Batata rústica (em inglês: potato wedge, “cunha de batata”) é uma receita de batatas cortadas em formato de cunha e assadas com casca. Geralmente são temperadas com ervas e especiarias secas e às vezes servidas com ervas frescas.
Servem de acompanhamento para carnes e são muitas vezes servidas como acompanhamento de hamburguer, substituindo a batata frita.
Vários tipos de molhos podem acompanhar a batata rústica: sour cream, molho de alho, maionese, catchup, mel e mostarda, etc.
Cuidados com a batata
Batatas acumulam compostos tóxicos quando expostas à luz. Na receita de batata rústica não utilize batatas que ficaram com a casca verde. Estas batatas ainda podem ser consumidas, desde que a casca seja removida profundamente, eliminando assim os alcalóides tóxicos da casca verde.
Receita de Batata Rústica
Nossa receita de batata rústica é feita com poucos temperos secos e o resultado final é uma batata crocante por fora e cremosa por dentro. Não é necessário cozinhar a batata antes de assá-la, pois o tempo de forno é suficiente para deixá-la bem cozida e sequinha.
Temperamos a batata com cebola e alho em pó, páprica (doce ou picante), pimenta-preta e sal. Utilize pouco óleo ou azeite para que a batata fique bem sequinha. Colocamos o sal apenas ao final do preparo, o que deixa a batata ainda mais crocante. O sal, quando colocado previamente, deixa a casca da batata mais borrachuda.

Batata Rústica
Equipamento
- Assadeira grande (de aço, alumínio, ferro, etc) – utilizamos uma assadeira de 40cm x 30cm
- Tigela grande
- Espátula de silicone ou similar
Ingredientes
- 1 kg de batata farinhenta/para assar (Bintje, Caesar, Markies, etc) ou batatas multiúso (Ágata, Asterix, Monalisa, etc) (cerca de 5-6 batatas médias com casca)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)
- 2 colheres de chá de cebola em pó
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de páprica defumada (pimentón) (páprica doce ou picante)
- 1 colher de chá de pimenta-preta/pimenta-do-reino
- sal a gosto
Instruções de Preparo
- Preaquecer: preaqueça o forno a 200 graus Celsius
- Misturar temperos: em uma tigela grande, misture os temperos da batata (com exceção do sal) – cebola e alho em pó, pimenta-do-reino, páprica (doce ou picante) e azeite de oliva (ou óleo vegetal)
- Lavar batatas: lave bem as batatas e use uma escova para retirar resíduos de terra. Seque-as bem.
- Cortar: corte as batatas em formato de cunha; recomendamos cortar em 8 pedaços
- Secar: seque as fatias de batata, uma a uma. Isso é importante para que elas fiquem mais crocantes depois de assadas; use papel absorvente para secá-las
- Misturar batatas e temperos: misture bem as batatas e o tempero.
- As batatas devem ficar com uma fina camada de óleo e temperos.
- Distribuir: distribua as fatias de batata em uma assadeira com um dos lados e a casca virada para cima. É importante que as batatas não encostem uma nas outras, ou o vapor do cozimento não deixará que elas fiquem crocantes. Se necessário, use mais de uma assadeira. Use papel manteiga, se preferir (opcional).
- Assar: leve ao forno preaquecido a 200 graus Celsius. Deixe assar por cerca de 25 a 30 minutos, sem virá-las. Se seu forno tiver a função de convecção (fluxo de ar equivalente a uma airfryer), recomedamos utilizá-lo.
- Virar: vire as batatas quando a parte superior estiver bem dourada e já um pouco sequinha e crocante. Deixe assar por mais 25 a 30 minutos.
- Finalizar: cheque se a batata já está crocante e sequinha. Se necessário, vire mais uma vez por 5 a 10 minutos. O tempo total de forno será de cerca de 1 hora.
- Salgar: retire a batata do forno, salgue e sirva imediatamente. Ela ficará mais crocante enquanto estiver bem quente.