A quinoa (ou quinua) é uma semente nativa da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, que é utilizada como cereal na culinária. Há dois métodos que produzem “grãos” soltinhos ao cozinharmos a quinoa:
- Método pilaf: a principal vantagem deste método é a possibilidade de enriquecer o sabor da quinoa com a substituição da água por caldo de legumes, com a torração das sementes e com a utilização de gordura (azeite de oliva, manteiga, ghee, etc).
- Método simples ou método massa: a principal vantagem deste método é a simplicidade, pois os grãos são cozidos em grande quantidade de água, como massa ou macarrão, por isso é excelente para o preparo de grandes quantidades.
Ingredientes
Quinoa | Quinua
Há três principais tipos de quinoa: quinoa branca, quinoa vermelha e a quinoa preta.
A quinoa branca possui um sabor mais delicado, ligeiramente aveludado. Esta semente é maior e mais macia do que as variedades vermelha e preta. Como possui mais amido, é a variedade mais indicada para o bolinhos e hambúgueres de quinoa.
A quinoa vermelha possui um sabor que lembra nozes. Esta variedade é um pouco maior e mais crocante do que a quinoa branca, mas geralmente são intercambiáveis.
A quinoa preta possui um sabor mais forte e é muito crocante, devido ao ser revestimento mais rígido. Esta variedade deve ser utilizada em receitas específicas.
A quinoa sempre deve ser enxaguada antes do cozimento para remover sua camada protetora, chamada saponina, que possui sabor amargo. Algumas receitas sugerem o demolho da quinoa, mas este procedimento é desnecessário.
Como cozinhar quinoa
Nossa receita de quinoa é preparada pelo método pilaf. Este método produz “grãos” soltos e saborosos, pois as sementes são tostadas no azeite de oliva antes do cozimento. É possível também substituir a água por caldo de legumes, o que adicionará mais sabor à quinoa.
A quinoa é geralmente utilizada em saladas, bolinhos e hambúrgueres vegetarianos ou consumida no lugar do arroz branco ou do arroz integral.

Quinoa | Como Cozinhar Quinoa
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Panela pequena
- Peneira
Ingredientes
- 180 gramas de quinoa branca (1 xícara)
- 420 gramas de água filtrada ou caldo de legumes (420 ml | 1 3/4 xícara)
- 14 gramas de azeite de oliva (16 ml | 1 colher de sopa)
- 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Lave a quinoa: coloque a quinoa em uma peneira fina e lave em água corrente fria. Mexa as sementes com a mão enquanto enxágue. Drene.Este procedimento retira o revestimento, chamado saponina, que confere sabor amargo nas sementes.
- Torre as sementes: aqueça o azeite de oliva em uma panela pequena em fogo médio-alto. Adicione a quinoa lavada e toste por 2 minutos, mexendo sempre.
- Cozinhe a quinoa: após torrar as sementes, adicione a água filtrada ou caldo de legumes e o sal. Tampe a panela e deixa cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Desligue o fogo.
- Finalize a quinoa: após desligar o fogo, deixe a quinoa cozida repousar por 5 minutos com a panela tampada. Por fim, remova a tampa e mexa as sementes com um garfo para soltá-las e liberar o vapor retido.Sirva quente ou frio.