Canjica | Mungunzá | Mugunzá é uma receita brasileira preparada com milho branco para canjica, leite, leite de coco, açúcar, canela, cravo e sal. Há variações que incluem casca de limão, casca de laranja, leite condensado, coco ralado, paçoca de amendoim, etc.
A receita, que nasceu da fusão das culturas africana, indígena e portuguesa, é muito consumida durante as festas juninas.
Ingredientes para a canjica | mungunzá
Milho para canjica | Milho farináceo
A canjica é preparada com o milho farináceo, que possui um grão constituído principalmente de tecido mole ou farináceo, por isso é facilmente moído.
A coloração do milho farináceo pode ser branca, amarela e azul. A variedade branca é a mais utilizada para as receitas de canjica/mungunzá brasileiro e da cachupa cabo-verdiana. As demais variedades são mais utilizadas para a produção de farinha de milho.

Leite de coco
Nesta receita é possível utilizar o leite de coco tradicional, o leite de coco orgânico/biológico e o leite de coco caseiro. Não recomendamos a utilização do leite de coco light, pois o teor de gordura é importante para a cremosidade da receita.

Receita de Canjica | Mungunzá | Mugunzá
A nossa receita de canjica/mungunzá é extremamente cremosa e preparada da maneira tradicional sem a adição de leite condensado.

Canjica | Mungunzá | Mugunzá
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Mixer/varinha mágica ou liquidificador (opcional)
- Panela de pressão
- Panela grande (opcional)
- Tigela grande
Ingredientes
- 480 gramas de leite integral/gordo (480 ml)
- 240 gramas de água filtrada (1 xícara)
- 200 gramas de milho branco para canjica (1 1/2 xícara)
- 200 gramas de leite de coco (200 ml | 3/4 de xícara)
- 180 gramas de açúcar branco (1 xícara)
- 3 gramas de canela em pau (cerca de 5 cm de comprimento)
- 0,5 grama de sal (1 pitada)
- 0,4 gramas de cravo (5 unidades)
- Canela em pó a gosto para servir (opcional)
Instruções de Preparo
Prepare o milho para canjica
- Prepare o milho (demolho): coloque o milho em uma tigela e cubra com 1 litro de água, deixe repousar por 12 horas, fora da geladeira/ frigorífico.
- Cozinhe o milho: após o demolho de 12 horas, escorra a água e coloque o milho, 1 xícara (240 ml)* de água filtrada e o sal na panela de pressão para cozinhar em fogo médio. O milho deve cozinhar em pressão por 30 minutos ou até que os grãos estejam macios.Quando finalizar o cozimento, retire a pressão da panela e abra com cuidado. Mantenha o milho e a água do cozimento na panela de pressão. Esta água possui bastante amido, que será necessário para deixar a canjica cremosa.O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão e da panela de pressão. É necessário 200 g de milho seco para obter 550 g de milho cozido.
- * Verifique a quantidade de água: A quantidade de água pode variar dependendo do fabricante da panela de pressão. Verifique o manual de instruções da sua panela. O milho deve cozinhar com o mínimo de água possível, mas geralmente cereais devem ser totalmente cobertos pela água durante o cozimento em pressão.
Canjica | Mungunzá
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Adicione os demais ingredientes: Coloque o leite, leite de coco e açúcar na panela de pressão contendo milho e a água do cozimento. Misture até que o açúcar tenha se dissolvido. Em seguida, separe uma concha da canjica (milho e parte líquida) e bata no liquidificador ou mixer/varinha mágica até que se torne um líquido bem cremoso. Retorne a mistura batida para a panela de pressão com os demais ingredientes. Por fim, adicione a canela em pau e os cravos.
- Cozinhe a canjica: com a panela de pressão destampada, cozinhe a mistura, em fogo baixo, , mexendo eventualmente, por cerca de 1 hora ou até que a canjica/mungunzá fique cremoso e cubra o dorso de uma colher. Desligue o fogo.
- Sirva a canjica/mungunzá: após desligar o fogo, coloque a canjica em tigelas ou canecas, polvilhe canela em pó ou paçoca de amendoim esfarelada a gosto. Sirva quente!A canjica pode encorpar após o resfriamento. Caso seja nececessário, adicione um pouco de leite antes de aquecê-la.