Coulis de cereja ou purê de cerejas é um molho para sobremesas preparado com cerejas, açúcar e suco de limão. Possui sabor delicadamente azedo e sua textura é espessa, mas ainda fluida. A palavra francesa coulis origina-se do verbo couler que significa fluir em português.
O coulis é muito mais fino que uma geléia ou glacê de frutas, pois é preparado com purê de frutas peneirado e diluído em água e/ou suco de limão. A técnica de cozimento é utilizada para o preparo de coulis com frutas mais firmes, como as frutas com caroço ou frutas pouco maduras.
As frutas naturamelmente macias são preparadas com a fruta crua, como o coulis de framboesa.
Receita de coulis de cereja

Coulis de cereja | Coulis de fruta cozida
Equipamento
- Balança de cozinha
- Descaroçador de cerejas (opcional)
- Espátula de silicone ou similar
- Liquidificador
- Panela média
- Peneira ou chinois
- Tigela
Ingredientes
- 300 g de cerejas frescas
- 50 g de açúcar branco ou de confeiteiro (1/4 xícara)
- 100 g de água filtrada em temperatura ambiente (100 ml | 2/4 xícara)
- 50 g de suco/sumo de limão ( 50 ml | 1/4 xícara)
Instruções de Preparo
- Prepare as frutas: Selecione frutas maduras. Lave, descasque e retire os caroços.
- Cozinhe as cerejas: Coloque as cerejas em uma panela com água e açúcar e deixe cozinhar até que as cerejas estejam bem macias, em torno de 10 minutos. Retire do fogo.
- Faça o purê de fruta: Coloque as cerejas e o suco de limão siciliano no liquidificador e bata até formar um purê cremoso. Não é necessário peneirar o purê de cerejas.
- Adicione os demais ingredientes: Adicione o açúcar de confeiteiro e o suco de limão siciliano no purê de cerejas peneirado e misture bem.
- Armazene: O coulis pode ser mantido na geladeira por até 24 horas, mas você pode congelá-lo em pequenas porções para utilizá-lo posteriormente.
IMPORTANTE
No vídeo abaixo, do canal L´Atelier des Chefs, o chef prepara um coulis de maçã verde utilizando a técnica para preparação de coulis com fruta cozida.
Onde usar o coulis de cereja
Você pode servir o coulis de frutas como um complemento para a maioria das sobremesas, principalmente sobremesas ricas em gordura.
Coulis de frutas e o plating
A Nouvelle Cuisine marcou uma mudança radical na aparência e apresentação de pratos e alimentos, o plating. O estilo quase barroco da cozinha clássica francesa foi substituído por um estilo elegante, simplificado, minimalista e quase elementar, inspirado no estilo japonês e no kaseiki.
Kaseiki é um estilo de cozinha tradicional japonesa em que uma série de pratos muito pequenos e delicados são preparados.
Foi a partir da nouvelle cuisine que o coulis de frutas começou a ser usado para criar desenhos. A técnica atingiu seu auge na década de 80, mas ainda é muito utilizada, pois adiciona um toque de cor e brilho na apresentação dos pratos.
Todas as frutas podem ser utilizadas na receita do coulis de fruta, mas na apresentação dos pratos são selecionadas as frutas mais coloridas, como: morango, framboesa, amora, manga, laranja, pêssego, maracujá, etc.
Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria