Canjica | Mungunzá | Mugunzá é uma receita brasileira preparada com milho branco para canjica, leite, leite de coco, açúcar, canela, cravo e sal. Há variações que incluem casca de limão, casca de laranja, leite condensado, coco ralado, paçoca de amendoim, etc.
A receita, que nasceu da fusão das culturas africana, indígena e portuguesa, é muito consumida durante as festas juninas.
Ingredientes para a canjica | mungunzá
Milho para canjica | Milho farináceo
A canjica é preparada com o milho farináceo, que possui um grão constituído principalmente de tecido mole ou farináceo, por isso é facilmente moído.
A coloração do milho farináceo pode ser branca, amarela e azul. A variedade branca é a mais utilizada para as receitas de canjica/mungunzá brasileiro e da cachupa cabo-verdiana. As demais variedades são mais utilizadas para a produção de farinha de milho.
Leite de coco
Nesta receita é possível utilizar o leite de coco tradicional, o leite de coco orgânico/biológico e o leite de coco caseiro. Não recomendamos a utilização do leite de coco light, pois o teor de gordura é importante para a cremosidade da receita.
Receita de Canjica | Mungunzá | Mugunzá
A nossa receita de canjica/mungunzá é extremamente cremosa e preparada da maneira tradicional sem a adição de leite condensado.

Canjica | Mungunzá | Mugunzá
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Mixer/varinha mágica ou liquidificador (opcional)
- Panela de pressão
- Panela grande (opcional)
- Tigela grande
Ingredientes
Para o demolho
- 250 gramas de milho branco para canjica seco
- 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente (para o demolho)
Para a panela de pressão
- 1,5 litro de água filtrada em temperatura ambiente (6 xícaras)
- 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
Para finalizar a canjica
- 480 gramas de leite integral/gordo (480 ml | 2 xícaras)
- 200 gramas de leite de coco (200 ml | 3/4 de xícara)
- 180 gramas de açúcar branco (1 xícara)
- 3 gramas de canela em pau (cerca de 5 cm de comprimento)
- 0,5 grama de cravos (5 unidades)
- canela em pó para polvilhar
Instruções de Preparo
Prepare o milho para canjica
- Prepare o milho (demolho): coloque o milho em uma tigela e cubra com 1 litro de água (4 xícaras), deixe repousar por 12 horas, fora da geladeira/frigorífico.
- Cozinhe o milho: após o demolho de 12 horas, escorra a água e coloque o milho, 6 xícaras (cerca de 1,5 litro)* de água filtrada e o sal na panela de pressão para cozinhar em fogo médio. O milho deve cozinhar em pressão por 30 minutos ou até que os grãos estejam macios.O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão e da panela de pressão.* Verifique a quantidade de água: A quantidade de água pode variar dependendo do fabricante da panela de pressão. Verifique o manual de instruções e/ou as indicações na parte interna da sua panela. O milho deve cozinhar com o mínimo de água possível.
- Finalize: após os 30 minutos de cozimento em pressão, retire a pressão da panela e abra com cuidado. Mantenha o milho e a água do cozimento na panela de pressão. A água do cozimento possui bastante amido, que será necessário para deixar a canjica cremosa.
Canjica | Mungunzá
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Adicione os demais ingredientes: Coloque o leite, leite de coco e açúcar na panela de pressão contendo milho, a água do cozimento e o sal. Misture até que o açúcar tenha se dissolvido. Em seguida, separe 1/2 xícara da canjica (milho e parte líquida) e bata no liquidificador ou mixer/varinha mágica até que se torne um líquido bem cremoso. Retorne a mistura batida para a panela de pressão com os demais ingredientes. Por fim, adicione a canela em pau e os cravos.
- Cozinhe a canjica: com a panela de pressão destampada, cozinhe a mistura, em fogo baixo, mexendo eventualmente, por cerca de 1 hora ou até que a canjica fique cremosa e cubra o dorso de uma colher. Desligue o fogo.
- Sirva a canjica/mungunzá: após desligar o fogo, coloque a canjica em tigelas ou canecas, polvilhe canela em pó ou paçoca de amendoim esfarelada a gosto. Sirva quente!A canjica pode encorpar após o resfriamento. Caso seja nececessário, adicione um pouco de leite antes de aquecê-la.
Video
Doces para Festa Junina
Os Doces de Festa Junina são receitas da culinária caipira, principalmente preparadas com milho ou farinha de milho, para celebrar as festas que ocorrem no mês de junho no Brasil.
- Arroz Doce Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Aipim | Bolo de Mandioca | Bolo de Macaxeira
- Bolo de Fubá Simples (com vídeo)
- Bolo de Fubá Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Fubá Tradicional | Bolo de Fubá Cozido: bolo ícone da culinária caipira, preparado a partir de um angu de fubá, sem adição de farinha de trigo.
- Bolo de Milho Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Milho com Flocão | Bolo de Flocão
- Broa de Fubá | Broa de Milho
- Canjica | Mungunzá | Mugunzá (com vídeo)
- Curau de Milho (com vídeo)
- Cuscuz de Tapioca | Bolo Podre
- Paçoca de Amendoim (com vídeo)
- Pipoca Doce
- Pudim de Tapioca