Arroz de Tomate é uma receita portuguesa preparada com tomate, arroz carolino, cebola, pimentão/pimento vermelho ou verde, azeite de oliva, coentros ou salsinha/salsa (opcional), alho e sal.
A receita, de origem incerta, é servida com filetes de peixe empanado ou pataniscas de bacalhau.
Ingredientes para o Arroz de Tomate
Arroz Carolino
A receita é preparada com o arroz carolino, de grão médio ou longo. Esta variedade é excelente para as receitas de arroz caldoso, chamado em Portugal de “malandrinho”.
Entretanto, o arroz carolino, é uma variedade portuguesa, que não é vendida em todos os mercados brasileiros, principalmente fora dos grandes centros urbanos. A opção é substituí-lo por outra variedade de arroz de grão médio, do grupo japonica, tais como o cateto, o arbório, o carnaroli, o arroz para sushi, etc.
A variedade de arroz agulhinha/agulha pode ser utilizada, mas o resultado será diferente, pois o arroz ficará mais solto e pouco cremoso.
Tomate Italiano | Tomate Chucha | Tomate San Marzano
A receita de Arroz de Tomate é preparada com tomates frescos das variedades italianas/chucha. Estas variedades, de formato alongado, possuem poucas sementes e uma polpa carnuda, bem vermelha e pouco suculenta (pouca água), por isso demandam um tempo menor de cozimento, o que retém o sabor delicado e a coloração de tomate fresco.
O tomate pelado em lata pode ser utilizado, mas o resultado será diferente, pois o arroz ficará com um sabor menos delicado e uma coloração vermelho forte.
Receita de Arroz de Tomate
Nossa receita de Arroz de Tomate é preparada com tomates frescos das variedades italianas ou tomate chucha, por isso seu sabor é delicado, o que a torna perfeita para acompanhar peixes empanados ou grelhados.
O método de preparo utilizado retém umidade, e juntamente com a utilização do arroz carolino, tornam a receita caldosa e levemente cremosa ou “malandrinho” em Portugal. O arroz malandrinho, preparado com arroz carolino, utiliza uma proporção de 200 gramas (1 xícara) de arroz para 720 gramas (3 xícaras) de água filtrada.

Arroz de Tomate
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Panela média com tampa
- Tábua de corte
Ingredientes
- 720 gramas de água filtrada (720 ml | 3 xicaras)
- 500 gramas de tomate italiano/chucha maduro (cerca de 3 a 4 unidades)
- 200 gramas de arroz carolino (1 xícara)
- 100 gramas de cebola (1/2 unidade média)
- 50 gramas de pimentão/pimento vermelho ou verde (1/4 unidade média)
- 28 gramas de azeite de oliva (32 ml | 2 colheres de sopa)
- 20 gramas de coentros ou salsinha/salsa (opcional) (1/2 xícara)
- 10 gramas de alho (cerca de 2 dentes)
- 9 gramas de sal (1 1/2 colher de chá)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Corte a cebola, o tomate e o pimentão/pimento vermelho em cubinhos com cerca de 0,5 cm. Pique o alho e os coentros ou salsinha/salsa. Aqueça a água.Não lave o arroz carolino.
- Refogue a cebola e o alho: em uma panela média, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até que fique macia. Em seguida, adicione o alho e refoque até que fique levemente dourado. Tenha atenção para não queimá-lo.
- Adicione o tomate e o pimentão/pimento vermelho: quando o alho ficar levemente dourado, adicione o tomate e pimentão/pimento vermelho, e refogue até que o tomate esteja macio.
- Adicione o arroz e a água: quando o tomate estiver macio, adicione o arroz (sem lavar), a água quente e o sal. Mexa delicadamente, tampe a panela e cozinhe por 12 a 20 minutos em fogo baixo.O tempo de cocção do arroz pode variar dependendo do tipo de arroz utilizado ou da marca. Verifique as instruções de cozimento na embalagem. A embalagem do arroz utilizado nesta receita indicava o tempo de cozimento de 15 minutos.
- Adicione os coentros ou salsinha/salsa: quando faltar 2 minutos para o fim da cocção do arroz, adicione os coentros. Misture delicadamente e tampe a panela para que o cozimento finalize.O arroz de tomate deve ser finalizado com bastante caldo, pois assim como o risoto, este arroz absorverá mais líquido após a finalização do cozimento.
- Sirva: sirva quente com filetes de peixe ou pataniscas de bacalhau.
Video
IMPORTANTE
Dicas para servir arroz com segurança
O arroz cru pode conter esporos, células reprodutoras com capacidade de resistir ao calor e à dessecação (retirada da umidade), da bacteria Bacillus cereus. Em temperatura ambiente, estes esporos encontram as condições ideais para se transformarem em bactérias, se multiplicarem e produzirem toxinas que provocam intoxicações alimentares. O NKS – National Health Service, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, preparou as recomendações abaixo para servir arroz com segurança.- Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
- O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
- O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
- Não reaqueça o arroz mais de uma vez.
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica
Onde Comer Arroz de Tomate
O restaurante Manjar do Marquês, em Pombal, é famoso pelo excelente arroz de tomate.

Aprenda mais Receitas com Arroz
- Arroz à Grega (com vídeo)
- Arroz à Piamontese
- Arroz Biro-Biro (com vídeo)
- Arroz Carreteiro
- Arroz com Brócolis | Arroz de Brócolos (com vídeo)
- Arroz com Cenoura | Arroz de Cenoura (com vídeo)
- Arroz com Frango (versão libanesa)
- Arroz com Leite de Coco | Arroz de Coco |
- Arroz com Lentilhas | Mjadra | Mujaddara | Mejadra (com vídeo)
- Arroz com Linguiça (com vídeo)
- Arroz de Bacalhau
- Arroz de Feijão (com vídeo)
- Arroz de Tomate (com vídeo)
- Arroz Integral Simples | Arroz Integral Simples e Soltinho (com vídeo)
- Arroz Integral Soltinho | Método Pilaf
- Arroz Japonês (com vídeo)
- Arroz Simples | Arroz Branco Simples e Soltinho (com vídeo)
- Baião de Dois