Nossa receita de caldo de legumes fica pronta em cerca de 1 hora. Pode ser consumida pura ou utilizada para dar sabor a outros pratos, como sopa, risotos, etc.
Não é necessário utilizar temperos em um caldo de legumes, assim como não é necessário adicionar sal e pimenta. Estes são ingredientes que sempre podem ser adicionados durante a preparação do prato final. Assim temos mais flexibilidade para ajustar os temperos de acordo com a utilização final do caldo de legumes.
Onde utilizar caldo de legumes?
Caldo de legumes é utilizado em diversas preparações, muitas vezes como uma alternativa vegetariana – ou mais fácil de ser feita – ao caldo de galinha/frango ou ao caldo de carne.
Utilize, por exemplo, na preparação dos seguintes pratos:
- Risotos
- Sopas
- Caçarolas
- Pilaf
- Molhos
- Saladas (salada alemã de batata, por exemplo)
Quais vegetais utilizar no caldo de legumes?
Três vegetais são os mais utilizados no preparo do caldo de legumes: cebola, cenoura e aipo/salsão. Eles adicionam muito sabor sem se sobrepor ao sabor dos ingredientes do prato a ser preparado.
Além desses, outros vegetais são muito utilizados, tais como cogumelos, tomates e alho-poró. Abobrinha e vagem deixam o caldo amargo quando cozidas por longos períodos.
Alguns vegetais não são recomendados para o preparo do caldo de legumes, pois eles não se comportam bem em cozimentos longos. Evite a utilização de batatas, pois elas deixarão o caldo pegajoso e turvo.
Muitas receitas recomendam a utilização de alho, assim como de ervas aromáticas, no preparo do caldo de legumes. Sugerimos que estes ingredientes sejam evitados, a menos que já se saiba onde o caldo será utilizado. Por essa mesma razão não adicionamos sal na nossa receita de caldo de legumes.
Lembre-se de guardar a casca de queijos duros, como o parmesão e o grana padano. Estas cascas podem ser colocadas no caldo de legumes e adicionam sabor umami à receita.
Receita de Caldo de Legumes Caseiro
Nosso caldo de legumes é feito com os 3 vegetais principais (cebola, cenoura, aipo/salsão) e também com tomate. Não adicionamos sal, alho, nem ervas aromáticas (com exceção do louro), já que podemos adicioná-los depois no preparo da receita final.
Caso tenha disponível, sugerimos acrescentar a casca do queijo parmesão durante o cozimento do caldo. Adicionará mais umami ao sabor do caldo de legumes. Por outro lado, o caldo deixará de ser vegano.

Caldo de Legumes
Equipamento
- Panela grande
- Frigideira antiaderente (para tostar a cebola)
Ingredientes
- 200 gramas de cenoura
- 150 gramas de salsão/aipo
- 150 gramas de cebola ( 1 cebola média )
- 150 gramas de tomate ( 1 tomate )
- 2 litros de água filtrada em temperatura ambiente
- 2 folhas de de louro (opcional)
Instruções de Preparo
PREPARAR INGREDIENTES
- Cebola: descasque a cebola e corte em 4 pedaços
- Tomate: corte o tomate em 4 pedaços
- Cenoura: descasque a cenoura e corte em pedaços grandes, de 3 a 4 centímetros
- Aipo/salsão: remova as folhas e a parte final do talo, e corte em pedaços grandes, de 3 a 4 centímetros
COZINHAR O CALDO
- Tostar cebola: Coloque uma frigideira antiaderente em fogo alto. Adicione os pedaços de cebola e deixe tostar um pouco em todos os lados (sem adicionar óleo ou azeite), por cerca de 5 minutos; isso realçará o sabor da cebola no caldo de legumes
- Cozinhar o caldo: coloque todos os ingredientes (legumes, temperos e água) em uma panela grande e leve ao fogo alto, até começar a ebulição
- Cozinhar o caldo: quando chegar ao ponto de ebulição, reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por 1 hora
- Retirar os legumes: o caldo estará pronto quando tiver reduzido em cerca de 1/3 e tiver uma cor amarelada. Retire os legumes e descarte-os ou use-os para uma sopa ou molho (eles terão perdido parte do sabor, que está no caldo)
- Filtrar: com um coador fino, filtre o caldo.
- Armazenar: esta receita rende cerca de 1 litro de caldo de legumes. O caldo de legumes pode ser guardado no refrigerador por 4 dias ou congelado por 1 mês