Chipa (em espanhol: Chipa almidón e em inglês: Paraguayan cheese bread) é uma receita paraguaia preparada com polvilho doce/amido de mandioca, queijo, manteiga, leite, ovos, sal e erva-doce (opcional). Entretanto, há diversas variações da receita que incluem suco de laranja, farinha de milho, etc.
A receita, carinhosamente chamada de chipita, é um dos símbolos da identidade paraguaia e nasceu da fusão das culturas guarani e europeia, durante as missões jesuíticas. Tradicionalmente, a chipa era consumida na Quaresma. Atualmente, é muito consumida no café da manhã e lanche da tarde, principalmente com mate.
A chipa também é muito consumida na Argentina, onde a erva-doce é substituida por pimenta-preta/pimenta-do-reino.
Ingredientes para chipa
Polvilho de mandioca | Fécula de mandioca | Amido de mandioca
A chipa é preparada com polvilho doce/fécula de mandioca, que é o amido extraído da mandioca/aipim/macaxeira não pubada (não fermentada).
O grão de amido é formado por duas macromoléculas, a amilose (entre 20 a 30%) e a amilopectina (entre 70 a 80%), sendo que a proporção entre elas varia conforme a origem do amido. O amido de mandioca é constituído de 82% de amilopectina e 18% de amilose, por isso forma uma massa de alta viscosidade que pode reter ar.

O pão de queijo brasileiro é preparado com uma mistura de polvilho doce e polvilho azedo. O polvilho azedo é o amido da mandioca pubada, ou seja, produzido com a mandioca que passou por um processo de fermentação. Este processo altera as características e o gosto da mandioca, tornando-a ácida.
Queijo para chipa
A chipa é tradicionalmente preparada com o queso Paraguay, que é um tipo de queijo de leite de vaca feito com coalho e um ácido (suco de laranja azeda, lima ou limão). No Brasil e em Portugal, sugerimos substituí-lo pelo queijo muçarela comum, que dará à chipa características de sabor e textura similar à chipa paraguaia.

Receita de chipa
Nossa receita de chipa segue a receita tradicional paraguaia, feita com erva-doce. Como o queijo paraguay não é vendido no Brasil e em Portugal, sugerimos substituir pelo queijo mussarela comum, normalmente vendida em fatias, ralada ou em blocos e facilmente encontrada em qualquer supermercado brasileiro e português.
Esta receita é perfeita para café da manhã/ pequeno almoço e lanches, principalmente para pessoas que seguem uma dieta sem glúten.

Chipa | Chipa Almidón
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Forma redonda com 20 cm de diâmetro e 5 cm de altura
- Ralador
- Tigela grande
Ingredientes
- 500 gramas de polvilho doce/fécula de mandioca
- 150 gramas de manteiga sem sal (2/3 xícaras)
- 2 ovos
- 250 gramas de queijo mussarela/muçarela comum (2 xícaras cheias)
- 125 ml de leite (meia xícara)
- 5 gramas de sal (1 colher de chá)
- 6 gramas de sementes de erva-doce (2 colheres de chá)
Instruções de Preparo
- Preaqueça o forno a 220 graus Celsius
- Manteiga: se a manteiga estiver fria, coloque-a no microondas por cerca de 30 segundos. Depois disso, Bata a manteiga com um fouet ou espátula até que fique cremosa.
- Adicione ovos, sal e as sementes de erva-doce e continue a bater até obter uma mistura homogênea.
- Adicione o polvilho doce e o leite e mexa com uma espátula até que todo o líquido tenha sido incorporado pelo polvilho doce.
- Adicione o queijo e misture bem, como se fosse sovar a massa, até obter uma massa bem homogênea. A massa deve desgrudar facilmente das mãos – coloque mais polvilho caso a massa esteja grudenta
- Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos, coberta com filme plástico, toalha, tampa ou prato.
- Divida a massa em bolinhas de cerca de 40 gramas.
- Estique cada bolinha de massa e faça argolas com elas (opcional)
- Coloque as chipas em uma forma antiaderente ou forrada com papel manteiga
- Asse no forno por 15 a 20 minutos, até que as chipas estejam douradas. Fique sempre de olho, pois elas ressecam facilmente.
- As chipas devem ficar com uma casquinha seca e um interior macio e elástico, similar ao pão de queijo brasileiro. A casquinha será um pouco mais grossa que a casquinha do pão de queijo.
- Esta receita rende entre 25 e 30 chipas de cerca de 40 gramas cada.