Tortilha de trigo ou tortilha de farinha de trigo (em espanhol: tortilla de harina ou tortilla de trigo) é um pão achatado, não levedado (sem fermento biológico), típico do norte do México.
O que é Rap10?
Rap10 é o nome dado pela empresa mexicana Bimbo para sua tortilha de farinha de trigo no Brasil. Para mais informações, consulte o site do produto: https://www.rap10.com.br/
Receita de Tortilha de Trigo (“Rap10”)
Esta receita de tortilha permite fazer uma tortilla extremamente macia e fina, e sem nenhum tipo de aditivo químico. Além disso ela continua macia por vários dias: esquente-as por 15 segundos no microondas ou em temperatura baixa em uma frigideira e ela voltará a ficar macia.
Para abrir a massa bem redonda, é importante que a superfície de trabalho esteja bem polvilhada com farinha, assim como o rolo de massa. Além disso, polvilhe bem a bola de massa com farinha e deixe uma porção de farinha por perto para polvilhar a superfície de trabalho sempre que a massa começar a grudar. Use a farinha sempre em pequenas quantidades para que a massa não fique seca.
Esta é uma massa bem fácil de abrir com a mão. Se necessário, ajusta a massa com as próprias mãos ao final para que ela fique redonda.

Rap10 – Tortilha Mexicana de Trigo
Equipamento
- Rolo de massa
- Plástico filme/película aderente
- Tigela grande
- Frigideira grande (ou crepeira)
- Espátula de silicone ou similar
Ingredientes
- 300 gramas de farinha de trigo
- 180 ml de água filtrada morna (43 a 48 graus Celsius)
- 1 colher de chá de fermento em pó químico (fermento " Royal")
- 1 colher de chá de sal
- 50 gramas de manteiga sem sal (ou banha de porco ou gordura vegetal)
Instruções de Preparo
- Misture os ingredientes secos: em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento químico
- Misture a manteiga: corte a manteiga em cubinhos e misture a manteiga e a farinha com a ponta dos dedos (em francês: sabler), até que toda a farinha tenha absorvido a manteiga. O resultado final é uma farinha amarelada e parecida com uma areia fina.
- Adicione a água: esquente a água até a temperatura de 43 a 48 graus Celsius (é possível deixar o dedo na água por cerca de 5 segundos). Adicione a água à farinha e mexa com uma espátula até virar uma massa única.
- Sove a massa: sove a massa por poucos minutos, até que fique uma massa homogênea (3 a 5 minutos). Não queremos desenvolver muito glúten, por isso a sova deve ser curta.
- Divida em bolinhas: divida a massa em 10 bolinhas de cerca de 50 gramas cada. Cubra com plástico filme e deixe repousar por pelo menos 30 minutos.
- Faça as tortilhas: polvilhe farinha no rolo de massa, na superfície de trabalho e na bolinha de massa. Abra a massa em discos bem finos (se preferir, abra a massa e depois corte com uma tampa de panela).
- Esquente a tortilha: coloque a frigideira em fogo médio-alto e esquente as tortilhas à medida que as abre. Esquente por apenas 30 segundos de cada lado, assim elas ficarão tostadas mas ainda macias
- Coloque dentro de um pano: à medida que as tortilhas ficam prontas, conserve-as dentro de um pano limpo para que o calor e a umidade sejam conservados
- Conserve em geladeira: coloque as tortilhas frias dentro de um saco plástico (tipo ziploc) e leve-as à geladeira. Para esquentá-las, use uma frigideira ou coloque por 15 segundos no microondas – elas ficarâo bem macias e quentes.