Salada russa ou salada de maionese (em inglês: Olivier salad ou Russian salad) é uma receita de salada preparada com vegetais cozidos e cortados em cubinhos, maionese e sal. No Brasil, geralmente prepara-se com batata, cenoura, ervilha, cebola, vagem ou feijão verde, maionese, pimenta-preta e sal. Há variações que incluem palmito, salsão ou aipo, atum, maçã-verde, ovos cozidos, entre outros ingredientes.
A receita foi criada pelo chef Lucien Olivier, sócio do restaurante Hermitage, em Moscou, no século XIX. A primeira receita foi publicada no livro da autora P. Alexandrova, em 1897. Esta receita era preparada com perdiz, lagostins, batatas, pepino, alface, alcaparras, azeitonas e maionese.

A primeira receita de salada russa ou salada Olivier foi publicada no livro (em português: Os fundamentos práticos das artes culinárias), da autora P. Alexandrova, em 1897
Os ingredientes desta salada foram simplificados, principalmente após a revolução russa e as guerras mundiais. Atualmente, nos lares russos, uma salada Olivier é preparada com batata, picles, ovos, ervilhas, presunto, maionese e sal.
A salada Olivier, nos lares russos, é preparada com batata, picles, ovos, ervilhas, presunto, maionese e sal.
Ingredientes da salada russa
Este é um prato muito simples de fazer, cujo sucesso se baseia na qualidade e frescura dos ingredientes.
Os vegetais utilizados nesta receita possuem tempo de cocção diferenciados, por isso o cozimento é realizado no vapor e em etapas distintas. Este processo evita que a textura dos vegetais fique diferente, alguns extremamente moles, pois estão excessivamente cozidos e outros rígidos, pois não estão cozidos adequadamente.
Não recomendamos a utilização de seleta de legumes congeladas, pois o cozimento de todos os vegetais acontece simultaneamente, o que prejudica a textura dos vegetais.
Batata
Batata Cerosa | Batata para cozer
As batatas cerosas possuem menor teor de amido, entre 16 a 18%, e mais água. São mais ricas em amilopectina. As células desta batata ligam-se quando cozidas, resultando numa textura mais úmida e densa que permite manter os pedaços intactos.
No Brasil, as principais variedades de batata cerosa são Cupido, Elisa e Macaca. Em Portugal, as principais variedades de batata cerosa são Marabel e Manitou.
A batata cerosa é adequada para aplicações que requerem uma batata firme, como: saladas com batata, ensopados e sopas com pedaços inteiros de batata.

Embalagem de batata para cozer comercializadas em Portugal
Também, é possível utilizar as batatas multiúso que possuem teor médio de amido, entre 18 a 20%. No Brasil, as principais variedades de batata comercializadas são Ágata, Ana, Asterix, Baraka, Baronesa, Cristina, Cristal, Monalisa e Mondial. Em Portugal, as principais variedades de batata farinhenta são Asterix, Fontane, Pamela e Yona.
Maionese
Esta receita pode ser preparada com maionese caseira ou industrializada. A maionese caseira é preparada com ovos crus, por isso há um pequeno risco de contaminação com Salmonella. Caso deseje saber mais sobre Salmonella: Ministério da Saúde do Brasil e ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica de Portugal.
Atum em Conserva | Atum em lata
O atum em conserva é muito utilizado na Espanha, onde a salada russa (em espanhol: ensaladilla rusa) é servida como tapa ou petisco em bares, principalmente no sul. Este é um ingrediente opcional que pode ser retirado se a salada for servida com carnes grelhadas.
Receita da salada russa | Salada de maionese

Salada russa | Salada de maionese
Equipamento
- Balança de cozinha
- Descascador de legumes (opcional)
- Faca de chef ou similar
- Panela grande com cesto de cozimento a vapor
- Tábua de corte
- Tigela grande
Ingredientes
- 300 g de batata cerosa (Cupido, Elisa, Macaca, Marabel e Manitou) ou multiúso (Ágata, Ana, Asterix, Baraka, Baronesa, Cristina, Cristal, Monalisa, Mondial, Asterix, Fontane, Pamela e Yona) (6 unidades pequenas | 1 1/2 xícara de batata cortada em cubinhos de 1 cm)
- 200 g de cenoura (3 unidades médias | 1 xícara de cenoura cortada em cubinhos de 1 cm)
- 80 g de ervilhas congeladas (1/2 xícara)
- 80 g de vagem ou feijão verde frescos ou congelados (1/2 xícara cortada em cubinhos de 1 cm)
- 80 g de salsão/aipo (1 talo grande | 1/2 xícara de salsão cortado em cubinhos de 1 cm)
- 80 g de atum em conserva drenado, ao natural ou em azeite de oliva (opcional) (1 lata)
- 50 g de cebola (1 unidade média)
- 60 g de maionese caseira ou industrializada (1/4 xícara)
- 1/2 colher de chá de sal
- de pimenta-preta/pimenta-do-reino a gosto
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Lave as batatas, cenoura, vagem e salsão. Descasque as batatas e cenouras.
- Pique a cebola: Com o auxílio de uma faca afiada, pique a cebola. Em seguida, coloque-a em uma tigela grande. Reserve.
- Corte os vegetais: Com o auxílio de uma faca afiada, corte as batatas, cenouras, vagem e salsão ou aipo em cubinhos de 1 cm. Reserve.
- Cozinhe os vegetais: Coloque água em uma panela grande e leve para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque um cesto de cozimento em vapor com as batatas, cenoura, salsão e vagem (se for fresca) sobre a panela com água fervendo. Cozinhe por 12 a 15 minutos. Para saber se os vegetais estão cozidos, fure-os com um garfo ou faca afiada que deve furá-los com facilidade. Ou experimente-os. Reserve.Em seguida, cozinhe a ervilha e a vagem ou feijão verde (se for congelado) por 5 minutos. Coloque os vegetais cozidos em uma tigela grande. Reserve.
- Misture os vegetais cozidos, cebola e o atum (opcional): Coloque os vegetais cozidos na tigela grande, juntamente com a cebola picada e misture bem. Em seguida, desfie o atum (opcional) em conserva drenado e coloque-o com os vegetais, misture bem. Espere uns 10 minutos para que os vegetais esfriem um pouco.
- Adicione a maionese: Coloque a maionese e misture delicadamente, até que todos os ingredientes estejam cobertos pela maionese. Em seguida, prove e ajuste o sal e coloque pimenta-preta a gosto. Mantenha em refrigeração até o momento de servir.
Video
Quer aprender a preparar outras saladas tradicionais?
- Da Grécia, a salada mais popular do mundo: Salada Grega
- Da Alemanha: Salada de Batata (sem maionese)
- Dos EUA: Coleslaw | Salada de Repolho
- Da França: Tomate Confit
- Da Itália: Salada Caprese
- Da Itália: Salada de Macarrão
- Do Japão: Sunomono | Salada de Pepino Japonês Agridoce
- Do México: Guacamole
- Do Oriente Médio: Tabule | Salada de Salsinha
- Da Península Ibérica: Salada de Grão-de-Bico
- Da Península Ibérica: Salada de Bacalhau com Grão-de-Bico
- Da Polônia: Salada de Cenoura com Maçã Verde
- Da Rússia: Salada Russa | Salada de Maionese