Calda de caramelo (em inglês: Caramel sauce e em francês: Sauce au caramel) é uma calda preparada com a adição de creme de leite fresco e baunilha na receita básica de caramelo. O creme de leite pode ser substituído por leite integral e manteiga.
Esta calda é perfeita para acompanhar diversas sobremesas, principalmente sorvetes e gelados.
A maioria das caldas prontas são preparadas com ingredientes artificiais.
Método de preparo da calda de caramelo
A técnica utilizada é o método úmido que consiste em umedecer o açúcar na panela com um pouco de água (calda de açúcar). Em seguida, aquecer a solução em fogo médio até que o açúcar caramelize. A água dissolve o açúcar e prolonga o tempo total de aquecimento, permitindo o desenvolvimento de sabores mais complexos. Como o processo é mais longo, é mais fácil preparar um caramelo mais claro.
Ponto do caramelo
O ponto do caramelo (em francês: Le caramel clair e em inglês: light caramel ou medium caramel) ocorre quando a temperatura está entre 160°C a 170°C e o açúcar liquefeito adquire uma tonalidade âmbar e um sabor mais rico.
A temperatura ideal para adição de outros ingredientes, como o creme de leite, a manteiga e a baunilha, é 175°C. Neste ponto, o caramelo terá uma textura mais macia e pegajosa quando arrefecer.
Ingredientes para a calda de caramelo
Açúcar branco | Açúcar granulado | Açúcar refinado
Açúcar granulado ou açúcar branco ou açúcar refinado (em inglês: granulated sugar ou white sugar ou regular sugar e em francês: sucre blanc) é o açúcar refinado com grãos pequenos, em torno de 0,5 mm de diâmetro, no qual todo o melaço foi retirado, seu teor de sacarose é de 99,9%.
O açúcar branco da marca brasileira União e da marca portuguesa Sidul
Creme de leite
O creme de leite é uma emulsão estável de gordura em água com composição similar à do leite integral, exceto pela alta quantidade de gordura. O teor de gordura é o fator que determina os diferentes tipos de creme de leite produzidos. O creme de leite para calda de caramelo deve conter no mínimo 30% de gordura.
Receita de calda de caramelo

Calda de caramelo
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Panela grande de aço inox com fundo reforçado
- Pincel de silicone (opcional)
- Termômetro (opcional, mas recomendado)
Ingredientes
- 240 g de açúcar branco (1 1/3 xícara)
- 110 g de água filtrada em temperatura ambiente (1/2 xícara | 110 ml)
- 180 g de creme de leite/nata (3/4 xícara)
- 5 g de extrato ou sementes de 1 fava de baunilha (opcional) (5 ml | 1 colher de chá)
Instruções de Preparo
- Misture o açúcar e a água: em uma panela grande, adicione água e açúcar e misture até que o açúcar se dissolva na água. Em seguida, limpe com um pincel os respingos da mistura na bordas da panela. Este processo evita a cristalização do açúcar.
- Caramelize o açúcar: leve a mistura de água com açúcar ao fogo e cozinhe em fogo médio-alto. Primeiro, começará a borbulhar nas bordas ou em apenas alguns pontos ao redor da panela. Logo, toda a superfície ferverá e o açúcar passará de opaco para claro.
- Gire a panela: quando o açúcar ganhar uma coloração âmbar, gire a panela suavemente para garantir que o açúcar cozinhe uniformemente. Não utilize uma colher ou espátula, pois o açúcar pode cristalizar.
- Aqueça o creme de leite/nata: aqueça levemente o creme de leite/nata no fogo ou microondas.Este procedimento reduz a formação de bolhas e vapor gerada pela adição do creme de leite no caramelo extremamente quente.
- Adicione o creme de leite/nata: quando todo o caramelo estiver com a tonalidade castanha (entre 171°C a 178°C), adicione o creme de leite/nata morno e mexa até incorporar. Retire do fogo e adicione a baunilha (opcional).
Video
IMPORTANTE
Dicas de Segurança
Ao cozinhar o açúcar, você está trabalhando com temperaturas muito altas e uma substância que é muito pegajosa e pode se grudar facilmente à pele. Aqui estão algumas dicas de segurança para trabalhar com caramelo.- Mantenha uma tigela grande de água gelada por perto. Se por acaso o açúcar espirrar na sua mão, você pode mergulhá-la rapidamente na água gelada.
- Use uma panela maior do que você acha que precisa. Por exemplo, use uma panela com capacidade para 2,5l para 1 xícara de açúcar. Em uma panela pequena o caramelo pode vazar, quando começar a borbulhar.
- Use uma colher ou espátula com uma alça longa, principalmente quando adicionar creme de leite ou outro líquido no caramelo. A adição de um líquido frio causará uma maior quantidade de borbulhamento e vapor.
- Fique perto e mentalmente presente. Ao trabalhar com açúcar quente derretido, é melhor não se afastar ou se distrair com seu telefone. O processo pode acontecer rapidamente, então continue a estar mentalmente presente para que você possa estar ciente do que está acontecendo.
Onde usar a calda de caramelo
Esta calda pode ser usada da mesma maneira que o caramelo salgado, principalmente como cobertura de bolos e sorvetes ou recheios de sobremesas
Cheesecake: Cheesecake clássico ou cheesecake nova iorquino (em inglês: New York cheesecake) é uma sobremesa composta de uma base crocante, elaborada com biscoito e manteiga e um recheio à base de cream cheese e custard. Esta sobremesa é geralmente servida com uma calda de frutas vermelhas, como o coulis ou calda de caramelo.
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda a preparar a receita francesa de caramelo salgado
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria