Bolo de Fubá Tradicional é uma receita brasileira preparada com fubá/farinha de milho, manteiga, ovos, açúcar, leite, sementes de erva-doce (opcional), fermento químico e sal.
Esta receita é inspirada nas receitas de bolo de fubá do livro A culinária caipira da Paulistânia, do sociólogo Carlos Alberto Dória e do chef Marcelo Corrêa Bastos. O bolo de fubá tradicional, ícone da culinária caipira, é preparado a partir de um angu de fubá e não há adição de farinha de trigo, como no bolo de fubá simples.

Ingredientes do Bolo de Fubá Tradicional
Uma boa receita de bolo é o resultado do equilíbrio e da proporção correta dos ingredientes principais: farinha, ovos, açúcar e gordura (manteiga).
Cada ingrediente tem uma função. A farinha e os ovos são os principais ingredientes construtores de estrutura, mas retiram a umidade da massa. Por outro lado, a gordura e o açúcar proporcionam maciez e umidade, mas fragilizam a estrutura.
Farinha de milho | Fubá
Fubá/ farinha de milho média é uma farinha obtida pela moagem do grão de milho amarelo e degerminado. Os grãos desta farinha possuem até 0,2 mm de diâmetro. Esta farinha absorve água e cozinha mais rápido do que a sêmola, por isso é utilizada na preparação de pães, polenta, biscoitos, bolos, muffins e para empanar preparações assadas e fritas.
Os bolos preparados com fubá/ farinha de milho possuem um miolo com textura mais uniforme do que os bolos preparados com farinha de trigo. Esta massa não formará túneis, devido à ausência de glúten.

A farinha de milho/ fubá previne a formação de tunéis na massa do bolo, devido à ausência de glúten.
Receita de Bolo de Fubá Tradicional
Nossa receita de bolo de fubá tradicional é preparada a partir de um angu/ papa de fubá. Esta técnica permite que o amido do fubá/ farinha de milho absorva bastante umidade e gelatinize antes do cozimento no forno, o que torna este bolo extremamente macio e úmido.
Este bolo possui um sabor intenso de milho, pois não há a adição de farinha de trigo.
É uma receita excelente para o café da manhã/ pequeno almoço, lanches ou chá da tarde. Também é excelente para pessoas com intolerância ao glúten ou celíacas ou que sigam uma dieta específica. Certifique-se apenas de utilizar um fubá/ farinha de milho que não foi processado em lugares onde se processa ingredientes com glúten.

Bolo de Fubá Tradicional (sem glúten)
Equipamento
- Balança de cozinha
- Batedeira com batedor globo
- Batedor de arame/fouet ou similar
- Espátula de silicone ou similar
- Forma tubo com 20 x 8 cm ou bundt 23 x 8 cm ou forma rendonda com 23 x 5 cm
- Panela média
- Tigela grande
- Tigela média
Ingredientes
- 300 g de farinha de milho/fubá (2 xícaras)
- 300 g de açúcar branco (1 2/3 xícara)
- 4 ovos
- 160 g de manteiga sem sal (3/4 xícara)
- 480 g de leite (480 ml | 2 xícaras)
- 15 g de fermento em pó químico (1 colher de sopa)
- 15 g de sementes de erva-doce (opcional) (2 colheres de sopa)
- 1,5 g de sal (1/4 colher de chá)
Para untar a forma
- 15 g de manteiga sem sal (1 colher de sopa)
- 18 g de farinha de milho/fubá (2 colheres de sopa)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Separe as gemas e as claras dos ovos.
- Prepare o forno: ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.
- Prepare a forma (untar): passe a manteiga ou margarina sobre toda a superfície da forma, em seguida polvilhe e chacoalhe o fubá/ farinha de milho de maneira que toda a superfície da forma esteja coberta. Por fim, bata sobre uma superfície para retirar o excesso. Reserve.
- Prepare o angu/ papa: em uma panela média, aqueça o leite (sem ferver) em fogo médio-alto. Em seguida, reduza o fogo para baixo e adicione 75 g (1/2 xícara) de fubá/ farinha de milho, mexendo vigorosamente com um batedor ou fouet para que o fubá não empelote. Repita o processo 3 vezes até que todo o fubá esteja incorporado e forme uma pasta espessa. Por fim, adicione a manteiga e mexa até que esteja incorporada.
- Tempere o angu/ papa: quando a manteiga estiver incorporada, adicione o açúcar e o sal. Cozinhe esta mistura em fogo médio, mexendo vigorosamente, até que se forme uma massa espessa e cremosa, cerca de 10 minutos de cozimento. Desligue o fogo e coloque a massa em uma tigela para resfriar, até que seja possível colocar o dedo sem queimá-lo, entre 10 – 15 minutos. Reserve.Esta massa deve formar um rastro no fundo da panela, mas não deve ficar dura, o que dificultará a incorporação das claras em neve.
- Adicione as gemas, o fermento e as sementes de erva-doce no angu/ papa: quando o angu/ papa resfriar, adicione as gemas, o fermento químico e as sementes de erva-doce. Mexa até que se forme uma mistura homogênea. Reserve.
- Prepare as claras em neve: bata as claras com o auxílio de uma batedeira, em velocidade baixa, até que as claras se tornem espumosas. Em seguida, aumente a velocidade da batedeira e bata até que as claras estejam em picos firmes. Quando você levanta os batedores, forma um pico que se curva levemente.
- Incorpore as claras em neve: incorpore as claras em neve na massa do bolo, misturando delicadamente, com movimento em forma de número oito. Esta técnica é realizada com fouet ou espátula de silicone e permite manter o ar incorporado.
- Asse o bolo: coloque a massa na forma e leve ao forno preaquecido em 180°C por 40 a 45 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado.Para saber se o bolo está pronto, faça o teste da ponta de faca. Abra o forno com cuidado e perfure o centro do bolo com a ponta de uma faca ou palito. Se a ponta da faca sair limpa, o bolo está cozido.
- Desenforme o bolo: aguarde o resfriamento parcial do bolo antes de desenformá-lo. Passe uma faca ao redor do bolo para que se solte completamente da forma e vire-o sobre um prato de bolo ou grade de resfriamento.
Doces para Festa Junina
Os Doces de Festa Junina são receitas da culinária caipira, principalmente preparadas com milho ou farinha de milho, para celebrar as festas que ocorrem no mês de junho no Brasil.
- Arroz Doce Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Aipim | Bolo de Mandioca | Bolo de Macaxeira
- Bolo de Fubá Simples (com vídeo)
- Bolo de Fubá Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Fubá Tradicional | Bolo de Fubá Cozido: bolo ícone da culinária caipira, preparado a partir de um angu de fubá, sem adição de farinha de trigo.
- Bolo de Milho Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Milho com Flocão | Bolo de Flocão
- Broa de Fubá | Broa de Milho
- Canjica | Mungunzá | Mugunzá (com vídeo)
- Curau de Milho (com vídeo)
- Cuscuz de Tapioca | Bolo Podre
- Paçoca de Amendoim (com vídeo)
- Pipoca Doce
- Pudim de Tapioca