Crumble de maçã (em inglês: apple crumble) é uma receita de origem inglesa preparada com maçã, farinha de trigo, aveia (opcional), manteiga, açúcar demerara ou açúcar mascavo, suco/sumo de limão, frutos secos (opcional), sal e especiarias, tais como a canela ou o gengibre ou a noz-moscada (opcional). Esta sobremesa é geralmente consumida com sorvete de creme ou chantilly.
Como pronunciar crumble?
Acredita-se que a sobremesa foi criada no período da II Guerra Mundial, como uma simplificação da torta de maçã. Segundo artigo do jornal The Guardian, a receita foi publicada pela primeira vez no livro americano Boston Cooking-School Cookbook, da autora Fanny Farmer, edição de 1950.

No Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, os termos crumble e crisp são frequentemente usados para a mesma sobremesa. Nos Estados Unidos e Canadá, somente a receita de crisp de maçã possui aveia e frutos secos.
Ingredientes para o Crumble de Maçã
Uma boa receita de crumble é o resultado do equilíbrio entre as duas camadas da sobremesa – a base elaborada com fruta assada e a cobertura crocante, chamada de streusel.
O streusel é uma preparação elaborada com açúcar, manteiga gelada e farinha de trigo, na proporção 1:1:2. Esta proporção e a temperatura da manteiga criam uma textura muito crocante, semelhante a uma farofa doce. A manteiga derretida ou em temperatura ambiente fará com que o streusel torne-se uma massa compacta.
Além dos ingredientes básicos, é possível adicionar frutos secos e diversas especiarias ao streusel. É possível também variar o tipo de açúcar (demerara, mascavo, coco, etc), embora esta alteração afete a coloração e o sabor da cobertura.
Maçã
Há diversas variedades que são divididas em 4 grandes grupos: maçãs de mesa ou maçãs para sobremesa, maçãs para culinária, maçãs multiúso (utilizadas para cozinhar e consumo in natura) e maçãs para sidra.
Nesta receita podem ser utilizadas maçãs multiúso e maçãs para culinária. As maçãs para culinária, que possuem gosto mais azedo, são usadas principalmente para cozinhar, pois a sua polpa mais firme mantém-se inteira no cozimento. As maçãs para sobremesa são geralmente consumidas cruas.
No Brasil e em Portugal, recomendamos a utilização das maçãs multiúso Granny Smith (verde), Golden Delicious (amarela) e Fuji (vermelha).
Aveia em Flocos | Aveia em Flocos Grossos
A aveia em flocos grossos é um ingrediente opcional, mas que aumenta a crocância da cobertura, pois este floco possui uma superfície grande que se torna crocante ao assar.
Receita de Crumble de Maçã

Crumble de Maçã
Equipamento
- Balança de cozinha
- Descascador de legumes (opcional)
- Espátula de silicone ou similar
- Forma retangular de 20 x 15 x 5 cm ou similar
- Tábua de corte
- Tigela grande
- Tigela média
Ingredientes
- 300 g de maçãs Fuji (vermelha) ou Golden Delicious (amarela) ou Granny Smith (verde) (peso descascado, sem miolo – cerca de 2 unidades grandes)
- 40 g de farinha de trigo (1/3 xícara)
- 20 g de manteiga sem sal (4 colheres de chá)
- 30 g de açúcar demerara (6 colheres de chá)
- 20 g de flocos de aveia/flocos de aveia grossos (3 colheres de sopa)
- 30 g de nozes ou outro tipo de fruto seco (amêndoas, castanha de caju, etc) (cerca de 10 unidades)
- 1 g de canela em pó (1/2 colher de chá)
- 15 g de suco/sumo de limão (15 ml | 1 colher de sopa)
- 1 g de sal (1/4 colher de chá)
- de manteiga para untar
Instruções de Preparo
- Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.
- Prepare a forma (untar): unte a forma com manteiga – passe-a por toda a superfície, inclusive as laterais. Reserve.
- Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Retire a manteiga da geladeira/ frigorifico e corte em cubos de 1 a 1,5 cm. Caso esteja muito quente, coloque-a novamente na geladeira. A manteiga deve estar gelada para o preparo da cobertura.Corte as nozes em pedaços com cerca de 1 cm (corte em cruz).
- Prepare a cobertura (streusel): Em uma tigela média, adicione a farinha de trigo, 20 g (4 colheres de chá) de açúcar demerara ou mascavo, o sal fino, a aveia em flocos grossos e a manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos. Em seguida, combine os ingredientes com a ponta dos dedos (técnica em francês: sabler) até que se forme uma mistura esfarelada, semelhante a uma farofa ou a uma areia. Por fim, adicione as nozes cortadas ou outro tipo de fruto seco (amêndoas, castanha de caju, etc).
- Corte a maçã: Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas, entre 1 a 1,5 cm de espessura. Neste formato e espessura, as maçãs estarão cozidas ao mesmo tempo que a cobertura.
- Prepare a base de maçãs: Coloque-as em uma tigela grande, adicione o suco/sumo de limão, canela e 10 g (2 colheres de chá) de açúcar demerara. Misture até que os ingredientes estejam bem distribuídos.
- Montagem do crumble: Coloque as fatias de maçãs na forma untada com manteiga, de modo que as fatias cubram a base da forma. Em seguida, cubra as maçãs com a cobertura.
- Asse: Coloque a forma no forno preaquecido em 180°C e asse por 50 a 60 minutos, ou até que a cobertura ganhe uma coloração dourada. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado.Sirva o crumble de maçãs quente, puro ou com sorvete de creme ou chantilly.
Video
IMPORTANTE
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica