Brownie é uma receita americana de bolo preparado com chocolate meio amargo e/ou cacau em pó, manteiga, farinha de trigo, ovos, açúcar branco, açúcar mascavo, baunilha e café (opcional). Este bolo é geralmente servido como lanche, juntamente com leite ou como sobremesa, acompanhado de sorvete ou chantilly.
A primeira receita de brownie foi publicada em 1896 no livro Boston Cooking-School Book, da autora Fannie Farmer, embora acredita-se que a receita foi criada em 1893 pelo confeiteiro do Palmer House Hotel, em Chicago. Este hotel ainda serve a receita original.

Ingredientes do brownie
Há dois tipos de brownie que se diferenciam pela textura: cremosa e densa (em inglês: fudgy) e seca e macia (em inglês: cakey). Esta diferença é obtida com o balanceamento dos ingredientes, principalmente com a quantidade de farinha de trigo utilizada. Quanto mais farinha, mais próximo de um bolo de chocolate, quanto menos farinha, mais cremoso.
A cremosidade também está relacionada com a quantidade de gordura da receita, ou seja, a quantidade de manteiga e de manteiga de cacau, esta proveniente do chocolate.
Chocolate para brownie: Chocolate meio amargo + cacau em pó
Chocolate meio amargo
A receita do brownie é preparada com chocolate meio amargo. Embora seja possível prepará-la com outros tipos de chocolate, eles não são intercambiáveis, pois cada tipo de chocolate possui proporções muito diferentes de manteiga de cacau, partículas de cacau e açúcar.
O Cozinha Técnica recomenda a verificação da lista de ingredientes do chocolate utilizado nesta receita, pois a composição dos ingredientes de um chocolate pode variar bastante conforme a variedade e marca selecionada, principalmente nos itens porcentagem de cacau, porcentagem de gordura e quantidade de açúcar. Por exemplo: O chocolate ao leite possui no mínimo 25% de cacau, enquanto o chocolate meio amargo chega a 80%. Esta diferença muda completamente a receita.
Cacau em pó
Os grãos de cacau são fermentados, moídos e torrados para a formação dos nibs de cacau. Em seguida, a manteiga de cacau é extraída, e a parte sólida restante é moida, produzindo o cacau em pó. Este pó é naturalmente ácido e rico em amido, por isso substitui uma parte da farinha de trigo.
O cacau varia muito de sabor, dependendo do tipo de grão, de onde foi cultivado, da qualidade, do tempo de fermentação, da torração e da porcentagem de manteiga de cacau. Além disso, algumas marcas são alcalinizadas, ou seja, passaram por um processo de neutralização da acidez.
Este tipo de cacau em pó é mais escuro e geralmente contém um teor de manteiga de cacau mais elevado, o que resulta num bolo mais úmido e mais escuro.
Chocolate em pó é adicionado de açúcar, sendo que a quantidade de açúcar pode variar bastante dependendo da marca utilizada. Quando utilizamos o chocolate em pó, geralmente é necessário ajustar a quantidade de açúcar da receita, por isso verifique sempre a composição e lista de ingredientes de um chocolate em pó. Algumas marcas adicionam aromatizantes, como a baunilha.
Açúcar mascavo
Açúcar mascavo ou açúcar mascavado ou açúcar integral é um açúcar produzido com o caldo de cana evaporado até a cristalização. Este processo que é utilizado na Índia desde a Antiguidade, preserva o melaço natural e os nutrientes, por isso é considerado mais saudável.
Este açúcar aporta um sabor único e forte, proveniente do melaço, por isso fica excelente em bolos úmidos e escuros.
Baunilha
O extrato de baunilha é um aromatizante natural produzido com a vagem de uma orquídea do gênero vanilla. Este ingrediente possui um custo elevado e boa parte dos seus compostos aromáticos desaparecem com o calor elevado do forno, por isso deve ser reservado para receitas nas quais se aplica pouco ou nenhum calor, tais como: sorvetes, creme de confeiteiro e pudins.
Em receitas assadas, como bolos e brownie, utilize o aroma artificial de baunilha.
Receita de brownie
Nesta receita, os ovos e o açúcar são batidos até o ponto de fita. Esta técnica garante que o brownie terá uma casquinha leve e quebradiça e o interior cremoso (em inglês: fudgy brownie).

Brownie
Video
Equipamento
- Balança de cozinha
- Batedeira com batedor globo
- Espátula de silicone ou similar
- Assadeira retangular com 20 x 30cm
- Grade para resfriamento (opcional)
- Panela pequena para o banho-maria
- Papel alumínio (opcional)
- Peneira
- Tigela grande
Ingredientes
- 150 g de farinha de trigo (1 1/4 xícara)
- 300 g de chocolate meio amargo/negro (1 1/2 xícara)
- 14 g de cacau em pó natural/comum ( 2 colheres de sopa)
- 220 g de manteiga sem sal (1 xícara)
- 270 g de açúcar branco ( 1 1/2 xícara)
- 110 g de açúcar mascavo 1/2 xícara
- 5 ovos
- 10 g de extrato ou aroma de baunilha (2 colheres de chá)
- 5 g de pó de café forte (opcional) (1 colher de chá)
- 2 g de sal (1/2 colher de chá)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita.Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas desagradáveis no meio do processo.
- Prepare o forno: Preaqueça o forno a 180°C.
- Unte a forma: Unte a forma com manteiga amolecida e cacau em pó ou forre com papel alúminio.
- Prepare a mistura de ingredientes secos: Em uma tigela média, peneire a farinha de trigo e o cacau em pó com uma peneira fina. Repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
- Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria: Coloque uma panela com água no fogo médio. Quando a água estiver fervendo coloque uma tigela média em cima da panela. É importante que o fundo da tigela não toque na água fervendo.Em seguida, coloque o chocolate e manteiga cortada em cubos na tigela e mexa até que a mistura esteja homogênea. Retire do banho maria.
- Adicione a baunilha e o café (opcional): Primeiramente, adicione a baunilha na mistura de chocolate e manteiga e em seguida adicione o café (opcional) até que se forme uma mistura homogênea. Reserve.
- Prepare a mistura de ovos e açúcar: Em uma batedeira, adicione a pitada de sal, os ovos e o açúcar. Bata até que se forme um creme fofo e claro e a massa atinja o ponto de fita.Para verificar se a mistura atingiu o ponto de fita: Levante o batedor sobre a mistura, a massa deve cair lentamente formando uma fita que que se mantém por alguns segundos. Esta técnica garante que o brownie terá uma casquinha leve e quebradiça e o interior cremoso. Caso não deseje a casquinha crocante, adicione os ovos e o açúcar diretamente na mistura de chocolate, manteiga, baunilha e café (opcional), mexendo (sem bater) até que se forme uma mistura homogênea.
- Combine as misturas: Combine a mistura de ovos e açúcar com a mistura de chocolate, manteiga, baunilha e café (opcional). Faça movimentos delicados com uma espátula, como se estivesse desenhando o número 8. Desta forma, o ar se manterá na massa. Por fim, incorpore a mistura de cacau em pó e farinha de trigo da mesma maneira. É muito importante que esta mistura seja peneirada, pelo menos 2 vezes.
- Asse o brownie: Leve o brownie ao forno para assar por 35 a 40 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado. Quando o bolo estiver alto e o topo estiver cozido, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o bolo com a ponta de uma faca ou palito. A ponta da faca deve conter um pouco de resíduo, pois o interior é úmido.
- Desenforme o bolo: Deixe esfriar, passe uma faca em torno da borda interna da forma para soltar o bolo. Com muito cuidado, coloque-o de cabeça para baixo em uma tábua de corte plana. Corte em quadrados e sirva com chantilly ou sorvete.
IMPORTANTE
Onde comer brownie nos Estados Unidos
A receita original no Palmer House Hotel, em Chicago

O premiado brownie da padaria Baked, em Nova Iorque.

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!
- Conheça os tipos de chocolate em pó
- Aprenda como assar e cozinhar alimentos em Banho-maria
- Conheça os tipos de baunilha
- Glossário de técnicas de confeitaria / pastelaria