Chá de Gengibre

Chá de gengibre (em inglês: ginger tea) é uma receita preparada com gengibre, água filtrada, mel e limão (opcional). Entretanto, há diversas variações desta receita de origem asiática.

A receita japonesa, chamada shōgayu, é preparada com mel, limão e katakuriko (amido de batata). A receita chinesa é preparada com açúcar negro ou mel e tâmaras vermelhas. A receita malaia, chamada teh halia é preparada com chá preto e leite ou leite condensado. A receita indonésia, chamada wedang jahe, é preparada com capim santo/ erva-príncipe, cravo, canela em pau, leite ou leite condensado.

Ingredientes para o chá de gengibre

Gengibre

O aroma, textura e sabor do gengibre variam conforme o momento da colheita. O gengibre precoce tem a pele fina e o interior macio e adocicado, enquanto o gengibre maduro é mais fibroso e pungente.

Gengibre precoce e gengibre maduro

O gengibre fresco deve ser firme e as extremidades não podem estar ressecadas. A pele deve ser lisa e sem manchas. O interior deve ser firme, e não excessivamente fibroso.

O gengibre jovem deve ser lavado com uma escovinha e o gengibre mais velho deve ser descascado com o auxílio de uma colher ou faca. É possível conservá-lo na geladeira pelo periodo de 1 a 2 semanas, ou congelá-lo.

Chá de gengibre
A pele do gengibre pode ser retirada com uma colher para evitar o desperdício da polpa

Receita de chá de gengibre

Nossa receita de chá de gengibre, que é similar a receita japonesa, é preparada com gengibre fresco, mel e limão. Esta receita é preparada pelo método de decocção, fervura de vegetais em um líquido, principalmente partes duras e menos solúveis das planta, a fim de lhes extrair os princípios ativos.

Este chá é perfeito para o café da manhã/ pequeno almoço e lanches, principalmente no outono e inverno.

receita de chá de gengibre

Chá de Gengibre

Receita preparada com gengibre, água filtrada, mel e limão (opcional).
Preparo 5 mins
Tempo de Cozimento 12 mins
Tempo Total 17 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaAsiática
Serve 2 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha
  • Bule (opcional)
  • Chaleira
  • Faca de chef ou similar
  • Peneira (opcional)
  • Mandolin (opcional)

Ingredientes
  

  • 480 gramas de água filtrada (2 xícaras)
  • 40 gramas de limão (opcional) (4 a 5 fatias)
  • 20 gramas de gengibre fresco (cerca de 2,5 cm)
  • 15 gramas de mel (1 colher de sopa)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    Lave o gengibre com uma escovinha. Corte fatias de limão com espessura entre 3 a 5 mm.
    Chá de gengibre
  • Descasque o gengibre: Com o auxílio de uma colher de chá ou café, raspe a pele do gengibre para retirá-la. Desta forma, a pele sai com facilidade e evita-se o desperdício da parte interior.
    Chá de gengibre
  • Corte o gengibre: Com o auxílio de um mandolin ou faca bem afiada, corte o gengibre em fatias muito finas, cerca de 2 mm. Desta maneira, o chá ficará claro, praticamente sem resíduos de gengibre.
    Chá de gengibre
  • Prepare o chá (decocção): em uma chaleira, coloque a água filtrada, o gengibre e o mel. Leve a mistura para ferver e, em seguida, reduza o fogo conforme necessário para manter uma fervura suave por 10 minutos. Desligue o fogo.
    Despeje cuidadosamente a mistura em um bule resistente ao calor ou diretamente em uma caneca. Não é necessário peneirar. Sirva quente com rodelas de limão.
    Chá de gengibre

Quer conhecer outras receitas de chá?