Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada é resultado do cozimento das cebolas cruas até que os açúcares naturais presentes nas cebolas escureçam e criem novos aromas e compostos de sabor. Estas cebolas são conhecidas pelo sabor doce e amendoado e pela cor castanha.

Neste processo ocorrem duas reações diferentes: a caramelização e a reação de Maillard

Ingredientes para a Cebola Caramelizada

Cebola 

Esta receita é preparada com a cebola amarela/comum, que possui alto teor de enxofre, por isso consegue manter a pungência mesmo após um cozimento longo, como o utilizado no processo de caramelização.

Embora seja possível caramelizar todos os tipos de cebola, os resultados são diferentes, devido ao teor de açúcar e teor de enxofre, o responsável pela pungência (cheiro e sabor forte).

Manteiga

Esta receita é preparada com manteiga, pois os sólidos do leite auxiliam no processo de escurecimento e adicionam sabor. A utilização da manteiga sem sal, permite um controle maior da quantidade de sal utilizada na receita.

Receita de Cebola Caramelizada

Nossa receita de cebola caramelizada utiliza manteiga para realçar o sabor da cebola. Não é necessário adicionar açúcar, já que o açúcar natural da cebola é suficiente para que ela caramelize.

Receita de Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada

Receita preparada com cebola, manteiga, sal e pimenta-do-reino/pimenta-preta. Nenhum açúcar é adicionado, já que o próprio açúcar natural da cebola será suficiente para a caramelização.

Video

YouTube video
Preparo 10 minutes
Tempo de Cozimento 1 hour 30 minutes
Tempo Total 1 hour 40 minutes
RefeiçãoPrato principal, Preparações de base
CozinhaFrancesa
Serve 400 gramas

Equipamento

  • Balança de cozinha
  • Espátula de silicone ou similar
  • Faca de chef ou similar
  • Frigideira grande com tampa (preferencialmente antiaderente)
  • Tábua de corte

Ingredientes
  

  • 1 quilo de cebola
  • 60 gramas de manteiga sem sal (4 colheres de sopa)
  • 9 gramas de sal (1 1/2 colher de chá)
  • 1 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/2 colher de chá)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    cebola caramelizada
  • Corte as cebolas: descasque e corte as cebolas em fatias médias. Não corte em fatias finas pois elas diminuirão muito de tamanho.
    cebola caramelizada
  • Derreta a manteiga: coloque a frigideira em fogo médio-alto e derreta a manteiga.
    cebola caramelizada
  • Adicione todos os ingredientes: adicione as cebolas, o sal e a pimenta-do-reino/pimenta-preta e mexa de vez em quando, até que as cebolas fiquem transparentes, cerca de 8 a 10 minutos. Se preferir, tampe a panela para acelerar o processo.
    cebola caramelizada
  • Cozinhe as cebolas: reduza o fogo para a temperatura baixa e cozinhe, mexendo frequentemente, por cerca de 1 h a 1h30 min. Aos poucos as cebolas ficarão com uma coloração marrom-dourada e um sabor bastante adocicado.
    Se o fundo da frigideira começar a queimar, adicione uma colher de água e raspe o fundo. Adicione mais uma colher de água sempre que o fundo voltar a queimar.
    cebola caramelizada
  • Coloração das cebolas após 30 min de cozimento.
    cebola caramelizada
  • Coloração das cebolas após 1 h de cozimento.
    cebola caramelizada
  • Coloração das cebolas após 1 h 30 min de cozimento.
    cebola caramelizada
  • Armazene: a cebola caramelizada pode ser refrigerada em recipiente fechado por até 1 semana. Reaquecer antes de servir.
    Rende de 200 a 400 gramas de cebola caramelizada, dependendo do tempo de cozimento.
    1 quilo de cebola rende 400 gramas de cebola caramelizada

Onde usar Cebola Caramelizada

Sopa de Cebola Gratinada

A sopa de cebola gratinada é preparada com cebola caramelizada, alho, caldo de carne e vinho branco. Esta sopa é servida com fatias de pão e queijo Gruyère ou similar.

Hambúrgueres  & Sanduíches

A cebola caramelizada acompanha muito bem carnes grelhadas e queijos, por isso é um excelente complemento para hambúrgueres e sanduíches.

Tartes

Esta cebola é muito utilizada em recheios de tartes, principalmente com queijo.

Relish e Chutneys

Há vários molhos do tipo relish e chutneys preparados com cebola caramelizada que são utilizados para acompanhar queijos, sanduíches e hambúrgueres.

Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica