com uma espátula, como se estivesse desenhando o número 8. Desta forma, o ar se manterá na massa. É muito importante que a mistura de fécula e farinha de trigo sejam peneiradas, pelo menos 2 vezes.
- Modele os biscoitos: Coloque a massa no saco de confeitar e modele os biscoitos sobre o tapete de silicone ou papel manteiga. Geralmente, os biscoitos tem entre 8 a 10 cm de comprimento, mas é possível fazer a versão mini com metade do tamanho.
- Decore os biscoitos: Polvilhe o açúcar impalpável a gosto sobre os biscoitos, antes de levá-los ao forno.
- Asse os biscoitos: Leve os biscoitos ao forno preaquecido e asse até que se tornem dourados, em torno de 10 a 12 minutos.
Como e onde usar o biscoito champanhe
Tiramisu
Tiramisu (em italiano: tiramisù) é uma sobremesa de origem italiana preparada com biscoitos champanhe embebidos em café, alternados com um creme preparado com queijo mascarpone, açúcar, ovos e algumas vezes vinho Marsala. Por fim, a sobremesa é polvilhada com cacau em pó.
Há diversas variações da receita, mas as principais são: o tiramisu de limão (em italiano: tiramisù al limone) e o tiramisu de pistache (em italiano: tiramisù al pistacchio).
Zuppa inglese
Zuppa inglese é uma sobremesa de origem italiana preparada com biscoitos champanhe ou pão de ló embebidos em licor Alkermes, alternados com um creme de confeiteiro e/ou chocolate e cobertos com creme de leite adocicado. Algumas receitas adicionam geleia de frutas, principalmente damasco.
A receita de origem incerta, é muito semelhante à receita inglesa Trifle e ao pavê brasileiro.

Charlotte
Charlotte ou Charlotte russe é uma sobremesa fria moldada, cilíndrica ou cônica, preparada com uma crosta de biscoitos champanhe ou fatias de pão de ló e um recheio que pode variar bastante, como: creme de confeiteiro, chantilly, mousse de chocolate ou mousse frutas, frutas frescas (morango, framboesa, maçã, pêra e banana), etc.
A sobremesa que foi criada pelo chef francês Marie-Antoine Carême, foi publicada em seu primeiro livro Le Pâtissier Royal Parisien (em português: O Confeiteiro Real Parisiense), de 1815.
Trifle
Zuppa inglese é uma sobremesa de origem inglesa preparada com biscoitos champanhe ou pão de ló embebidos em vinho fortificado, como o vinho do Porto (Portugal) ou vinho Madeira (Portugal), alternados com um creme de confeiteiro, frutas ou gelatina de frutas que são cobertos com creme de leite ou chantilly. Receitas modernas, incluem chocolate, baunilha, etc.
Esta receita é citada em livros ingleses desde o século XIX.
Pavê de chocolate
Pavê de chocolate é uma sobremesa brasileira preparada com biscoito champanhe ou Maria embebidos em calda de chocolate, algumas vezes incluindo bebida alcoólica. Estes biscoitos são alternados com creme de confeiteiro ou creme de leite condensado e cobertos com creme de leite batido com claras em neve ou merengue. Há diversas variações da receita, incluindo pavê de doce de leite, pavê de paçoca de amendoim, etc.
A receita de origem incerta, é muito semelhante à receita inglesa de Trifle e a receita italiana de Zuppa inglese.
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria