Caldo de galinha, às vezes chamado de caldo de frango, é uma preparação de base muito usada na culinária. Normalmente é feito com restos de carne e ossos de frango, além da adição de vegetais aromáticos (mirepoix: cenoura, aipo/salsão e cebola), ervas aromáticas e sal/pimenta.
O sabor de um bom caldo de galinha não deve dominar o sabor de um prato feito com ele; o que queremos é que o sabor do prato seja enriquecido pelo sabor do caldo de galinha.
Onde utilizar o caldo de galinha | caldo de frango?
Caldo de galinha é um dos principais ingredientes utilizados por chefs para adicionar sabor a um prato. Utilize, por exemplo, na preparação dos seguintes pratos:
- Risotos
- Polentas
- Sopas e ramen (lamen)
- Caçarolas
- Pilaf
- Molhos
- Saladas (salada alemã de batata, por exemplo)
Qual carne utilizar para preparar o caldo de galinha| caldo de frango?
Um caldo de galinha pode ser feito com a galinha/frango inteiro, com restos de frango ou com pedaços do frango. Em restaurantes, onde há um grande volume de pratos com frango sendo prepados, é mais fácil e econômico preparar o caldo de galinha com restos de frango. Em casa, é mais conveniente utilizar partes mais baratas do frango.
Peito de frango produz um caldo de galinha claro e bastante saboroso, mas é muito caro. A coxa também produz um caldo claro, mas mais turvo. A opção normalmente mais utilizada são as asas de frango: produz um caldo com bom sabor, claro e transparente, e barato. Por ter bastante cartilagens, o caldo terá uma boa espessura.
Utilize asas de frango na proporção 1:2 para a quantidade de água. Isto é, 1 quilo de asas para 2 litros de água.
Devo jogar fora os ingredientes do caldo de galinha depois de preparar o caldo?
Sim e não. A carne de frango provavelmente estará demasiadamente cozida e dura e os legumes terão menos sabor. Mas tanto a carne quanto os legumes podem ser reaproveitados, mas terão muito menos sabor e menos nutrientes.
O caldo de galinha deve ficar gelatinoso?
Quando cozinhamos pedaços de frango – completo com ossos, pele e carne – iremos extrair o colágeno dos ossos. É esse colágeno que causa a gelificação do caldo de galinha. Esse processo não só é completamente natural, como também é um sinal de que o caldo tem um sabor rico e está bem feito.

Fazer um caldo de galinha | caldo de frango com asas de frango é um forma fácil de conseguir esse resultado. As três articulações de uma asa de frango estão cheias de cartilagem e, portanto, de colágeno.
Em último caso, é possível obter a textura gelatinosa adicionando folhas de gelatina ao caldo.
Receita de Caldo de Galinha | Caldo de Frango
Nossa receita de caldo de galinha (caldo de frango) utiliza ingredientes fáceis e baratos de serem encontrados em qualquer supermercado. É possível utilizar a carcaça do frango no lugar das asas de frango, mas a asa de frango é barata, fácild e ser comprada e não precisamos da amizade do açougueiro para conseguí-las. E além disso produz um caldo de características similares todas as vezes que preparamos.
Na receita abaixo utilizamos o mínimo de tempero possível, pois temperos podem ser adicionados à receita final.
Esta receita é para um caldo de galinha claro. Para um caldo escuro, os ingredientes devem ser assados (em breve publicaremos a versão do caldo de galinha escuro).

Caldo de Galinha | Caldo de Frango
Video
Equipamento
- Panela grande (de 4 litros)
Ingredientes
- 1 quilo de asas de frango
- 2 litros de água filtrada em temperatura ambiente
- 100 gramas de cenoura
- 100 gramas de salsão/aipo
- 100 gramas de cebola (1 cebola pequena)
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho
- de sal e pimenta-do-reino (opcional)
- 2 folhas de gelatina (opcional)
Instruções de Preparo
- Cortar vegetais: lave vegetais e corte cebola e salsão em pedaços médios (2 a 3 cm); corte a cebola em 4 pedaços; estes são os vegetais típicos do mirepoix
- Cortar frango: corte asas de frango em 2 pedaços
- Lavar frango: caso haja sinais de sangue, lave os pedaços de frango para que o sangue não interfira na cor e sabor do caldo
- Temperos: temperos (ervas, alho, sal e pimenta) são opcionais e podem ser adicionados na receita final ao invés de adicionados ao caldo. Em nossa receita, adicionamos uma colher de chá de pimenta-do-reino, 1 colher de chá de sal, 2 folhas de louro e 2 dentes de alho inteiros.
- Cozinhar: coloque a água, frango, legumes e temperos na panela grande e deixe ferver
- Cozinhar: quando ferver reduza o fogo e deixe cozinhar com uma fervura bem leve (simmering) por 2 horas. Com a fervura leve não é necessário retirar as impurezas da superfície durante o cozimento.
- Filtrar: para retirar impurezas e deixar o caldo mais transparente, coe o caldo de galinha com um coador de malha bem fina. Se preferir um caldo bem transparente, é possível utilizar um filtro de papel (filtro "melitta")
- Refrigerar: coloque em um pote grande e deixe refrigerar por pelo menos 6 horas. Será mais fácil separar a gordura e impurezas depois disso
- Limpar: retire gordura e impurezas que ficaram na superfície do caldo
- Caldo gelatinoso: um caldo bem executado ficará gelatinoso, em razão da extração do colágeno dos ossos do frango.
- Engrossar (opcional): se o caldo estiver muito fino, leve ao fogo, ferva, desligue o fogo e adicione a gelatina; depois refrigere ou congele
- Guardar: pode ser mantido em geladeira por 5 dias ou no freezer por 6 meses
Quer aprender mais sobre caldos, sopas e molhos?
- Como preparar um caldo de legumes excelente para risotos
- Aprenda a preparar um dos pratos mais tradicionais de Portugal: caldo verde
- Faça a melhor sopa de legumes
- Entenda tudo sobre o aipo/salsão
- O que é e para que serve o mirepoix?